Oceanário de Lisboa inaugura novo habitat mesmo a tempo do fim de semana
Se és de Lisboa ou estás a pensar visitar a capital portuguesa então não podemos deixar de te recomendar o Oceanário de Lisboa. O aquário público, e instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia, foi inaugurado em 1998 em plena Expo, e desde então que tem recebido milhões de visitas. Por exemplo, em 2012 foi reportado que o espaço recebeu uns impressionantes 900.000 visitantes.
O Oceanário de Lisboa, considerado o melhor oceanário do mundo pelo TripAdvisor em 2017, conta com a exposição “Florestas Submersas” de Takashi Amano (inicialmente temporária, ela ocupa o espaço há dez anos), e a experiência imersiva “Universo Submerso”, além do aquário em si. Entre as espécies que lá podes encontrar estão aves, mamíferos, peixes e muito mais.
Qual o novo habitat do Oceanário de Lisboa?
Ao longo dos anos, o espaço sofreu renovações. Recentemente, os pinguins foram o alvo de uma destas atualizações e o seu novo habitat já está disponível ao público. Atualmente com o nome “Oceano do Sul”, ele recria as zonas costeiras subantárticas, servindo de casa a 29 pinguins-de-magalhães e 12 andorinhas-do-mar-inca.
Inicialmente construído em 1996, o novo habitat do Oceanário de Lisboa nasceu graças a um esforço coletivo de 136 profissionais, de 12 nacionalidades diferentes, e cerca de 50 empresas. Ele tem como objetivo recriar um ambiente subantártico ideal não apenas para os animais, como para os visitantes.
Pedro Pais, Aquarista, explica: “A reintrodução foi feita pausadamente (a 20 de agosto). Nós optámos por introduzir os mais velhos primeiro, não só porque são animais muito velhos, têm um ritmo muito diferente e porque isso faria com que todos os outros, mais novos, quando entrassem, para além do espaço ser um espaço diferente, conseguiam ter referências comuns e familiares”.
Os animais reagiram bem, com Pais a acrescentar: “Aglomeram-se na ilha, uma que nunca tinham visto, mas foram recetivos a 100%. Subiram logo e ficaram todos a olhar para nós”.
Já Hugo Batista (diretor de Biologia), revela “O grande sucesso foi realmente ver o comportamento dos animais quando regressaram ao habit. Realmente conseguia-se perceber, de alguma forma, a alegria que tinham em regressar. Vocalizaram bastante, comeram bastante bem, e começam já a explorar os novos espaços.
Quanto custa uma visita?
O Oceanário de Lisboa tem algumas opções de bilhetes, sendo os mais baratos 25 euros. Eles incluem a visita ao aquário e às duas exposições. Por 33.90 euros, tens também acesso a uma viagem na telecabine. Se preferes uma visita guiada tens as opção normal de 36 euros (para grupos) e 75 euros (para duas pessoas).
No caso de seres super fã ou muito curioso, tens ainda disponíveis bilhetes que incluem visita exclusiva com alimentação e treino (75 euros), e uma visita guiada aos bastidores (40 euros).