Esta nova aplicação acaba de chegar e promete deixar o Waze para trás
A Harman apresentou o Ready Aware, sistema que transforma sensores automóveis em alertas inteligentes, prometendo substituir o Waze de forma automática.
O Waze revolucionou a forma como conduzimos, permitindo que milhões de condutores partilhem informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes, obras ou perigos na estrada. Mas, e se o próximo grande passo dispensasse totalmente a interação humana? A Harman, subsidiária da Samsung, quer levar-nos até lá com a sua tecnologia Ready Aware. Trata-se de uma solução inteligente que poderá tornar-se no Waze da nova geração automóvel.
Ao contrário do Waze, que depende da comunidade e dos inputs dos seus utilizadores, o Ready Aware recorre ao arsenal tecnológico dos automóveis modernos. Assim, graças aos sensores, câmaras e até LiDAR, consegue identificar automaticamente perigos na estrada. O sistema deteta travagens bruscas, veículos a mudar de faixa de forma agressiva, objetos inesperados, semáforos avariados e outras situações que possam colocar a segurança dos condutores em risco.
A principal diferença entre o Ready Aware e o Waze
Estes alertas são gerados automaticamente, sem necessidade de intervenção humana, e enviados para a cloud, onde são validados com base na quantidade e qualidade dos dados recebidos. Em suma, quanto mais veículos detetarem o mesmo incidente, maior a fiabilidade do alerta.
Tal como o Waze usa o crowdsourcing para validar dados, o Ready Aware também o faz. No entanto, aqui a grande diferença é que não depende do toque humano. Tudo acontece em segundo plano, com base em algoritmos avançados e tecnologia embutida no carro, tornando o sistema mais rápido, preciso e menos suscetível a erros humanos.
Segundo a Harman, o Ready Aware pode ser integrado por qualquer fabricante de automóveis cujos veículos tenham sensores adequados e ligação 4G ou 5G. O sistema é compatível com plataformas Android e Linux e permite atualizações remotas (OTA), incluindo a instalação em carros que não têm esta funcionalidade.
Assim, a empresa estima que mais de 50 milhões de veículos em circulação já estão prontos para utilizar o Ready Aware. Tudo o que é preciso é que as marcas automóveis decidam aderir.
Será esta a evolução natural do Waze?