Estas cantoras foram uma grande inspiração para Ella Fitzgerald
Considerada uma das melhores vozes de jazz do século XX, Ella Fitzgerald inspirou-se em duas grandes cantoras ao longo da sua carreira.
Não há dúvidas que os artistas negros de jazz são uma verdadeira peça chave para a história da música. Como tal, a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos, tornou-se o berço deste estilo musical que continua a influenciar muitos cantores e que se tornou um símbolo de luta pela liberdade.
Consequentemente, numa altura em que os escravos vindos de África lutavam pelo seu reconhecimento, muitas pessoas fizeram uso das suas vozes para se fazerem ouvir. Assim, artistas como Louis Armstrong, Nina Simone e Ray Charles são alguns exemplos da influência que o jazz tem na música hoje em dia.
Como tal, também Ella Fitzgerald se tornou uma figura ímpar no panorama musical. No entanto, como acontece a qualquer outro artista, Fitzgerald inspirou-se noutras cantoras para construir o seu percurso.
Nancy Wilson e Carmen McRae foram uma inspiração para Ella Fitzgerald
Certa vez, enquanto dava uma entrevista, Ella Fitzgerald reconheceu ter tido vários artistas como inspiração para construir a sua carreira musical. No entanto, há duas cantoras que foram apontadas como a verdadeira inspiração daquela que é considerada a ‘Primeira Dama da Canção‘.
Ainda assim, Ella Fitzgerald considerava as suas outras inspirações como artistas subestimadas – “Quando olhas ao redor, vês garotas como Dionne Warwick, que está a fazer um progresso tão bonito. E Nancy [Wilson] e Carmen [McRae]… Há tantas cantoras boas por aí. Algumas simplesmente nunca têm a chance. Então, Carmen é para mim uma das miúdas que, pode-se dizer, ainda não chegou a esse ponto. Tem uma rapariga de Chicago que eu amo muito, mas ela é uma daquelas caseiras que simplesmente não gosta de sair na estrada. Uma rapariga chamada Lurlean Hunter. E tem a Peggy [Lee], que não erra”.
Quem foram Nacy Wilson e Carmen McRae?
Tanto Nancy Wilson como Carmen McRae tornaram-se duas das vozes mais influentes do século XX dentro do estilo jazz. Como tal, a par de Ella Fitzgerald, ambas as artistas tiveram uma longa carreira musical que contou com o lançamento de importantes álbuns para a história da música.
Assim, Nancy Wilson cantou por mais de cinco décadas, destacando-se com o tema “(You Don’t Know) How Glad I Am”. Além disso, a artista lançou mais de setenta discos. Consequentemente, Wilson venceu três Grammys, nas categorias de Melhor Álbum de Jazz e Melhor Gravação de R&B, apesar de ter sido indicada sete vezes. Nancy Wilson foi, então, apelidada de ‘Estilista das Canções’.
Já Carmen McRae tornou-se uma verdadeira influência ao longo do século XX, gravando mais de sessenta álbuns. Além disso, a artista recebeu também sete indicações aos Grammys, apesar de não ter vencido nenhum. A par de Ella Fitzgerald e Nancy Wilson, também McRae se apresentou em cima dos palcos por mais de cinquenta anos.
Porque é que Ella Fitzgerald foi a ‘Primeira Dama da Canção’?
Ao longo de quase seis décadas, Ella Fitzgerald tornou-se num dos maiores nomes do jazz nos Estados Unidos. Além disso, a cantora iniciou a sua carreira acidentalmente ao subir a palco durante um espetáculo de talentos. Desde então, vários profissionais do mundo da música deixaram-se encantar pela sua voz. Consequentemente, Chick Webb decidiu apostar em Fitzgerald e convidou-a para a sua banda. No entanto, quando o baterista morreu precocemente, a artista torna-se a líder da banda com apenas 22 anos.
A partir desse momento, Ella Fitzgerald optou por seguir uma carreira a solo, resultando na venda de mais de quarenta milhões de álbuns. Além disso, a cantora recebeu catorze Grammys, entre vinte nomeações. Consequentemente, a sua voz doce, que pode ser ouvida em temas como “Dream a Little Dream of Me”, levou a que Fitzgerald fosse apelidada de ‘Primeira Dama da Canção’.
És fã de Ella Fitzgerald? Qual a tua canção preferida da artista? Conhecias Nancy Wilson e Carmen McRae?