Top Jogos – Os maiores mitos e teorias de conspiração nos videojogos

 Top Jogos – Os maiores mitos e teorias de conspiração nos videojogos

Nos videojogos é muito fácil criar um mito porque estamos perante um “objeto” de entretenimento onde cada jogador conseguirá encontrar algo que escape a outros jogadores. Apesar de atualmente não se criarem assim tantos mitos quanto isso, antes de a internet ser algo tão global e ser tão natural publicar videos do que jogamos, os mitos eram criados com grande facilidade e rapidamente ganhavam força entre as faixas etárias mais jovens, sedentas por descobrir algo novo.

A Magazine HD decidiu fazer este pequeno post com alguns dos mitos e teorias da conspiração mais falados dos últimos anos nesta indústria. Claro que existem muitos mais, mas estes são alguns dos nossos favoritos. Se conhecerem outros mitos ou teorias, já sabem, digam-nos!

 

 

Pong foi o primeiro videojogo

Na realidade Pong não foi o primeiro videojogo de arcada na História desta fantástica e lucrativa indústria. Existe a questão sobre onde começa a linha que define um videojogo, e aí as questões são grandes, pois podemos falar de Chess ou Nim, jogos feitos na década de 50 e que eram de tal forma limitados que por vezes era impossível acabar o jogo. Todavia, em relação aos jogos de Arcade, o primeiro foi Computer Space, lançado em 1971, um ano antes de Pong. O mito criou-se porque este era de tal forma complicado de jogar que rapidamente foi “esmagado” pelo sucesso de Pong, um jogo fácil e intuitivo que conquistou o mundo, sendo Pong considerado o pai dos videojogos, pois foi quem conquistou o mundo.

pong

 

O nível secreto da vaca em Diablo

Como nasceu este mito não se sabe, mas sendo Diablo, não demorou a tornar-se numa verdadeira febre entre os jogadores. O mito dizia que após várias ações muito complicadas e feitas por uma ordem específica, um portal vermelho apareceria no ecrã, levando-nos ao Secret Cow Level, onde os piores inimigos nos esperavam. Horas e horas… nada. Anos mais tarde, em Diablo II, a Blizzard criou mesmo o portal, em homenagem a esse grande mito.

diablo

 

WoW tem o Inferno de Dante

Este não é mito, mas tal como o mini-jogo de GTA (ver mais à frente no post), também este não está acessível. Ao jogarem World of Warcraft existe uma zona em que se morressem, depois de fazer pequenas alterações no jogo, iriam ressuscitar no Inferno de Dante, uma zona cheia de cadáveres e que arrepiaria qualquer jogador na altura. Com receio de receberem uma classificarão etária mais elevada, a zona deixou de estar acessível pouco antes de o jogo chegar às lojas, mas ainda hoje o Inferno está lá, no jogo mais jogado do mundo, tapado por uma parede invisível que os seus criadores usaram para resolver o assunto.

 

Saddam Hussein comprou milhares de PlayStation 2 para usar os seus processadores para controlo de misseis.

Estávamos no início deste século quando se começou a dizer pela internet e outros meios que o líder do Iraque estava a comprar consolas PS2, para de forma dissimulada conseguir acesso a poderosos chips, que depois juntaria num só computador capaz de controlar misseis. Obviamente, puro mito.

Playstation

 

 

GTA San Andreas contém um mini-jogo sexual

A verdade é que o mini-jogo existe, mas vamos por partes. Tudo começou quando mu jogador, usando hardware e software para alterar componentes do jogo, encontrou a possibilidade de se entrar num mini-jogo sexual.  Televisão e políticos censuraram de imediato GTA, com consequente alteração de restrição de idade, mas a verdade é que apesar de o mini-jogo sexual existir dentro do disco de GTA, era impossível aceder ao mesmo sem alterar o código do jogo, para frustração de muitos jogadores.

 

 

Lara Croft nua em Tomb Raider

É, talvez, o maior mito da indústria. Corria o ano de 1996 quando os jogadores se deparam com Tomb Raider, primeiro jogo da saga que apresentava uma exploradora de nome Lara Croft, bastante sexy para os padrões da altura em termos de personagens de jogos. Onde o mito nasceu, ninguém sabe, mas terão sido poucos os jogadores que não ouviram a história de que existia um código que ao ser inserido, retirava as roupas a Lara. Numa época em que poucos jogadores tinham internet, quando comparado aos dias de hoje, sites foram invadidos com códigos que prometiam sucesso. Nenhum o conseguiu, mas, uns anos mais tarde, foram alguns jogadores a criar a versão nua de Lara e disponibilizaram-na na net.

TombRaider

 

A maldição de Madden

Aepsar de não muito conhecida por cá, nos EUA este é um dos mais falados. No início do século, todos os jogos Madden (futebol americano) tinham, anualmente, um jogador diferente, e a grande maioria acabaria a época seguinte com uma lesão. A maldição de Madden foi motivo de conversa durante muitos anos e ainda hoje se comenta sempre que uma nova capa apresenta um novo jogador.

 

Sheng Long era uma personagem secreta em Street Fighter

Segundo reza a lenda,  há muitos anos uns jornalistas da especialidade criaram uma mentira do dia um de abril, em que afirmavam que se jogassem 10 combates seguidos com Bison e não sofressem dano, Sheng Long tornar-se-ia uma personagem jogável. Foram muitas as horas passadas por jogadores a tentar ter acesso a este lutador, de tal forma que passado uns anos, os criadores de SF decidiram criar a personagem Akuma tendo como base a lenda de Sheng Long.

street fighter

 

Aeris ressuscita em Final Fantasy VII

Não, não ressuscita. O mito afirma que existe um momento particular no jogo em que se voltarmos à igreja em Midgar encontraremos o fantasma de Aeris, sendo apenas necessário usar uma Phoenix Down para que o milagre estivesse concluído. Para o caso de já estarem com vontade de tentar, a verdade é que isto é apenas um mito.

final-fantasy-7-destaque

 

O fantasma em GTA V

Enquanto jogamos GTA V podemos descobrir algumas pistas sobre a morte de uma personagem: Lenora Johnson. No entanto, aquele que ao início parece ser uma possível missão no jogo, para descobrir o assassino, na realidade não é mais do que informação dada pelos criadores, mas que nada acrescenta à narrativa. No entanto,  se visitarem Mount Gordo às 23h poderão encontrar o seu fantasma, que desaparece por volta da meia noite. O mito está no facto de a missão nunca existir.

 

Atari escondeu jogos no deserto do Novo México.

Este foi um grande mito e que afinal era verdade. Aquele que é considerado o pior jogo de sempre, afinal estava mesmo enterrado no deserto. Se quiserem saber mais sobre esta história, consultem a nossa notícia, aqui neste link.

et-atari

 

Polybius

Provavelmente a grande maioria dos nossos leitores não conhece este jogo, mas em 1981 este era o jogo de que todos falavam. Em teoria, quem o jogasse deixaria de sentir tristeza mas sofreria de amnésia e dores de cabeça. Tudo isto porque este era um jogo criado pelo governo americano para controlar a mente dos jogadores. O mito foi ainda mais longe e afirmou-se que alguns jogadores cometeram suicídio… no entanto, a questão é: onde está o jogo? A verdade é que ninguém o tem, o que só aumenta ainda as teorias da conspiração. O que aconteceu a todos os exemplares do jogo? Atualmente não existem evidência que o jogo tenha realmente existido.

 

Deus EX previu o 11 de setembro

No ano 2000, ainda as torres do World Trade Center estavam intactas, apareceu um jogo sobre manipulação governamental e ataques terroristas. O jogo, Deus Ex, passava-se no futuro (década de 2050) e na cidade de New York, praticamente idêntica à atual, algo saltava à vista: as torres gémeas não existiam. Se aquando do lançamento do jogo poucos deram importância, após o ataque foram muitos que se lembraram do facto. Uma enorme teoria foi lançada pela internet e levou a que os criadores do jogo explicassem que as torres não tinham sido criadas simplesmente devido às limitações gráficas, sendo impossível criar dois edifícios tão grandes. No entanto alguns jogadores ainda argumentam que alguém já sabia do ataque.

deus-ex

 

Bigfoot em GTA San Andreas

Voltamos a San Andreas para mais um mito. Era possível, numa certa floresta, encontrar o Bigfoot, e provavelmente não conseguiriam fugir aos seus ataques. O mito tornou-se de tal forma credível que foram várias as imagens que apareceram na internet com Bigfoot a andar a lado da nossa personagem. Sem saberem que eram imagens falsas, os jogadores perderam várias horas, se não dias, à procura do monstro, até que um dos produtores veio a público dizer que tudo era apenas um mito.

 

Squall está morto em quase todo o enredo de Final Fantasy VIII

Esta é uma das teorias mais fortes do mundo dos videojogos. No final do 1º cd (o jogo é constituído por 4 cd’s) Squall é trespassado por uma espécie de lâmina de gelo suficientemente grande para lhe deixar um buraco enorme no peito. No entanto, quando colocamos o 2º cd, é como se nada tivesse acontecido. Squall está vivo, sem feridas e “nunca mais se toca no assunto”. Sendo este um enredo de Final Fantasy, não costumam existir pontas soltas nem inconsistências, e por isso se pergunta o que a Squaresoft realmente quis fazer com aquele momento. A teoria, bem documentada pela internet, afirma que o resto da história não é mais do que Squall a delirar antes de morrer dos ferimentos. Se quiserem mais informação sobre esta teoria, basta procurarem pela net “Squall is dead”, e acreditamos que alguns ficarão convencidos.

final fantasy 8

 

Estes são apenas alguns dos mais famosos mitos e teorias que invadiram a História dos videojogos. Se conhecem outros, e existem vários, digam-nos quais os vossos favoritos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *