© TimeImage Production via Shutterstock.com (ID: 2220414399)

A melhor dica de etiqueta para quem visita o Japão

Caso visites o Japão há uma norma de etiqueta à qual deves atender especial atenção. 

Aquele país do continente asiático é atualmente um dos destinos turísticos mais procurados. De ano para ano os visitantes sobem exponencialmente: em dezembro de 2024 o Japão recebeu quase 3,50 milhões de turistas, um número recorde para o ano transato.

Lê Também:
4 dicas para preparar as malas de viagem segundo a ciência

No entanto, talvez esta tendência cesse… Nem que seja por pouco tempo. Tal deve-se ao facto de um manga japonês prever uma catástrofe natural no país para o próximo mês de julho deste verão. Com efeito, já inúmeras pessoas cancelaram os seus planos de passeios à terra do sol nascente.

“Watashi ga Mita Mirai” (O Futuro que Eu Vi, em português) é o nome do livro, da autora Ryo Tatsuki, que traça esta premonição. São muitos os que acreditam nela, dado que a escritora indica ter adivinhado acontecimentos de impacto mundial como o terramoto e o tsunami de 2011 no Japão, a pandemia da COVID-19, entre outros.

Pontualidade é a convenção social mais valorizada no Japão

© Mallika Home Studio via Shutterstock.com (ID: 2407694509)

O Japão é conhecido por muitas razões, sendo uma delas o facto de possuir e reconhecer vários códigos de conduta. Neste sentido, os locais valorizam mais a pontualidade, por isso tem isso em atenção caso visites Nihon.

Quem o diz é Jessica Kozuka – que já vive em Tóquio há 20 anos – num artigo para a Travel  + Leisure. A escritora ‘freelancer’ diz mesmo: “sejam pontuais”.

Lê Também:
Este foi o episódio mais divertido da viagem de Carolina Deslandes com a avó a Nova Iorque

Ainda que em vários países seja relativamente ‘ok’ chegar-se um pouco atrasado a um compromisso, “no Japão se não apareces 10 minutos antes já estás atrasado”, afirma Kozuka.

Deste modo, toda a gente é bastante cumpridora no que concerne a horários, logo a editora aconselha a que sejas sempre pontual quando reservas uma mesa num restaurante ou até mesmo quando vais apanhar transportes públicos, visto que a probabilidade de conseguires ter a tua viagem na mesma caso te atrases é bastante diminuta no suprarreferido país.

Caminhar e comer ao mesmo tempo é outro dos tabus do país asiático

japao
© CandyRetriever via Shutterstock.com (ID: 2334277333)

As cidades japonesas estão repletas de instruções que explicam porque não deves comer e andar ao mesmo tempo. 

Naquele território esta prática tem o nome de ‘tabearuki’ e é completamente desaconselhada.

A Agência de Turismo do Japão apela a que nos sentemos quando estamos a comer de forma a disfrutarmos realmente dos alimentos: para os nativos passear ao mesmo tempo que se come é sinónimo de desrespeito para com a comida.

Já conhecias estas regras de etiqueta do Japão? 



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *