A Microsoft leva o 3D mais longe e apresenta o Surface Studio

Num dia de grandes surpresas, o Surface Studio, novo desktop com um ecrã de 28 polegadas, e o Surface Book são o grande destaque.

Na passada quarta-feira a Microsoft mostrou ao mundo que tem vindo a aperfeiçoar a tecnologia 3D e garante que vai estar disponível para todos os utilizadores de forma simples e intuitiva na nova versão do sistema operativo, o Windows 10 Creators Update. Para aproximar as pessoas, a Microsoft promete juntar o Skype à conta de email, o que tornará mais prática a interacção.

A gigante tecnológica deu ainda a conhecer os  HoloLens (óculos de realidade aumentada), mas o grande destaque deste evento foi para  o Surface Studio,  o computador que vem revolucionar o conceito de pc e que se assume como o concorrente directo do iMac e para o Surface Book, que foi muito bem recebido por parte do público.

Vê também: A realidade aumentada chegou a Lisboa

Surface Studio

Esquece a ideia pré-formatada de, quando se fala num computador, se pensar num monitor e uma torre. Com o Surface Studio a Microsoft mostrou que esta é uma representação antiga. O Studio é o monitor LCD mais fino de sempre, com apenas 12,5mm de espessura, e com ecrã touch, como não poderia deixar de ser.

O Surface Studio possui um um ecrã táctil, com 28 polegadas, 3:2 de aspect ratio e tecnologia True Color (Cor Verdadeira). Tem uma resolução 45000×3000 pixels, ou seja, consegue 13,5 milhões de pixels – a Microsoft diz que são 60% mais pixels que uma televisão 4K normal. Conta, também, com  Cortana, a assistente pessoal.

No interior do Studio, encontramos um processador Intel Core i5 ou i7 de sexta-geração, até 32 GB de memória RAM, 1 ou 2 TB de armazenamento híbrido (SSD/HDD) e uma placa gráfica Nvidia GeForce. Existem portas USB 3.0, slot para cartão SD e entrada Ethernet de 1 Gigabit.

É possível inclinar o monitor até à altura que mais se adequar ao modo de trabalho, o que torna o Studio o computador bastante versátil. Para fomentar a interacção com o dispositivo, a Microsoft lançou o Surface Dial, um gadget que revoluciona a forma como o utilizador vai interagir com o computador. Ao colocar o Dial na parte superior do monitor surgirá uma lista de opções em torno do mesmo que vão desde uma paleta de cores ao controlo do zoom, da deslocação na página, entre muitas outras opções. O Dial é compatível com os modelos da gama Surface.

Surface Book

A apresentação do Surface Book gerou muitas expectativas. Com este portátil que  é muito mais do que isso, a  Microsoft conquistou o público. O destaque deste dispositivo vai para o design tipo envelope e para a autonomia. Com o Surface Book a Microsoft garante até 16h de utilização, um valor superior aquele que é comum nos dispositivos da mesma gama. A melhoria da performance garantiu ao Surface Book um processamento duas vezes mais rápido quando comparado com o Mackbook Pro, da Apple.

Ambos os dispositivos já se encontram em pré-reserva.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *