Estes são os 5 piores locais para colocar o router
Tens problemas com o sinal em casa? Assim sendo manter o router afastado de eletrodomésticos comuns melhora o alcance do Wi-Fi.
Com a chegada dos meses de verão, aumenta a necessidade de ter uma boa ligação Wi-Fi também nos espaços exteriores da casa, como os jardins. No entanto, muitos continuam a enfrentar dificuldades com o sinal fraco ou de curto alcance. Um truque simples pode fazer toda a diferença: evitar colocar o router junto a certos eletrodomésticos comuns.
De acordo com Sam Jenkinson, especialista em estruturas exteriores da Tiger Modular, a colocação do router influencia significativamente a qualidade e o alcance do sinal Wi-Fi. Eletrodomésticos como televisores, micro-ondas, telefones sem fios, monitores de bebé e frigoríficos interferem com o sinal por operarem nas mesmas frequências que muitos routers. Além disso, superfícies metálicas, espelhos e aquários podem bloquear ou refletir o sinal, prejudicando ainda mais a cobertura.
Os problemas de sinal em casa podem ter solução
Para garantir uma boa distribuição do sinal, recomenda-se a colocação do router numa posição central, elevada e livre de obstruções. Escondê-lo dentro de móveis ou atrás de objetos pode comprometer seriamente o desempenho. Assim sendo Jenkinson compara o sinal Wi-Fi à luz de um candeeiro: quanto mais livre e visível, melhor ilumina o espaço.
A atualização do equipamento também é um fator importante. Routers antigos podem não ser capazes de fornecer um sinal forte o suficiente para cobrir toda a casa, incluindo áreas exteriores. A instalação de um modelo mais moderno e com especificações técnicas superiores pode melhorar significativamente a velocidade e o alcance da rede.
Para quem pretende ter Wi-Fi no jardim ou numa sala exterior, como um anexo ou escritório, há soluções eficazes consoante a distância e a infraestrutura existente. Repetidores de sinal são úteis quando o sinal original já chega com alguma força ao local, ao passo que os sistemas de rede mesh criam uma cobertura contínua através de múltiplos dispositivos que comunicam entre si. Estes são ideais para espaços pequenos ou com distâncias curtas.
Nos casos em que o jardim ou anexo está demasiado afastado da casa principal ou o sinal é bloqueado por paredes espessas, estas soluções podem não ser suficientes. Nestes cenários, será necessário considerar opções mais robustas ou com ligação física.
Tens algum extensor de rede?