Ready or Not – O Ritual | © Big Picture Films

As Melhores Comédias de Terror do Século XXI

Os filmes de terror não têm de ser repletos de gore e sustos. Alguns são hilariantes, por isso, deixamos uma lista com as melhores comédias de terror do século XXI. 

Uma modesta hierarquização por mim ponderada, a qual irá conter 20 títulos, todos eles unidos por uma paixão pelo mórbido, pela junção explosiva entre comédia e terror, entre o hilariante e o horripilante. Aqui fica então uma viagem tão assustadora como divertida, uma viagem que englobará vários tipos de comédias dentro do género do horror, mas que estranhamento incluirá inúmeros filmes de zombies, um género particularmente dado ao casamento com a comédia.

2o.  ZOMBIELAND: TIRO DUPLO (2019) 

Zombieland: Tiro Duplo
Zombieland: Tiro Duplo (2019) |© Big Picture Films

Em 20º lugar encontramos o filme que motivou a elaboração desta lista de comédias de terror deste século. “Zombieland” (2009) também será certamente encontrado nesta lista, mais para a frente.

Neste novo filme, através do caos hilariante que vai desde a Casa Branca à América profunda, estes quatro caçadores vão enfrentar os novos tipos de zombies que evoluíram desde o primeiro filme, bem como alguns novos sobreviventes humanos. Mas, acima de tudo, c0nfrontam-se com os problemas enfrentado pelo seu núcleo familiar.

Este segundo capítulo mantém o nível de humor do filme anterior, embora procure encontrar novos desafios.




19 . O CORPO DE JENNIFER (2009) 

megan fox dia das bruxas monstros sexy
“O Corpo de Jennifer” |©20th Century Fox Home Entertainment

Realizado por Karyn Kusama (“The Invitation”) e com argumento de Diablo Cody, responsável pelos argumentos de “Juno” (2007)  ou “Tully” (2018).Em “O Corpo de Jennifer”, uma cheerleader possuída começa a matar os seus colegas. Mas será que a sua melhor amiga conseguirá colocar um ponto de final nesta questão? O filme conta com as prestações de Mega Fox no papel central, e ainda Amanda Seyfriend e Adam Brody.




18. SAGA FELIZ DIA PARA MORRER (2017) 

Feliz Dia Para Morrer 2
Feliz Dia Para Morrer 2 | © NOS Audiovisuais

“Feliz Dia para Morrer” não é oficialmente categorizado como uma comédia de terror, mas antes como um mistério, terror, thriller. Contudo, estas definições são voláteis e definitivamente discutíveis.

Este “Happy Death Day”, no original, pode ser facilmente classificado como uma versão slasher do filme “O Feitiço do Tempo”, o clássico protagonizado por Bill Murray, onde o seu personagem revive o “Dia da Marmota” em loop. Aqui, uma rapariga adolescente está no seu aniversário, até perceber que terá sido o seu último. A não ser que consiga encontrar quem a assassinou. Assim, precisa de reviver esse dia, uma e outra vez, morrendo sempre de formas diferentes. Será que ela será capaz de resolver o seu próprio homicídio?




17. ISTO É O FIM! (2013) 

Terror
Isto é o Fim! (2013) |©Sony Pictures

Um filme que dificilmente conseguimos encaixar dentro do género de terror, “This is the End” é uma comédia situada no limite do apocalipse, no último dia em que estamos na terra. O momento do caos, o momento em que tudo acaba. O filme foi realizado e escrito por Seth Rogen, em colaboração com Evan Goldberg

Um hilariante filme em que toda a gente representa exageradas hipérboles de si mesmo, jogando com estereótipos e rumores de forma inteligente. “Isto é o Fim!” (2013) conta a história de seis celebridades que ficam presas na casa de James Franco numa noite em que toda a Los Angeles é destruída. O grupo terá então de enfrentar não só a apocalipse como enfrentar-se uns aos outros.




16. SAGA “O ÚLTIMO DESTINO” (2000 – ) 

final destination terror
Alexz Johnson e Kris Lemche em “O Último Destino 3” (2006) |© New Line Cinema

Aqui se compreendem todos os filmes da saga “O Último Destino”, desde o primeiro lançamento de um capítulo em 2000. Ninguém nunca chamou a “Final Destination” uma comédia, não propriamente, mas a verdade é que “O Último Destino”, com as suas mortes improváveis e exageradas, nunca foi nada senão hilariante. Todos nós nos lembramos, do momento em que a personagem é cuspida da montanha-russa, esmagada pela máquina de solário, engolida pelas escadas rolantes.

A premissa de todos estes filmes é bastante semelhante: um grupo de jovens é capaz de enganar a morte devido à premonição do protagonista. Mas um por um, pela ordem da morte, estas vidas vão sendo reclamadas das formas mais absurdas e risíveis. Sempre bom para ver e rever, um terror leve e divertido de forma não intencional.




15. SAGA SCARY MOVIE – UM SUSTO DE FILME (2000 – ) 

terror
Anna Faris e Regina Hall em “Scary Movie 4” (2006) |©World Cinema Partners

Mais uma saga de filmes nesta lista, curiosamente também ela iniciada em 2000, exactamente na viragem do milénio, e mais pertinente no nosso caso, do século. “Scary Movie – Um Susto de Filme” é um marco no cinema de paródia. Famoso por parodiar os filmes de terror, mistério e thriller do momento, a vantagem de “Scary Movie” é que arranja sempre forma de se manter atual, parodiando os hits do momento.

Depois de ter impulsionado uma produção em massa de filmes de paródia de todos os géneros, “Scary Movie” desapareceu um pouco do mapa, mas ainda assim foi responsável por muitos êxitos e lançou a carreira de Anna Farris. E quem sabe, pode sempre voltar.

“Scary Movie” perdeu-se um pouco em 2013, com um quinto capítulo mal sucedido e que já nem contou com a sua habitual Anna Farris na pele de Cindy. Com um impressionante valor de 11 no metascore e o lugar 55 na lista de piores filmes do IMDB, esta é uma saga que não está de momento saudável.

Contudo, é um filme que nos trouxe muitas boas memórias. Quem não se lembra da invasão de “tripods” da apple ou das versões alternativas de “A Vila” ou “Sinais”? E a sidekick eterna Brenda? Que morria e voltava sempre à vida mesmo depois de desmembrada…




14. FIDO  – ZOMBIE DE ESTIMAÇÃO (2006) 

Fido
Carrie-Anne Moss e Billy Connolly em “Fido” (2006) |©Lions Gate Home Entertainment

Mais um filme de Zombies decide gracejar esta lista. Este uma assumida comédia, perversa, algo sangrenta, mas supreendentemente munida de um grande coração e de uma espécie de moral distorcida. Ao fim de contas, quem não é capaz de amar? Até os Zombies amam!

Andrew Currie encontrou o equilíbrio perfeito entre mórbido e terrorífico em “Fido”,  A premissa é deliciosa deste o início. Estamos perante uma espécie de filme de época. Década de 50, mas não aquela que conhecemos. Temos antes um mundo paralelo, alternativo, um 1950 que poderia ter sido. Uma nuvem de radiação atacou a terra, os mortos regressaram das campas, tornaram-se zombies e desejam carne humana. A humanidade contra-atacou, e criou opções. Integrar estes zombies na sociedade humana.

Eis que entra a Zomcon, empresa que neutralizou a população zombie, com coleiras que a disciplinam. É a coleira de domesticação, que permite controlar os zombies, que são agora membros eficientes da sociedade, maioritariamente serventes. Como todos os humanos se tornam zombies ao morrerem, os mais velhos são muito mal vistos. Adicionalmente, esta é uma sociedade em que todos aprendem a disparar, como medida de segurança.

Neste encantador mundo alternativo, vamos seguir a família Robinson e o seu “zombie de estimação”, o leal Fido. Fido é capaz de grande crescimento pessoal, e até é capaz de se apaixonar. 




13.  A BABYSITTER (2017) 

terror
A Babysitter (2017) |©Netflix

“A Babysitter” é uma pervertida comédia de terror que a Netflix lançou em outubro de 2017, também no âmbito da quadra do Halloween. O filme é protagonizado por uma infalível  Samara Weaving, que desde “Mayhem” a “Ready or Not – O Ritual” (2019) tem estado bem presente neste tipo de comédias subversivas, que misturam o terror de uma forma inesperada.

Acompanhamos a história de Cole (Judah Lewis), que está super apaixonado pela sua babysitter Bee (Samara Weaving). Ela é linda, engraçada, popular, mais velha e até percebe de cultura pop. Um dia, Cole levanta-se da sua cama quando não devia e descobre que ela é uma assassina amante de Satanás. É forçado a passar a noite com o grupo de satânicos, enquanto Bee tenta impedir que ele descubra o seu segredo. Cole, por sua parte, precisa de sobreviver.




12. OS MORTOS NÃO MORREM (2019)

Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem |©NOS AUDIOVISUAIS

Directamente de 2019 e do Festival de Cannes, chega a nova obra de Jim Jarmusch. Munido do seu habitual existencialismo, “The Dead Don’t Die” é uma comédia zombie com um ritmo muito próprio e bem…morto. Ainda assim, conta com prestações que não deixam de entreter por parte de actores conceituados como Bill Murray, Adam Driver e Tilda Swinton, entre outros grandes nomes ligados ao cinema americano mais independente.

“Os Mortos não Morrem” tem um ritmo bizarro e personagens com falta de brilho no seu olhar, e apesar do ritmo lento, não deixa de ter um certo charme inegável.




11. READY OR NOT – O RITUAL (2019) 

ready or not critica
“Ready or Not – O Ritual” | © Big Picture Films

Mais uma obra direitinha de 2019, saída recentemente das salas de cinema, e de novo protagonizada pela muito popular no género do terror – Samara Weaving.

Ready or Not” é uma comédia de terror com uma premissa fora do comum e vale bem a pena.  Narra a história de uma excêntrica família, que se tornou rica ao vender jogos de tabuleiro. Por isso, sempre que algum novo membro entra na família precisam de jogar jogos na noite do casamento. Um dos jogos é um pouco mais …violento que os restantes. Ora, calha a esta noiva, Grace, o mais violento dos jogos. Uma antiga superstição diz à família que terão de caçar e matar a noiva até à madrugada. Agora, Grace terá de fazer de tudo para sobreviver a esta neurótica e carismática família. O filme inclui ainda um bem-vindo elenco secundário com membros como Adam Brody (“The O.C”) ou Andie MacDowell (“O Feitiço do Tempo”).




10. MAYHEM (2017)

Mayhem
Samara Weaving e Steven Yeun em “Mayhem” (2017) |©RLJ Entertainment
“Mayhem” tem uma curiosa premissa vencedora. E se, de repente, no nosso ambiente de trabalho, onde os ânimos são mais testados, as nossas inibições se dessem por totalmente radicadas? E se fizéssemos apenas o que bem queríamos, seguindo os nossos piores impulsos? Quão devastadoras poderiam ser as consequências?

Em “Mayhem”, um escritório de advogados é afectado por um vírus que tem este efeito. Derek Cho (Yeun) está a servir de bode expiatório para um despedimento. Eis que ataca o vírus, e todo o escritório fica de quarentena. Aqui, o nosso herói precisará de lutar com unhas e dentes para salvar não só o seu trabalho, mas também a sua vida do autêntico banho de sangue que se segue.

Uma intensa comédia de terror. Protagonizada por um estupendo Steven Yeun, que abriu asas para a sua carreira a “solo” depois da saída de “The Walking Dead” e, claro, por Weaving, aparentemente uma estrela dentro deste género. 




9. ASSASSINOS DE FÉRIAS (2012)

Steve Oram e Alice Lowe em “Assassinos de Férias” (2012) |©StudioCanal

Realizado pelo inglês Ben Wheatley, imediatamente no ano seguinte a “Kill List”, “Sightseers” é um filme bem diferente do seu antecessor na carreira do realizador. Muito mais leve, e, sem dúvida, humor britânico ao mais alto nível. 

Chris quer mostrar à sua namorada Tina o mundo. Como pretende fazê-lo? Alugando uma caravana e fazendo-se à estrada. Depressa a sua viagem encontra um percalço, e depois outro…e outro. “Sightseers” mostra o potencial perfeito da sobreposição entre comédia e horror.




8. BETH, A ZOMBIE (2014)

Life after beth
Aubrey Plaza e Dane DeHaan em “Beth, A Zombie” (2014) |©Courtesy of Sundance Institute

“Life After Beth”, estreado no Festival de Cinema de Sundance, teve a sua primeira exibição nacional no Motelx, na sala do Tivoli, perante um calor avassalador. Um filme com uma recepção muito morna, por público e crítica, mas essencialmente bizarro e provocador. Esta não é uma comédia zombie a ignorar. 

O filme é protagonizado pela sempre hilariante Aubrey Plaza (“Parks and Recreation”, “Ingrid Goes West”), um zombie nato. Os seus pais são interpretados pelos estupendos John C. Reilly e Molly Shannon. Anna Kendrick desempenha também um pequeno mas memorável papel. O elenco é formidável e está à altura do absurdo da coisa.

A história apresenta-nos  Beth (Plaza), uma jovem que morre ao ser picada por um animal selvagem aquando de uma caminhada. Um dia, Beth regressa dos mortos e os seus pais e namorado não podiam estar mais felizes, pelo menos de início. Infelizmente, Beth não é bem a mesma, e á medida que o tempo vai passando, isso vai tornar-se cada vez mais evidente. Até ao ponto em que chegamos a um hilariante final que não vão querer perder. 




7. O QUE FAZEMOS NAS SOMBRAS (2014) 

what we do in the shadows
Taika Waititi, Ben Fransham, Jemaine Clement e Jonny Brugh em “O que Fazemos nas Sombras” (2014) |©Paramount

O mais hilariante “mockumentary” (falso documentário em tom de paródia) dos últimos anos, e que sou bastante culpada de incluir em qualquer lista de filmes de terror que faça. Na realidade, é muito mais uma comédia do que um filme de terror, mas é uma que coloca um curioso, senão hilariante twist em toda a lógica dos vampiros. Os nossos protagonistas são como que solteirões que partilham uma casa, a discutir acerca de tarefas do dia-a-dia, como, por exemplo, quem não limpou o sangue do tapete depois da última matança ou quem é que fez um novo vampiro sem supervisão? Problemas comuns e sujeitos comuns!




6. GUIA DO ESCUTEIRO PARA O APOCALIPSE ZOMBIE (2015) 

terror
© 2015 Paramount Pictures

Voltamos ao tema mais popular das comédias de terror, por alguma razão não bem compreensível, é mesmo o apocalipse zombie, embora possamos também identificar diversas obras sobre parelhas de assassinos.

Aqui, Ben, Carter e Augie são três jovens escuteiros que se preparam para uma festa de arromba na sua última noite de acampamento, mas entretanto o apocalipse zombie acontece e estes três amigos terão de se transformar em heróis improváveis, contra todas as expectativas. Com Tye Sheridan, Logan Miller e Joey Morgan nestes três papéis centrais.




5. SWEENEY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET (2007)

Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street
Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street | © Warner Bros. Pictures

“Sweeney Todd”, baseado no musical do mesmo nome, oriundo da Broadway, é um clássico dentro do género. É macabro, é sarcástico e uma das obras mais apreciadas de Tim Burton. Tudo, ou praticamente tudo resulta. A Londres retratada no filme é uma Londres muito diferente: suja, escura, repleta de vícios e doenças.

Benjamin Barker (Johhny Depp) é um resultado directo das consequências dos actos contra si cometidos. Movido pela sede de vingança, adota o nome de Sweeney Todd e adota como ajudante a Senhora Lovett (uma maravilhosa Helena Bonham Carter), que com este irá confecionar as famosas “piores tartes de Londres”, as populares tartes de carne humana.

“Sweeney Todd” é um encantador musical gótico. É provável que todos já o tenhamos visto, mas porque não rever?




4.TUCKER & DALE CONTRA O MAL (2010) 

terror
© Hillbilly Hero Productions Ltd.

Eli Craig (“Pequeno Demónio”) realizou esta comédia de terror sobre dois parolos, em inglês hillbillies, Tucker e Dale, que vão até uma casa na floresta para relaxar numas bem merecidas férias, e são depressa confundidos por um grupo de universitários que os toma por assassinos e procura retaliar. Uma hilariante premissa, certo?

Esta é uma criação que assenta que nem uma luva à expressão “as aparências iludem”. Tuck e Dale são uns amores, mas o poder da sugestão é poderoso.




3  –  A CASA NA FLORESTA (2011)

terror cabin in the woods
“A Casa na Floresta” (2011) |©Mutant Enemy Productions
“Cabin in the Wods” não é um filme que tente ser explicitamente engraçado, ele é engraçado por sugestão. Trata-se de uma forma suave de paródia aos clichés que podemos encontrar nos filmes de terror e com os quais somos aqui confrontados uma e outra vez.

Esta é uma criação de Joss Whedon (argumento), o amado criador de “Buffy”. Esta é uma narrativa ágil, que criou em conjunto com o realizador Drew Goddard. Juntos, procuram aqui fazer ainda mais do que comédia, procuram decompor um género e mostrar-nos o que se esconde para lá da “máquina”.

Cinco jovens deslocam-se para uma cabana isolada na floresta, onde vão passar o fim de semana sem poder comunicar com o mundo exterior. O que se segue é tão inesperado como o rumo de acção mais expectável, e nem o estranho final desapropriado pode estragar este conteúdo vencedor.




2- ZOMBIELAND (2009)

Zombieland: Tiro Duplo
O elenco regressou, 10 anos antes. Mas tens saudades do primeiro?  | © Big Picture Films

“Zombieland” é muito provavelmente a mais emblemática comédia de terror norte-americana do século XXI. Tem um elenco de luxo, um estilo de filmagem e de edição de imagem bastante próprios e uma ironia constante que nos deixa desarmados. A sua popularidade é notória, especialmente se considerarmos que teve direito a uma antecipada sequela, 10 anos depois do original.

Ao fim de contas, quem não aprecia uma boa comédia sobre o apocalipse? E claro, também sou culpada de o referir vezes de mais, mas quem não adora o cameo de Bill Murray? Um pequeno spoiler para o segundo filme? Não deixem de procurar por Murray, até bem ao fim.




1. ZOMBIES PARTY – UMA NOITE…DE MORTE (2004)

SHAUN of the dead
Kate Ashfield e Simon Pegg em “Zombies Party – Uma Noite… de Morte” |© 2004 Rogue Pictures. All Rights Reserved.

Tirando o duvidoso titulo em português, tudo é maravilhoso em “Shaun of the Dead”, uma comédia bem britânica, na qual muitos dos personagens estão bem…mortos. A comédia zombie não é bem um género, mas se fosse, Shaun seria o rei dentro do sub-género. No topo desta lista está, inequivocamente, o magnífico  “Shaun of the Dead”.

Realizada pelo prolífico realizador Edgar Wright, “Shaun of the Dead” é uma obra escrita pelo mesmo em colaboração com o seu protagonista Simon Pegg. Juntamos-lhe ainda Nick Frost, e temos a receita para a desgraça, no melhor sentido.

Parte da reconhecida mas não oficial trilogia “Cornetto”, que contempla ainda outros dois filmes realizados por Wright e que contam com a parelha Pegg+Frost, “Shaun of the Dead” conta-nos a história do apocalipse zombie com um mordaz humor sempre presente. 

Lê Também:   Terror | Os 50 Melhores Filmes Para Ver Entre Amigos

E vocês? Qual é a melhor comédia de terror do século XXI? Concordam com esta sugestão? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *