NAPA, os vencedores do Festival da Canção 2025 © Pedro Pina / RTP

Eurovisão | NAPA explicam o poder da música no contexto europeu

Os NAPA vão representar Portugal na Eurovisão 2025 com “Deslocado”. Guilherme Gomes, vocalista da banda, explicou o poder da música no contexto europeu.

Os NAPA foram os grandes vencedores do Festival da Canção 2025 com o tema “Deslocado” e garantiram o lugar de representantes de Portugal na 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que terá lugar em Maio, na Suíça.

Portugal atua na primeira semifinal do concurso europeu, a 13 de maio, sendo o sétimo país a subir ao palco. A segunda semifinal está marcada para dia 15 e a final acontece a 17 de maio. A página oficial do Festival da Canção referiu o número da atuação como sendo um “número da sorte”, mas os prognósticos iniciais não são animadores.

Antes da escolha dos NAPA, Portugal figurava no 12.º lugar do ranking do site Eurovision World. Após a final, a queda para a 25.ª posição tornou-se o pior registo possível entre as escolhas dos especialistas. A prestação na semifinal assume, assim, um papel determinante para garantir um lugar na grande final da competição. Ainda assim, o vocalista está confiante no poder da música.

Lê Também:
Qual é a posição de Portugal entre os favoritos na Eurovisão 2025?

Vocalista dos NAPA acredita no poder de “Deslocado”

Apesar das previsões desfavoráveis, os NAPA mantêm-se confiantes no impacto da sua canção a nível europeu. Em declarações a Nuno Galopim, no podcast “Mesa Para Dois“, o vocalista destacou a relevância da mensagem de “Deslocado”, especialmente entre as comunidades migrantes.

“Além dos milhares de portugueses ou milhões deslocados na Europa, temos muitos deslocados europeus entre si”, afirmou o vocalista. A banda reconhece o desafio de transmitir a força da canção numa língua que muitos não compreendem, mas está a trabalhar em soluções estéticas para colmatar essa barreira.

Lê Também:
NAPA ficaram com o “número da sorte” na Eurovisão 2025

“Agora como é que nós passamos a mensagem sem que percebam a nossa língua. Porque a força da canção está muito na mensagem, mas nós estamos a trabalhar para isso esteticamente com outras ideias”, adiantou. O grupo promete revelar essas abordagens em breve, com “bom gosto” e “à nossa maneira”, afirma Guilherme Gomes.

Será que os NAPA vão surpreender tudo e todos na Eurovisão?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *