Hoje, 3 de janeiro, nascia o Pai da Terra Média

Deixo aqui uma pequena homenagem a um dos escritores mais influentes da nossa história

Hoje, 3 de janeiro, nascia o Pai da Terra Média.

Sir John Ronald Reuel Tolkien mais conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien nasceu em Bloemfontein, a 3 de janeiro de 1892, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver em Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo se naturalizado britânico. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Foi escritor, professor universitário e filólogo britânico, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954.

Participou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.

Em 28 de março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e faleceu em Bournemouth, Inglaterra a 2 de setembro de 1973.

Sir John Ronald Reuel Tolkien

 

O realizador neozelandês Peter Jackson, levou aos cinemas a primeira adaptação mais fiel à sua obra com a trilogia cinematográfica de “O Senhor dos Anéis”, baseada nos seus três livros sobre a Guerra do Anel. Mais recentemente Peter Jackson voltou a levar a Terra Média ao Cinema, adaptando o primeiro livro de Tolkien, “O Hobbit”, numa nova trilogia cinematográfica.

Foi anunciado também que um biopic cinematográfico do escritor está a ser produzido, baseando se no livro Mirkwood: A Novel About JRR Tolkien, que narra de forma fictícia a vida do escritor.

“Criei um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é “verdade” e está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” De JRR Tolkien.

(Texto escrito, com alguns excertos biográficos do Wikipédia)

CMR