© Samsung

Samsung Galaxy Watch 8 é o nosso adjunto para saúde e treino?

É este o melhor wearable que há? O Samsung Watch 8 é o nosso companheiro para tudo!

O Samsung Galaxy Watch 8 continua a tradição da marca ao combinar inovação em saúde e bem-estar com um design refinado, embora mantenha a necessidade de carregamento diário. O novo smartwatch vem equipado com o Google Gemini integrado, que oferece controlo por voz inteligente, e com o Galaxy AI, que amplia as já amplas capacidades de monitorização de atividades, treino, sono e stress (e sim, o trunfo está aqui!). Entre as novas funcionalidades, destacam-se a medição dos níveis de antioxidantes — inédita entre smartwatches — e o acompanhamento inteligente de treino e descanso, com um treinador virtual capaz de planear programas personalizados para corridas e sono. No início a ideia parece um bocado ficção científica, mas acreditem que vai resultar!

Pub

Fisicamente, o Galaxy Watch 8 é mais fino e tem um ecrã mais brilhante do que o seu antecessor, o Galaxy Watch 7. O preço inicial subiu mas não de forma significativa. Apesar do aumento, continua competitivo face aos rivais diretos, como o Google Pixel Watch 4. Está disponível nas cores prata e grafite, com várias opções de pulseira desportiva ou de tecido. Em paralelo, a Samsung lançou o Galaxy Watch 8 Classic, que mantém a icónica moldura rotativa física, partilhando sensores e funcionalidades com o modelo base.

Um treinador 24h por dia

O relógio é alimentado pelo processador Exynos W1000, um chip de cinco núcleos acompanhado por 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. É compatível com smartphones Android a partir da versão 12, embora algumas funções de IA e gestos sejam exclusivas de dispositivos Samsung. A IA da marca oferece planos personalizados para corridas, feedback em tempo real e análise de sono avançada baseada no ritmo circadiano e na “carga vascular”, uma métrica de eficiência cardíaca. O relógio precisa de alguns dias para criar uma linha de base, comparando depois cada noite para identificar padrões. Depois, é ir melhorando a nossa rotina e performance!

A funcionalidade de teste de antioxidantes é outro destaque: basta retirar o relógio e colocar o dedo no sensor traseiro durante alguns segundos para obter uma leitura que pode indicar carências alimentares ou riscos de doenças metabólicas. Após a medição, o relógio sugere ajustes dietéticos, como aumentar o consumo de vegetais. Esta é a funcionalidade que mais surpreende e a verdade é que as sugestões ficam na nossa mente e tentamos adaptar.

O Galaxy Watch 8 executa o One UI 8, baseado no Wear OS 6, oferecendo acesso à Play Store, apps como Gmail, Maps e Calendar, e controlo por gestos. O Gemini pode enviar mensagens, responder a perguntas e interagir com apps do relógio. A interface foi reformulada com painéis (“tiles”) personalizáveis que mostram, de forma mais eficiente, informações como passos, pontuação de energia e sono. O desempenho geral é fluido e responsivo, sem atrasos notáveis.

Pub

O conjunto de sensores inclui o sistema BioActive (para frequência cardíaca, ECG e composição corporal), acelerómetro, barómetro, bússola, giroscópio e sensor de temperatura. Mantém ainda o medidor de oxigénio no sangue (SpO₂), ausente nos modelos recentes da Apple. As medições de frequência cardíaca e GPS mostraram-se mais precisas que nas gerações anteriores, e o relógio detetou automaticamente treinos e caminhadas com maior rapidez que a concorrência.

Lê Também:
Os 5 computadores portáteis gaming ao melhor preço na Amazon

Durante o sono, o Watch 8 monitoriza ciclos, qualidade e métricas fisiológicas, como respiração e temperatura da pele. O novo treinador de sono com IA analisa o horário do utilizador e propõe rotinas semanais personalizadas para melhorar a qualidade do descanso. Após alguns dias, o sistema atribui um “perfil animal” com base nos hábitos de sono — como “pinguim”, para quem descansa o suficiente, mas acorda com frequência. O treino inclui listas semanais com metas, como reduzir cafeína, fazer meditação e manter horários consistentes.

Pub

A bateria, de 325 mAh (ou 435 mAh no modelo maior), oferece entre 30 e 40 horas de autonomia segundo a Samsung, mas nos testes durou cerca de 29 horas com o ecrã sempre ligado e 42 horas com o modo desativado. Apesar de uma ligeira melhoria face ao Watch 7, continua inferior a rivais como o Pixel Watch 4, que ultrapassam facilmente os dois dias de uso. O carregamento completo demora cerca de 60 minutos e portanto, o conselho é: carreguem todos os dias, por exemplo, enquanto estão a tomar banho, etc…

É realmente especial

O processo de configuração é simples e semelhante ao das versões anteriores, feito através da aplicação Galaxy Wearable. O relógio tem dois botões físicos — o superior para início, multitarefa e comandos de voz via Gemini, e o inferior para retroceder — além de controlos por gestos e ecrã tátil intuitivo.

Pub

No geral, o Samsung Galaxy Watch 8 é o smartwatch Android mais completo e preciso atualmente disponível. Oferece avanços significativos em monitorização de saúde, maior precisão nos sensores, novas medições exclusivas como a de antioxidantes e um sistema de IA que realmente acrescenta valor à experiência. É fantástico falarmos com o relógio e termos sugestões para a nossa alimentação, rotinas e treinos. O design mais fino e o ecrã mais brilhante reforçam a sua atratividade, embora a autonomia continue a ser o ponto fraco. Ainda assim, pela sua combinação de inovação, funcionalidades e desempenho, o Galaxy Watch 8 conquista o título de Rei dos relógios inteligentes compatíveis com Android.

Contudo, não nos ficamos por aqui, porque o Galaxy AI é o grande trunfo para a nossa produtividade e é isso que exploramos no vídeo a seguir. Para saberes como um ecossistema Samsung te pode ajudar com a tua produtividade na vida profissional ou pessoal, vê o nosso vídeo aqui ou já a seguir a este texto e decide se este smartwatch é para ti.

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *