© Valentyn Volkov via Shutterstock, ID: 1981500938

Especialistas do sono alertam para evitar beber café depois desta hora

Quem nunca se viu a saborear aquele café depois de uma tarde cheia de tarefas ou até mesmo à beira da noite? Vamos ser sinceros, o café é quase uma cultura, um amigo fiel, uma espécie de super-herói em forma de bebida. No entanto, a nossa relação com a cafeína pode não ser tão simples quanto parece.

Portanto, por mais que a cafeína tenha benefícios bem conhecidos, como melhorar a atenção e o estado de alerta, existe uma senão. O momento do dia em que se consome cafeína pode ser o segredo para evitar que as tuas noites se transformem numa luta contra o travão do sono.

Lê Também:
Como nasceu o hábito das pipocas no cinema?
 

Será que o café depois das 15h00 está a afetar o teu sono?

Maquina de Café
© stockphoto for you via Shutterstock.com (ID: 767150956)

Se já sentiste que uma chávena de café à tarde pode fazer parte do teu ritual de trabalho ou simplesmente como uma pausa durante o dia, talvez esteja na hora de reconsiderar. Assim, a cafeína tem uma semi-vida de até 8 a 10 horas, o que significa que o seu efeito permanece no organismo muito depois do que imaginas. Segundo estudos científicos, consumir até 200mg de cafeína nas últimas seis horas antes de dormir pode reduzir o teu tempo de sono total em cerca de uma hora.

E quem nunca ouviu aquele famoso amigo a dizer que “café não me faz nada, posso beber antes de dormir”? A verdade é que, por mais que alguns se sintam imunes à cafeína, ela influencia a qualidade do sono de formas subtis e nem sempre óbvias. Não estamos a falar de insónias graves, mas de noites mal dormidas e de um cansaço inexplicável ao acordar. A questão é que o café, quando consumido tarde demais, pode interferir nos ciclos naturais de sono, deixando-o mais fragmentado.

E isso, por si só, é um convite para te sentires mais cansado no dia seguinte e, de forma perigosa, aumentar a quantidade de cafeína consumida ao longo do tempo para “compensar”.

Lê Também:
TikTok vai salvar os cinemas? Estudo revela tendência surpreendente
 

Pub

Qual é a quantidade ideal?

café
© Akiravilla via ShutterStock (ID: 632913353)

Para quem gosta de café, há uma boa notícia: não precisas de o eliminar da tua rotina. Como qualquer bom apreciador de café sabe, a moderação é a chave. Embora 400mg de cafeína por dia seja considerado seguro para a maioria dos adultos, o consumo deve ser distribuído ao longo do dia, de forma inteligente. Não há problema em tomar aquele café logo pela manhã ou durante a tarde, mas a partir das 15h00, a coisa começa a mudar.

O melhor mesmo é procurar alternativas mais leves ou até mesmo evitar a cafeína após esse horário. E as bebidas energéticas? Aqui, o cenário muda completamente. Elas não só contêm mais cafeína por dose como, quando consumidas em excesso, podem provocar sérios problemas cardíacos e neurológicos. E, quando combinadas com álcool, o perigo é multiplicado.

Portanto, o café pode continuar a fazer parte da tua vida, mas o truque está em saber quando parar. Assim, um bom conselho é: “bebe com moderação“. Não custa nada.

Pub

E tu, como gosta do teu café?

café
© New Africa via Shutterstock.com (ID: 2105486756)

Mas, agora que já sabes como a cafeína pode afetar o teu sono, fica a pergunta: já pensaste em evitar aquele café à tarde? Quando foi a última vez que te questionaste sobre o impacto do café na tua qualidade de vida, e em especial no teu sono?

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *