©Halfpoint via ShutterStock (ID 2473375841)

Os Meus 5 livros favoritos de 2025, até agora

És fã de livros? Eu também e sendo que já vamos a mais de meio do ano, deixo aqui o meu Top 5 de livros de li em 2025.

Após vários anos em pausa em leituras, voltei a dar uma nova oportunidade aos livros de fantasia, que é o meu género favorito de leitura. E é claro que neste regresso comecei a ler populares nomes atuais, como por exemplo Sarah J. Maas e Rebecca Yarros. No ano passado consegui finalmente terminar a série “Trono de Vidro” de Maas e ler ACOTAR. Mas também li “Quarta Asa” e “Chama de Ferro” e esperei como muitos pelo novo capítulo.

Já durante 2025, comecei por ler “Corte de Chamas Prateadas” de Sarah J. Maas, que não é o meu favorito da saga e tive dificuldades em terminar o livros. Mas também terminar a trilogia de “O Povo do Ar” de Holly Black, como “O Rei Perverso” e “A Rainha do Nada”. Contudo, também comecei a saga “Sangue e Cinzas” de Jennifer L. Armentrout.

Dos 10 livros que já li, deixo agora aqui o meu Top 5, mas atenção vão haver muitos spoilers sobre o enredo destes livros. Por isso, podes só ler os títulos e não toda a descrição.

5 – De Sangue e Cinzas de Jennifer L. Armentrout

de sangue e cinzas jennifer l armentrout livros
© Editora Marcador

Para fazer uma pausa de Maas, pois ainda não comecei a ler a terceira saga da autora muito por causa do tamanho enorme desses livros, comecei esta nova saga. Se gostas de romantasy, ou fantasia romântica com vampiros, deuses e shapeshifters, esta série é para ti. Nós começamos com este livro onde seguimos a história de Poppy, uma jovem que é a escolhida para salvar Solis dos Atlantianos. Mas para isso, ela tem de manter pura e não formar nenhuma ligação, algo que se torna difícil para Poppy. Especialmente com a chegada de Hawke, o seu novo guarda-costas que a tem de proteger do príncipe atlantiano que a quer morta.

Lê Também:
Esta icónica banda desenhada acaba de ser proibida nos Estados Unidos da América

Eu adorei este livro e gosto imenso de Poppy, por ela não ser a donzela perfeita e obediente. Desde o início, que ela não gosta da situação em que está e não quer ser a escolhida, mas também não sabe o que ser para além do papel que lhe deram. O final deste livro surpreendeu-me com a revelação de que Hawke, o guarda-costas por quem Poppy se apaixona, é afinal Casteel Da’Neer, o príncipe atlantiano que todos dizem que a quer morta.

“De Sangue e Cinzas” está em quinto lugar pelo seu belo início desta série, mas no entanto há outros livros que gostei mais.


4 – Uma Sombra na Brasa de Jennifer L. Armentrout

uma sombra na brasa jennifer l armentrount livros
© Editora Blue Box Press

“Uma Sombra na Brasa” é o início de uma série acompanhante de “De Sangue e Cinzas”. A ação destes livros decorre centenas de anos antes de conhecermos Poppy e Casteel, num mundo onde os deuses e primodiais estão acordados e influenciam a vida dos mortais. Tal como no livro anterior, seguimos a história de Seraphina, ou Sera, uma princesa que tem o peso de ser a peça chave para salvar o seu reino. Isto porque um antepassado seu fez uma acordo com o Primodial da Morte para salvar o seu reino. O acordo é que o primodial fica com a primeira descendente feminina da família como sua consorte.

Lê Também:
5 livros a não perder esta semana nas livrarias portuguesas

Contudo, o verdadeiro objetivo de Sera é fazer o Primodial da Morte se apaixonar por si e o matar, para salvar o seu reino. Mas nem tudo corre como planeado.

Eu gostei deste livro, pois dá mais algumas informações sobre personagens que são importantes nos mais recentes livros da série “Sangue e Cinzas”. Embora, o enredo seja um pouco reciclado, eu gosto das personagens como Sera, Nyktos, Nektas e os outros deuses da corte de Nyktos. Este livro termina com a revelação de que Sera precisa de Nyktos para ascender, porque tem os poderes dos Primodiais da Morte e da Vida dentro dela. Isto depois de ter sido descoberto o plano original dela.


3 – Reino de Carne e Fogo de Jennifer L. Armentrout

reino de carne e fogo jennifer l armentrout
© Editora Marcador

Sim, Jennifer L. Armentrout é uma das autoras que tenho lido mais este ano já que estou a ler duas séries escritas por ela. “Reino de Carne e Fogo” é o segundo livro da saga “Sangue e Cinzas” e é talvez o meu favorito da saga. O que acontece muitas vezes comigo, eu tenho alguma tendência em gostar muito do segundo livro de uma série.

Neste livro vemos Poppy a ser confrontada com todas as mentiras que lhe foram contadas, que tudo o que acreditava era falso. Ela está muito magoada com toda a traição, especialmente a de Hawke, agora Casteel. No entanto, ela sabe que tem de sobreviver, mas a sua atração por Casteel é muito forte.

Lê Também:
Os 5 Comic Books mais lidos da semana, segundo o Goodreads

Neste livro adorei a cena do casamento entre Poppy e Casteel, também adorei conhecer Kieran e os outros wolvens, uma espécie de lobisomens que consegue mudar de formas sem estar dependentes da lua. Também gosto de ver que Poppy começa a aceitar o seu poder, o que leva ao final do livro, onde ela é coroada de rainha. Armentrout adora terminar um livro com grandes revelações no final.


2 – Os Jogos dos Deuses de Abigail Owen

© Editor Quinta Essência

Eu nem vou a metade deste livro, sendo ele até um dos poucos que estou a ler em português, e já se está a tornar num dos meus favoritos do ano. “Os Jogos dos Deuses” é os “The Hunger Games” mas com mitologia grega.

Nós seguimos a história de Lyra, uma órfã que acreditar estar amaldiçoada por Zeus desde o nascimento. Neste mundo, os deuses gregos, entre outros panteões, estão bem vivos e querem as rezas e sacrifícios dos mortais. Contudo, a cada 100 anos eles reúnem-se para a Contenda, uns jogos criados pelos deuses do Olimpo onde cada um escolhe um mortal para o representar para saber quem é o próximo deus a governar.

Lê Também:
Estes 5 thrillers são os melhores livros para leres este verão

Só que este ano é diferente, a jovem Lyra é escolhida por Hades, o Rei do Submundo, na primeira vez que este participa na Contenda. Porquê? Ninguém sabe, mas isto acontece após a morte de Perséfone.

Para já estou a adorar como os deuses estão a ser descritos, pois sou grande fã de mitologia. Estou a adorar Lyra e esta versão de Hades. Ainda não consigo dizer muito mais, porque ainda não terminem o livro.


1 – Tempestade de Ónix de Rebecca Yarros

tempestade de ónix rebecca yarros livros
© Editora Planeta

Tal como muitos outros fãs desta saga, “Tempestade de Ónix” destruiu-me. Especialmente depois do final do livro anterior, onde Xaden virou venin. Neste livro, Violet quer descobrir como salvar Xaden e precisa de informação que os seus superiores não querem dar e põem alguns entraves. Os vilões desta história querem Violet por causa dos seus poderes.

Houve vários momentos chocantes durante este livro, como o descobrir que a mãe de Xaden está viva e a viver bem. Acreditem, todas as cenas com ela apeteceu-me mandar o livro pela janela. Mas também temos a apresentação da linhagem de Andarna e depois a sua separação de Violet. Posso dizer que chorei nesse momento, porque adoro a Andarna.

Lê Também:
Os 5 melhores livros de thriller segundo o Goodreads

Contudo, o final não me surpreendeu muito. Desde o final de “Chama de Ferro” que sabia que Xaden ia deixar Violet para a proteger, está no seu ADN. Mas a questão ainda é, quem é o outro irmão? Eu acho que é Bodhi, especialmente por causa das pistas da própria Rebecca Yarros. Para além disso adoro, algumas das personagens que tiveram mais destaque neste livro, como por exemplo Aaric Grayscale.

Quais são os teus livros favoritos do ano até agora? Leste algum destes? 



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *