Tomb Raider: Catalyst | Toda a verdade sobre o novo jogo de Lara Croft
Lara Croft em permanecido ausente do mundo dos videojogos pro vários anos. No entanto, a exploradora e heroína prepara-se para regressar de forma inquestionável já em 2026 com o primeiro de dois novos jogos.
Em 2013, os jogadores foram introduzidos a um novo reboot que deu a conhecer uma Lara Croft mais jovem e experiente. Ao longo de três jogos, “Tomb Raider”, “Ride of the Tomb Raider” e “Shadow of the Tomb Raider“, os jogadores acompanharam o crescimento da heroína até ela se tornar a histórica lenda que todos conhecemos.
No entanto, com o passar de cada projeto, o interesse dos jogadores nesta jornada começou a decrescer. Isto afetou não só a recepção dos últimos projetos, mas também as vendas nas várias plataformas. Assim, após um período de incerteza, surgem-nos dois novos jogos que prometem mudar o rumo da história.
Tudo começa com Legacy of Atlantis?

Em 2026 os jogadores oportunidade de embarcar numa nova aventura com Lara Croft em “Tomb Raider: Legacy of Atlantis”. O jogo, revelado durante o The Game Awards 2025, é uma espécie de remake de “Tomb Raider” (1996). Contudo, este não se trata de uma atualização gráfica e de jogabilidade normal, dando também oportunidade ao estúdio de expandir a história e explorar o mundo mais afundo.
Porém, esta não é a primeira vez que o jogo original sofre um remake, em 2007 os jogadores foram presenteados com “Tomb Raider: Anniversary” que procurou recriar a experiência do original. Agora, a Crystal Dynamics procura fazer refresh e regressar às origens.
Qual a importância de Tomb Raider: Catalyst?

Embora “Tomb Raider: Legacy of Atlantic” tenha os fãs entusiasmados, é “Tomb Raider: Catalyst” que mais tem dado que falar. O novo jogo oferece uma história fresca, introduzindo uma aventura nunca antes vista e com personagens novas.
No entanto, o anúncio deixou os fãs curiosos e cheio de dúvidas. Embora os gráficos modernos e a história tenham cativado tudo e todos, muitos questionam-se em que continuidade decorre o jogo? Será uma sequela à trilogia Survival? Ou aos seis jogos originais? Assim, Will Kerslake, o diretor de jogo da Crystal Dynamics, entrou em ação e esclareceu todas as dúvidas.
Numa entrevista com a GamesRadar, Kerslake esclarece que o jogo serve de sequela à trilogia Legend aos anos 2000, que concluiu com “Tomb Raider: Underworld”. No entanto, o diretor assegura que os fãs não precisam de jogar novamente o clássico para desfrutar do novo projeto.
“Do ponto de vista cronológico, ‘Tomb Raider: Catalyst’ passa-se anos depois dos acontecimentos de ‘Tomb Raider: Underworld’. Com a trilogia do reboot a servir de história de origem, estamos a ver uma Lara Croft mais experiente” afirma Kerslake. “O que é importante saber é que este é um novo capítulo de Tomb Raider. Por isso, quer tenhas seguido a Lara desde o início, quer este seja o teu primeiro jogo Tomb Raider, ‘Tomb Raider: Catalyst’ foi concebido para se manter por si só como uma aventura que pode ser apreciada por todos”.
“Tomb Raider: Catalyst” tem estreia marcada para 2027, ainda com data por definir, para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

