Já saíram as notas dos Exames Nacionais do Ensino Secundário
Saíram hoje os resultados dos Exames Nacionais do Ensino Secundário do ano 2025. Português teve subida na média, enquanto que Matemática desceu.
O Ministério da Educação divulgou hoje os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário de 2025. O balanço revela oscilações significativas nas médias das principais disciplinas em relação ao ano anterior, destacando uma ligeira recuperação em algumas áreas, enquanto outras sofreram quebras notáveis.
A disciplina com maior número de provas realizadas foi Português, com 76.939 exames, registando uma média de 12,6 valores (uma subida face aos 11,1 valores de 2024). Ainda assim, várias disciplinas apresentaram quebras acentuadas, como Matemática A (com 35.651 provas), cuja média caiu de 12,1 para 10,5 valores. Física e Química A também viu a sua média descer, fixando-se agora em 11,0 valores, abaixo dos 11,6 do ano anterior.
Média das notas de Biologia e Geologia viu uma subida considerável
Biologia e Geologia foi uma exceção entre as ciências, com um aumento na média de 9,9 para 12,4 valores, o que representa uma das maiores subidas entre as disciplinas mais frequentadas. Geografia A e Filosofia, por outro lado, registaram ligeiras descidas nas médias, mantendo-se próximas dos 10 valores.
No campo das línguas estrangeiras, Inglês manteve-se estável com uma média de 14,1 valores, enquanto Espanhol (iniciação) teve uma quebra de 14,3 para 13,1 valores. Francês também desceu (de 13,8 para 13,0), enquanto o Mandarim (iniciação), apesar de ter apenas 24 provas, continua a destacar-se com a média mais alta: 14,3 valores (ainda que tenha descido face aos 17 valores do ano anterior).
Disciplinas menos concorridas como Latim A (11 exames) e Italiano (20 exames) também registaram médias relativamente altas: 12,7 e 13,9 valores, respetivamente. A disciplina de Português Língua Não Materna teve um ligeiro aumento, passando de 13,5 para 13,8 valores.
Em geral, apesar das variações, o panorama mostra uma melhoria modesta em algumas áreas fundamentais como o Português, contrastando com uma quebra mais preocupante nas médias das disciplinas de Matemática e Economia.
Os resultados agora divulgados dizem respeito à 1.ª fase dos exames, realizados entre junho e julho. Os estudantes que pretendem melhorar as suas notas ainda terão oportunidade na 2.ª fase.
Como te correram os exames nacionais?