James Gunn explica a polémica cena pós-créditos de Superman
O super-herói mais icónico da história, não estivesse ele entre os primeiros a ser criados, está de regresso ao cinema.
Após mais de 10 anos desde a estreia do seu último filme a solo, pode-se finalmente ouvir “Super-Homem” a voar pelo céus de Metrópolis uma vez mais no cinema. Assim, o popular herói volta a vestir os calções vermelhos por cinema das calças e a partir para nova e explosiva aventura.
No entanto, desta vez Clark Kent não está sozinho e habita um mundo já recheado por outros heróis, como Green Lantern, Hawkgirl e Mister Terrific. Isto permite ao filme de James Gunn dar-nos uma perspectiva mais refrescante do universo DC.
Qual a cena pós-créditos do novo filme?
O novo Superman de James Gunn conta com a existência de 2 cenas pós-créditos. A primeira decorre após a primeira onda de créditos, onde acompanhamos Krypto e Clark Kent a desfrutar de uns momentos de paz no espaço a observar o Planeta Terra. Este é um momento icónico da banda desenhada, previamente referenciado num poster, mas que não acrescenta nada ao enredo.
Porém, a segunda cena pós-créditos, que surge no final de todos os créditos, repete a história. Nesta cena, Superman e Mister Terrific analisam uma pequena fissura num edifício, com o herói a referir que está “um pouco fora do normal”.
O comentário sobre a fissura, causada quando Mister Terrific tentou fechar um portal dimensional durante o filme, leva o herói a referir que fez o melhor que conseguiu. No entanto, Mister Terrific abandona o local, levando Kent a refletir que “Sou tão parvo às vezes”.
O que diz James Gunn sobre as cenas?
Durante uma entrevista para promover o filme, Gunn refere que “Durante o meu tempo na Marvel, descobri que, em primeiro lugar, as cenas pós-créditos que as pessoas mais gostavam na Marvel eram as mais estúpidas. Assim, com Howard the Duck no final de Guardians e Stan Lee no final de Guardians 2”. Este conhecimento prévio foi a base apara ambas as cenas do novo “Superman”.
No entanto, o cineasta justifica ainda a controvérsia decisão de não incluir um tease para o futuro: “Não quero preparar as coisas só porque é uma cena pós-créditos chocante que nunca vamos fazer payoff”. O realizador continuou: “No entanto, gosto de dar algo ao público por ter ficado até aos créditos finais e ver quem são as pessoas que trabalharam arduamente no filme. E dar-lhes algo, penso eu, é divertido. E foi isso que eu fiz. Por isso pusemos o ‘Terrific’ no fim”.
O que diz a crítica sobre Superman?
“Superman” acumula 82% de aprovação no Rotten Tomatoes. “Gunn dá a Krypto todos os traços engraçados e frustrantes do melhor amigo do homem, aumentando a compaixão do Super-Homem e a diversão do filme”, refere a Entertainment Weekly.
Na crítica da MHD, Cláudio Alvez refere que “Vale a pena ver ‘Superman’ no grande ecrã, até mesmo em IMAX 3D, mas não esperam nenhuma obra-prima visual ou um herdeiro justo ao legado desse clássico de 1978. Mas fora essas fortes falhas estéticas e um tom de difícil equilíbrio, o projeto merece grandes elogios”.
David Corenswet lidera o elenco do filme, que junta ainda Rachel Brosnahan, Nicholas Hoult, Wendell Pierce e Skyler Gisondo, bem como María Gabriela de Faría e Sara Sampaio