Portugal é ignorado durante a abertura da Eurovisão 2025
A Eurovisão 2025 já começou antes da primeira semifinal. No entanto Portugal já foi ignorado na transmissão oficial da passadeira turquesa da competição.
A semana eurovisiva arrancou oficialmente este domingo em Basileia, Suíça. A realização da tradicional Turquoise Carpet, a cerimónia deu as boas-vindas às delegações participantes no Festival Eurovisão da Canção 2025. No entanto, a participação portuguesa foi praticamente ignorada na transmissão oficial do evento, gerando críticas e indignação nas redes sociais.
Durante a emissão em direto, conduzida através do canal oficial da Eurovisão no YouTube, todas as 37 delegações em competição foram mostradas à medida que desfilavam pela passadeira turquesa. Contudo, os NAPA, representantes de Portugal com a canção “Deslocado”, não surgiram em nenhum momento do desfile transmitido.
Fãs não ficaram nada contentes com a “exclusão” de Portugal na abertura
A exclusão gerou forte reação entre fãs portugueses e seguidores do evento, com muitos a classificarem o momento como um “apagão inédito”. Comentários nas redes sociais acusaram a organização de desrespeitar Portugal. Da mesma forma questionaram os motivos que levaram à omissão, apelando a uma resposta formal por parte da RTP junto da União Europeia de Radiodifusão (UER). A organização do evento ainda não se pronunciou oficialmente sobre a exclusão da delegação portuguesa da transmissão do desfile.
A Turquoise Carpet tem como objetivo celebrar a diversidade do festival e oferecer visibilidade igualitária aos artistas de todos os países. No entanto, apesar do aparente lapso na transmissão oficial, a RTP partilhou imagens da participação portuguesa, onde os NAPA surgem sorridentes, entre aplausos do público e entrevistas à margem da emissão internacional.
Este incidente ocorre a poucos dias da atuação dos NAPA na primeira semifinal do festival, agendada para hoje. Portugal compete com a canção “Deslocado” e disputa uma das dez vagas disponíveis para a final, entre 15 países. Além disso, o grupo tem enfrentado uma receção mista nos sites especializados, surgindo nas últimas posições dos favoritos a qualificar-se.
Viste a abertura em direto?