Outlander | Figura de Estilo, T2E08

Os Fraser regressam às paisagens verdejantes da Escócia, e com eles também segue o guarda-roupa de Outlander, que perde o seu glamour parisiense em prol da simplicidade escocesa.

 

<< Figura de Estilo, T2E07 | Figura de Estilo, T2E09 >>

 

outlander

Depois do desastre que foi a resolução de todos os seus esquemas em Paris, os Fraser regressam à Escócia no oitavo episódio da segunda temporada. Com essa mudança de localização vem também uma bem-vinda alteração tonal e estéticas, algo que se reflete em todos os aspetos da série, incluindo o seu guarda-roupa desenhado por Terry Dresbach. Para trás ficou o esplendor da corte de Versalhes e dos figurinos de Claire inspirados em Dior e Balenciaga, e voltam então os estilos escoceses que caracterizaram tanto a primeira temporada.

Lê Também: Outlander | O guarda-roupa da primeira temporada

Uma das mais marcantes mudanças é certamente o esquema cromático. Em França, os Fraser vestiam-se com tecidos luxuosos, muitas vezes em tons berrantes como amarelos, vermelhos ou roxos, no caso de Claire, mas, de volta à Escócia, os castanhos, verdes e cinzentos voltam a dominar a sua paleta. De certo modo, as roupas das personagens refletem a paisagem em seu redor, vinculando o laço entre as pessoas e sua nação. Também há que salientar a relativa simplicidade decorativa das roupas, assim como o seu uso de materiais muito mais pesados, rudes e funcionais que os cetins e rendas de França.

outlander

outlander

Praticamente todos esses aspetos se manifestam na roupa de todas as personagens, o que resulta num visual curiosamente unificado. Depois de passarem a primeira parte da temporada como inescapáveis peixes fora de água num ambiente hostil, os Fraser estão em perfeita harmonia estética com o seu ambiente e com as pessoas em seu redor. O kilt de Jamie e sua preferência por cores escuras e tecidos grossos já não o destaca da multidão, mas delineia-o como um orgulhoso escocês. Por outro lado, Claire continua a destacar-se um pouco das outras mulheres da série, mas isso está mais relacionado com o seu modo de vestir as roupas e sua postura e não tanto com contrastes de cor ou corte. Veja-se, por exemplo, o modo como ela enverga o arisaid, uma espécie de kilt feminino maioritariamente usado como um xaile. Há uma elegância anacrónica aqui presente, mas as peças em si não são assim tão estridentemente diferentes das que vestem os figurantes em seu redor.

outlander

outlander

Talvez as mais marcantes imagens desta nova harmonia visual sejam os primeiros vislumbres do clã Fraser em Lallybroch. Como um grupo, todos eles estão em harmonia estilística e isso é apenas uma ilustração da sua atitude uns para com os outros. Depois de todas as manipulações e traições em França, isto é uma verdadeira brisa de ar fresco para fãs da série. Neste ambiente familiar, é de destacar a irmã de Jamie, cujas roupas são quase idênticas às de Claire em termos de corte e geral estilo, com pequenos apontamentos de cor e padrões, como um xaile bordado com motivos florais.

outlander

Para além de Claire e Jenny Fraser, a mais relevante figura feminina neste episódio foi Laoghaire, que havíamos visto pela última vez aquando do horrendo julgamento que resultou na morte de Gheilis na primeira temporada de Outlander. Depois das suas ações traiçoeiras e ciumentas, esta jovem foi punida, quase sendo excomungada do seio da sua comunidade. Em consequência disso mesmo, seus figurinos são de particular destaque, mostrando uma escolha de cortes e materiais que mais se aproxima dos estilos puritanos ingleses que os escoceses. Ela não está em harmonia com ninguém, e a touca que usa sobre os cabelos, é um permanente sinal da sua desgraça, pois, como mulher solteira, ela deveria usar os cabelos descobertos. Repare-se que apenas a vemos com o cabelo solto quando ela tenta seduzir um homem a pedido de Claire.

outlander

Para além de demonstrar uma grande inteligência no corte e na pesquisa histórica, o figurino de Laoghaire também é um interessante exemplo de um dos maiores problemas técnicos deste episódio e, na verdade, de toda a série de Outlander e seu guarda-roupa. Para uma serva, as roupas de Laoghaire estão demasiado perfeitas, estão em condições boas demais e sem um pingo de sujidade. Não há desgaste ou autenticidade na sua imagem, e as suas roupas assim nunca deixam de parecer figurinos. O mesmo acontece com muitas das outras personagens, incluindo Claire cujos figurinos, independentemente dela passar um dia a cavalgar, parecem ter sido sempre acabados de passar a ferro. Tirando isso, apenas temos os problemas históricos do costume, como os xailes tricotados de Claire que se assemelham mais a peças vitorianas que a qualquer tipo de vestimenta setecentista, ou o uso de mangas separadas dos vestidos e unidas com fios, uma técnica renascentista e não da época aqui retratada.

outlander

Lê Ainda: Top 2015 | Os melhores guarda-roupas da TV

outlander

Tal como ocorreu na primeira temporada, as figuras mais incólumes desses problemas históricos e técnicos são os homens aristocratas escoceses. A começar pelo avô de Jamie, Laird Lovat, temos um estilo que quase se poderia caracterizar como o de um excêntrico eremita. A primeira vez que o vemos ele enverga apenas os seus trajes menores para receber Jamie e Claire, um faux-pas social que não parece preocupar o nobre. O seu filho, por outro lado, enverga roupas de impecável estilo inglês durante a maior parte do episódio, evitando padrões tartan ou kilts, como que refletindo a complexa teia de lealdades traçada por seu pai. O último elemento deste grupo de nobres da Escócia é Colum, que não víamos desde a temporada anterior de Outlander. Neste episódio ele exibe-se num casaco rematado a ricas peles, um símbolo inquestionável do seu poder económico e social em relação aos demais, e uma forma inteligente da figurinista criar uma silhueta imponente, mesmo com as deformações e fragilidades do corpo da personagem.

outlander

outlander

Apenas quando chegamos ao fim do episódio e estes homens se unem a Jamie na sua nova campanha de revolta contra os ingleses, é que vemos fortes alterações no seu estilo. Lovat veste um espalhafatoso veludo verde, quase uma paródia de Jamie e Claire cujos apontamentos de verde-escuro os ligam à paisagem. Por seu lado, o filho deste aristocrata veste pela primeira vez o traje escocês tradicional, completo com kilt e boina.

outlander

outlander

 

<< Figura de Estilo, T2E07 | Figura de Estilo, T2E09 >>

 

À medida que Outlander caminha para o campo de batalha, os figurinos vão.se tornando essenciais na definição de lealdades e barreiras culturais, pelo que devemos esperar mais virtuosismo da parte de Terry Dresbach para a semana, no próximo episódio da série. Não percas!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *