© Corinne Cumming / EBU

Espanha arrisca multa depois desta decisão polémica na Eurovisão

Áustria vence Eurovisão 2025 enquanto a polémica em torno da participação de Israel deu que falar devido à transmissão espanhola.

A Áustria conquistou a 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizada no sábado, 17 de maio, em Basileia, na Suíça.

A canção “Wasted Love”, interpretada por JJ, arrecadou ao país 436 pontos. Assim sendo o artista somou a preferência tanto dos júris nacionais como do televoto europeu. A vitória foi celebrada com entusiasmo na arena e nas redes sociais, consagrando JJ como uma das grandes figuras desta edição.

Da mesma forma Portugal também obteve uma prestação positiva com os NAPA, que, após surpreenderem na primeira semifinal, alcançaram uma aceitável classificação na final – 21º. No entanto, a edição deste ano ficou marcada por uma forte controvérsia em torno da participação de Israel e da emissão da televisão pública espanhola, RTVE.


Espanha não transmitiu a atuação de Israel durante a final da Eurovisão 2025

Israel Eurovisão
© Corinne Cumming / EBU

Nesse sentido a União Europeia de Radiodifusão (UER), entidade organizadora do concurso, advertiu a RTVE de que poderá ser alvo de sanções caso volte a fazer declarações consideradas políticas durante a emissão.

Ou seja, o aviso surgiu na sequência de comentários feitos durante a segunda semifinal, quando os comentadores Tony Aguilar e Julia Varela recordaram os mais de 50 mil mortos palestinianos desde o início da ofensiva israelita em Gaza.

Assim, a RTVE confirmou a receção da carta enviada pela UER, que reforça a proibição de declarações políticas no contexto do festival, apelando à neutralidade do certame. Durante a emissão da final, a RTVE onde refere que “o silêncio não é resposta”.

Lê Também:
Eurovisão 2025: Este ator britânico cancela participação no evento

Nesse sentido o texto da UER salienta que “o número de vítimas não tem lugar num programa de entretenimento apolítico. Além disso, o lema ‘Unidos pela música’ representa o compromisso com a unidade”. As declarações da RTVE suscitaram uma queixa formal por parte da emissora pública israelita, KAN, segundo o portal Ynet.

No entanto, a polémica adensou-se no mesmo dia em que novos ataques israelitas causaram pelo menos 58 mortos em Gaza. A final foi transmitida em direto pela RTP1, RTP Internacional e RTP Play.

Concordas com a atitude do canal espanhol?


Loading poll ...

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *