Amnésia, em análise

 

Em Amnésia, Barbet Schroeder concebe um fascinante drama, em que a relação central não é entre dois humanos, mas entre uma pessoa e o passado da sua nação.

 

Amnésia Título Original: Amnesia
Realizador: Barbet Schroeder
Elenco: Marthe Keller, Max Riemelt, Bruno Ganz
Género: Drama
Leopardo Filmes | 2015 | 96 min[starreviewmulti id=18 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

A sombra do Holocausto e da segunda Guerra Mundial são uma incontornável constante no desenvolvimento do cinema europeu desde o pós-guerra até aos dias de hoje. Numa homenagem à figura de sua mãe, o realizador suíço Barbett Schroeder coloca essa mesma sombra no centro do seu mais recente filme, Amnésia. Tal como a mãe do realizador, Martha (Marthe Keller), é uma expatriada alemã que fugiu ao seu pais de origem quando confrontada com os horrores do holocausto, apesar de não ser judia nem uma vítima direta dos extremismos nazis.

Quando a encontramos a viver na Ibiza em 1990, Martha vive num estado de constante distanciação das suas origens germânicas. Ela recusa-se veemente a falar alemão, não bebe vinhos alemães nem conduz carros da Volkswagen, não gosta de pensar no passado mas deixa-o consumir a sua existência. Ao recusar a Alemanha, Marthe é a presença no filme onde mais ativamente a sombra do passado alemão se manifesta, pesando sobre a sua existência e calcificando a sua pessoa numa rígida posição de eterna lutadora contra as injustiças passadas e contra a pacifica existência daqueles que decidiram esquecer os horrores e seguir em frente.

Amnésia

Para complicar a existência internamente tempestuosa, mas superficialmente pacífica, de Martha, vem Jo (Max Riemelt), um jovem alemão com pretensões a se tornar um DJ e compositor de sucesso na noite de Ibiza. Os dois desenvolvem uma afetuosa relação platónica, sendo que o equilíbrio do duo é ameaçado com a introdução crescente de figuras alemãs nas paisagens solarengas da nação adotiva de Martha.

Numa sequência fulcral às temáticas de Amnésia, Martha recebe o avô (Bruno Ganz) e a mãe (Corinna Kirchhoff ) de Jo num atribulado almoço. O diálogo que se desenrola entre as quatro personagens representa o expoente máximo do filme no que diz respeito à forte simbologia que Amnésia aplica às suas temáticas. Cada pessoa é aqui uma geração alemã. Cada um com um modo diferente de encarar o passado nacional. O jovem é distante do horror, vivendo com a guerra como parte da história do passado, a mãe seguiu em frente e prefere desconhecer a extensão da barbárie, enquanto o avô também seguiu em frente, repetindo relatos atenuados da guerra que ameaçam fazê-lo esquecer a realidade dolorosa.

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Tais simbolismos conseguem cair no óbvio e no opressivamente declarativo, especialmente com a ajuda de um texto onde a subtileza é apenas uma sugestão distante. A única razão pela qual toda esta retórica sobre o passado alemão funciona na narrativa, é o trabalho do esplendoroso elenco. Marthe Keller é de particular destaque, humanizando a sua eterna fúria de um modo credível e tocante, sem santificar a sua atitude, e Ganz, um ícone do cinema alemão, domina magistralmente todos os segundos que o filme lhe concede.

Amnésia

A abordagem simples e relativamente austera de Barbet Schroeder enquanto realizador também é fulcral na criação do delicado balanço tonal de Amnésia. O centro das cenas são, muitas vezes, as expressões silenciosas de seus atores. Os floreados técnicos são afastados da mise-en-scène e a observação simples é a escolha de eleição. Devido a isto, as ideias de Schroeder conseguem ganhar uma palpável dimensão humana, elevando-se acima da textualidade afetada e forçosa.

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Amnésia, com toda a sua descarada simbologia e simplismos psicológicos, está longe de ser uma obra perfeita, mas, para fãs do fascinante percurso cinematográfico de Schroeder, a obra é essencial. Para além disso, há que admitir que poucos são os filmes contemporâneos que sejam tão corajosamente diretos na sua examinação do passado bélico, e das relações antagónicas, doentias e perversas que a Europa com ele estabelece.

CA