As 5 melhores apps para quem gosta de ler em 2025
Descobre as melhores apps para leitores, desde o popular Goodreads a aplicações emergentes como o StoryGraph.
Se há algo que os leitores adoram tanto quanto mergulhar num bom livro, é falar sobre livros. E nos dias de hoje, essa paixão também se vive no digital. O TikTok foi um grande propulsor disso, com a #booktok, que levou muitos utilizadores a entrar ou reentrar no mundo da leitura.
Além disso, as apps de leitura tornaram-se ferramentas essenciais para quem quer registar o que anda a ler, descobrir novos títulos, organizar listas infinitas de “para ler” ou simplesmente acompanhar o que os amigos estão a ler. Assim, reunimos as cinco melhores apps para leitores, atualmente.
Goodreads
O Goodreads continua a ser a opção mais popular para quem quer registar leituras, escrever críticas ou seguir o que os amigos estão a ler. Pertence à Amazon, o que garante integração direta com compras e edições Kindle.
Assim, também é possível catalogar livros lidos, criar listas de leituras futuras e atribuir estrelas aos livros que estás a ler. Além disso, podes participar em desafios de leitura anuais, onde defines a tua meta de leitura para o ano e consegues acompanhar a progressão.
StoryGraph
O StoryGraph aposta numa experiência mais personalizada e dinâmica. Para além do registo de leituras, oferece estatísticas detalhadas sobre cada livro e recomendações com base em critérios como ritmo de leitura, emoções transmitidas e temas falados.
Bookmory
Uma espécie de diário de leitura digital, o Bookmory permite registar páginas lidas, tirar notas, guardar citações e acompanhar o progresso em vários livros ao mesmo tempo. A aplicação é especialmente útil para quem gosta de escrever reflexões pessoais sobre o que lê. Sendo, assim, uma app mais pessoal do que social, contrariamente ao Goodreads.
TBR – Bookshelf
A TBR – Bookshelf é ideal para os leitores que adoram fazer listas, sendo, então, uma app mais centrada na organização. Nesse sentido, permite criar estantes digitais personalizadas, adicionar notas e etiquetas, e gerir a longa lista de livros por ler. Tal como o Bookmory, é uma app mais privada e individual.
Basmo
A Basmo é uma mistura entre tracker de leituras e mindfulness. Ou seja, a aplicação permite planear sessões de leitura, definir metas diárias, acompanhar progresso e até guardar reflexões. É, então, uma alternativa interessante para leitores que querem incorporar a leitura na sua rotina de autocuidado.
Clubes do livro
Os clubes do livro têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Mais do que simples encontros para discutir leituras, estes grupos funcionam como comunidades de partilha, onde o ato individual de ler se transforma numa experiência coletiva.
Atualmente, em Portugal, existem vários book clubs a que te podes juntar, se quiseres ir para além das apps de livros e passar do digital para o presencial. Destacamos “O Clube do Livro Eva & Marta”, “Books for Brunch” ou “O Clube do Livra-te”. Se procurares algo mais global, sugerimos, por exemplo, o “Reese’s Book Club” ou o “Oprah’s Book Club”.
Já utilizas alguma destas apps?