Portugal celebra em direto na TV portuguesa o inédito Mundial de Sub 17
A Seleção Portuguesa de Sub-17 fez história ao sagrar-se nesta última quinta-feira, campeã mundial da categoria, a primeira vez que atinge o topo do mundo. A final, disputada no Khalifa International Stadium em Doha (Qatar), terminou com um triunfo por 1-0 frente à Áustria Sub-17. O único golo surgiu aos 32 minutos, por intermédio de Anísio Cabral, que com este tento reafirmou o seu estatuto de melhor marcador da equipa no torneio.
Com esta vitória, Portugal soma o seu primeiro Mundial Sub-17, juntando-se aos dois títulos que detinha no escalão de Sub-20, conquistados nos Mundiais de 1989 e 1991. Além disso, é de relembrar que desta seleção de formação do final dos anos 80 sairam nomes como Rui Costa, Luís Figo, João Vieira Pinto, Abel Xavier, entre muitos outros.
Caminho até ao título
A conquista no Qatar coroou um percurso exemplar da equipa. Na fase de grupos, apesar de uma derrota frente ao Japão, a equipa portuguesa garantiu a qualificação como segunda classificada do Grupo B. Assim sendo, seguiram-se vitórias nas rondas a elminar:
- Oitavos: triunfo frente à México Sub-17 por 5-0;
- Quartos de final: vitória sobre a Suíça Sub-17 por 2-0;
- Meias-finais: eliminação da Brasil Sub-17 numa dramática disputa de penáltis — 6-5, após 0-0 no tempo regulamentar.
O que representa este título para o futebol português?
Este triunfo representa um marco para o futebol de formação em Portugal. Assim sendo, depois de ter conquistado o título europeu Sub-17 em maio deste ano, a equipa comandada por Bino Maçães confirmou, com esta vitória global, que a geração é de elite.
Para além do valor simbólico, o primeiro título mundial no escalão Sub-17, este sucesso reforça a aposta na formação e celebra o talento emergente de jovens jogadores que prometem moldar o futuro da Seleção Nacional.
Transmissão e celebração em Portugal
A transmissão da final foi feita pela televisão portuguesa: a RTP1 e o Canal 11 emitiram o encontro em direto. Além disso, com o triunfo consumado, as autoridades portuguesas vão receber oficialmente os jovens campeões já hoje.
A seleção deverá chegar a território nacional pelas 12h. Depois, os jogadores seguirão para a Cidade do Futebol, em Oeiras, onde celebrarão a conquista com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O evento está marcado para as 14h30 e, ao que tudo indica, a RTP Notícias e o Canal 11 o irão transmitir em direto.


