Editora Grupo Infinito Particular

Parte de Nós, a Crítica | Hannah Bonam-Young num romance com propósito e representatividade

“Parte de Nós”, de Hannah Bonam-Young é um livro leve, carinhoso e com personagens comunicativas, que ficou viral no TikTok.

“Parte de Nós” é o terceiro livro de Hannah Bonam-Young. Saiu em 2023 e ficou muito popular nas redes sociais, pela leveza e carinho das personagens. O livro acompanha, então, Win e Bo. Os dois conhecem-se numa festa de Halloween e sentem uma química imediata.

Pub

Lê Também:
Enciclopédia de Fadas de Emily Wilde, a Crítica | Uma introdução à fantasia

Seis semanas após uma noite passada com Bo, Win descobre que está grávida. Contudo, enquanto Bo fica imediatamente entusiasmado com a notícia, Win fica assustada, sem saber se conseguirá lidar com este novo desafio sozinha. Nesse sentido, os dois decidem ir viver juntos e conhecerem-se… apenas como amigos.

Hannah Bonam-Young e um romance inclusivo

Parte de Nós Livro
Editora Grupo Infinito Particular

É notório, desde as primeiras páginas do livro, que a escrita de Hannah Bonam-Young é superior, quando comparada com outros livros do género romance. Apesar de leve e descomplicada, tem uma escrita bonita, apelativa e cuidada.

Em “Parte de Nós”, Win tem uma deficiência numa mão, que é menos desenvolvida do que a outra e Bo tem uma perna amputada, devido a um cancro grave. Estes temas da representatividade, da deficiência e das suas consequências a nível mental, são abordados de forma muito responsável.

Pub

Hannah Bonam-Young parte de um lugar informativo, em que compreendemos os meandros destas questões, através da conversa entre personagens e do seu desenvolvimento. A abordagem destes temas faz sempre sentido e acrescenta um brilho e importância maior à dinâmica das personagens.

Além disso, o universo destas personagens está muito bem desenvolvido. Por vezes, os romances caem na tendência de se ficarem apenas nas personagens principais, criando uma bolha que não parece credível.

Pub

Hannah Bonam-Young tem o cuidado de desenvolver um sistema de apoio, de amizades, de trabalhos e atividades em volta de Win e Bo, o que torna a sua dinâmica e a sua história mais realista para o leitor.

Em Parte de Nós sentimos que somos parte deles

Tal como o universo está bem desenvolvido, as suas personagens também o estão. “Parte de Nós” leva-nos numa jornada de nove meses, até ao nascimento da bebé de Win e Bo. Nesses nove meses ficamos a conhecer estas personagens ao pormenor, ao mesmo tempo que eles também se estão a conhecer.

Pub

Ao longo do livro, Win e Bo utilizam um jogo de cartas para descobrirem mais um sobre o outro e parece que estamos lá com eles, a descobrir também. O desenvolvimento, a comunicação saudável entre as personagens, para além de ser uma lufada de ar fresco nos romances, traz mais realidade a esta história.

Lê Também:
Este livro de Navessa Allen é perfeito para os fãs do Dark Romance

Pub

O campo de férias para crianças que Win sonha criar, durante o livro, é um pormenor muito importante na sua superação e empoderamento, algo que ela pensava não ser capaz de fazer. Nesse sentido, essa questão deveria ser mais desenvolvida. Parece quase fácil e rápido demais, contrastando com o slowburn do resto da história.

Por fim, as últimas páginas do livro acabam por se arrastar um bocadinho. O leitor consegue distinguir claramente quando se chega à resolução do livro, mas em vez de acabar aí, a história arrasta-se até dois epílogos desnecessários.

Pub

E tu, já leste o livro de Hannah Bonam-Young? Se sim, deixa a tua opinião nos comentários. 

  • Matilde Sousa - 8/10
    8/10

Conlusão

Pub

“Parte de Nós” é um romance leve, inclusivo e bem construído, que se destaca pela representatividade e personagens comunicativas e realistas. Apesar de um final um pouco prolongado, o livro encanta pela leveza, profundidade emocional e narrativa cuidadosa de Hannah Bonam-Young.

Overall
8/10
8/10
Sending
User Review
0 (0 votes)

About The Author


Leave a Reply