Gmail vai terminar para todas estas contas
A Google continua com uma das medidas mais impactantes dos últimos anos. Assim sendo continua a eliminação de milhões de contas Gmail. A decisão, que já tinha sido anunciada no final de 2023, continua e deverá afetar utilizadores em todo o mundo.
Google aperta regras

Desde o seu lançamento em 2004, o Gmail tornou-se um dos serviços de e-mail mais populares do planeta. O serviço integra-se com ferramentas essenciais como Google Drive, Google Fotos, Docs ou Calendário. À medida que o número de contas cresce, aumenta também o risco de que hackers explorem contas “abandonadas”.
Segundo a Google, as contas sem atividade apresentam dez vezes menos probabilidade de ter autenticação de dois fatores. Por isso, tornam-se alvos fáceis para hackers, que as podem usar para disseminar malware, enviar spam ou realizar fraudes.
Quais são as contas Gmail que vão ser apagadas?
A medida aplica-se a todas as contas Google, incluindo Gmail, que não tenham registo de atividade há pelo menos dois anos. Isto significa que qualquer conta que não tenha sido usada desde 2023 está em risco de desaparecer. E o impacto não se limita ao e-mail. Uma vez eliminada, a conta desaparece por completo, incluindo:
Assim sendo, ficheiros, fotografias, documentos, vídeos e qualquer conteúdo associado deixam de estar acessíveis. Contudo, para reduzir o impacto da medida, a Google tem enviado notificações aos utilizadores afetados, alertando para a necessidade de ativar a conta antes da data-limite.
Porque está a Google a eliminar contas?
De acordo com a empresa, as contas abandonadas representam riscos significativos. A falta de autenticação reforçada facilita ataques e aumenta a probabilidade de invasores usarem essas contas para atividades ilícitas. Além disso, limpar contas antigas permite melhorar a gestão de armazenamento global e otimizar recursos internos.
Como impedir que a tua conta seja eliminada?
Para quem tem contas antigas, pouco usadas ou que servem só para fazer downloads ocasionais, há boas notícias. Basta realizar qualquer atividade mínima na conta para reiniciar o contador de dois anos. Entre as ações válidas estão:
- Enviar um e-mail no Gmail;
- Guardar ou eliminar ficheiros no Google Drive;
- Instalar uma app através da Google Play Store;
- Ver vídeos no YouTube com sessão iniciada;
- Realizar pesquisas no Google com a conta ativa;
- Entrar num site utilizando o login Google.
O que fazer se já não tens acesso à conta?

Caso não consigas iniciar sessão ou tenhas esquecido a palavra-passe, é essencial recuperar o acesso o quanto antes. A Google oferece ferramentas de recuperação que incluem confirmação por e-mail alternativo, número de telefone ou perguntas de segurança antigas. Ou seja, se a conta ainda não estiver marcada para eliminação, é possível recuperá-la. No entanto, após a eliminação, o processo é geralmente irreversível.

