Morreu Ozzy Osbourne, mestre do Heavy Metal
Apelidado por muitos ‘Príncipe das Trevas’, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, duas semanas depois de se despedir dos palcos.
Mais do que uma lenda, Ozzy Osbourne será sempre uma figura icónica do Heavy Metal. Além disso, ao longo de mais de cinco décadas o músico brilhou em cima dos palcos do mundo inteiro com performances que desfiavam o racional. Consequentemente, o público começou a apelidá-lo de ‘Príncipe das Trevas’, um nome que condizia com a sua forma de ser.
Hoje, 22 de julho de 2025, o mundo vê partir um dos grandes nomes da música britânica. Apesar de a causa da morte não ter sido ainda revelada, o cantor viva há vários anos com a doença de Parkinson, para além de outros problemas de saúde resultantes de uma vida de abusos. Ozzy Osbourne tinha 76 anos e conseguiu ainda despedir-se dos palcos com um último concerto com a banda que o coroou ‘Príncipe das Trevas’, os Black Sabbath.
O Mestre do Heavy Metal partiu aos 76 anos
Nascido em 1948, John Michael Osbourne esteou-se a cantar com apenas vinte anos de idade. Juntamente com Tony Iommi (guitarra), Bill Ward (bateria) e Geezer Butler (baixo), Ozzy criou aquela que viria a ser conhecida como uma das bandas pioneiras do Heavy Metal Britânico. Em conjunto, o grupo lançou temas como “War Pigs”, “Iron Man” e “Paranoid”.
Mas, nem só de sucessos viveu a banda e, em 1979, Ozzy Osbourne viu-se dispensado do grupo devido aos seus vícios em álcool e drogas. Ainda assim, o cantor seguiu uma carreira a solo de enorme sucesso, tendo lançado treze álbuns de estúdio. No entanto, as suas apresentações ao vivo contribuíram ainda mais para construir um legado de misticismo. Exemplo disso ocorreu durante um espetáculo nos anos 80, em que Osbourne comeu a cabeça de um morcego durante o concerto.
Eternamente devoto aos fãs, Ozzy Osbourne viu-se obrigado a deixar os palcos quando a doença de Parkinson se começou a acentuar ainda mais. Assim, no início de julho, os Black Sabbath voltaram-se a reunir para permitir uma despedida de Ozzy. Semanas depois, o músico partiu e a notícia foi dada pela família, num comunicado em que se pode ler “É com uma tristeza que as palavras não conseguem expressar que informamos que o nosso querido Ozzy Osbourne morreu esta manhã. Estava com a família e rodeado de amor. Pedimos que respeitem a nossa privacidade neste momento difícil”.
Para trás fica uma longa vida dedicada à música, onde Ozzy Osbourne se destacou como um verdadeiro ‘Príncipe’, daqueles que nos ensinam a ver as trevas com outros olhos. Até sempre, Ozzy Osbourne!