Nova funcionalidade do Google Maps está a deixar os condutores furiosos
Uma das mais recentes funcionalidades do Google Maps continua sem convencer os condutores de todo o mundo. As críticas continuam a avolumar-se e há quem peça mesmo que seja removida de forma definitiva.
A funcionalidade de comunicação de incidentes no Google Maps, que permite aos utilizadores reportar e confirmar perigos na estrada, não teve a receção esperada pela Google. Muitos condutores têm manifestado insatisfação e pede mesmo que seja removida ou que, pelo menos, incluam uma opção para desativá-la nas definições.
Até ao momento, a Google tem ignorado esses pedidos e os utilizadores têm-se adaptado gradualmente à presença dos avisos de confirmação nos seus percursos. No entanto, o sistema ainda apresenta falhas que comprometem a experiência de navegação. Uma das principais reclamações prende-se com o momento em que os avisos surgem no ecrã.
Muitos condutores relatam que as notificações aparecem demasiado cedo, antes de chegarem ao local do incidente, e que, em alguns casos, desaparecem antes de conseguirem validar ou rejeitar o alerta. Isso faz com que o mapa fique bloqueado temporariamente, prejudicando a navegação.
Contudo, quando a notificação expira antes do condutor chegar ao local, o alerta é descartado, tornando-se completamente ineficaz. Como consequência, muitos utilizadores simplesmente ignoram a funcionalidade ou selecionam aleatoriamente uma opção apenas para limpar o ecrã, sem realmente validar a informação.
A diferença dos relatórios do Waze para o Google Maps
O Waze, que também pertence à Google, é uma referência na comunicação de incidentes e conta com um sistema mais refinado para recolher e validar alertas de trânsito. O Google Maps tem integrado alguns dados do Waze, como a localização de radares e patrulhas policiais, mas se pretende incentivar os utilizadores a contribuírem ativamente, precisa de melhorar muito o seu próprio sistema.
No Reddit, há utilizadores que relatam que, além de alguns alertas surgirem cedo demais, outros aparecem tarde demais, apenas alguns segundos antes de chegarem ao local do perigo. Em suma, esta inconsistência na exibição dos avisos compromete a experiência de condução e frustra os utilizadores.
Utilizas a funcionalidade de comunicação de incidentes do Google Maps ou achas que é desnecessária?