© Bertrand Editora

Holiday Ever After – Análise

A autora inglesa Hannah Grace ficou popular nas redes sociais pelos seus romances leves e divertidos. Começou com “Icebreaker”, em 2022, um romance com entre uma patinadora e um jogador de Hockey.

Desde então lançou “Wildfire” e “Daydream”. No entanto, “Holiday Ever After” é o seu primeiro romance passado durante o Natal. Acompanhamos Clara, uma empresária que viaja até uma pequena cidade americana para limpar a imagem da empresa da sua família após ser acusada de plagiar um brinquedo de Natal.

Pub

Viajamos até um filme de Natal

Hannah grace Livros
© Bertrand Editora

São claras as inspirações que Hannah Grace retira dos clássicos filmes de Natal passados em pequenas cidades americanas. Contudo, também temos muito de “Gilmore Girls”.

Uma pequena cidade em que todos se conhecem e todos se entreajudam, com vibes outonais e, também, natalícias. Assim, sentimos mesmo que nos transportamos para Fraser Falls. Conseguimos imaginar cada lojinha e café, pela descrição de Hannah Grace e também a praça central semelhante a “Gilmore Girls”.

Pub Ad Banner

É, sem dúvida, um livro de conforto em que sentimos que já conhecemos aquelas personagens, as suas coisas boas e coisas más, mesmo as personagens secundárias. Livros com os tropes de Small City e Found Family são sempre muito cozy. Dão-nos vontade de fazer uma maratona de leitura em frente à lareira com uma mantinha.

Protagonistas independentes

Em romances, muitas vezes os autores caem na tendência de tornar as personagens femininas pouco independentes, dependendo demasiado da personagem masculina. Hannah Grace estabelece, desde o início, uma personagem feminina que toma as rédeas da sua vida, que vai em busca daquilo que procura.

Pub

Lê Também:
Parte de Nós, a Crítica | Hannah Bonam-Young num romance com propósito e representatividade

Mesmo tendo um desenvolvimento pessoal ao longo do livro, Clara é uma personagem que não se deixa levar e que não atura alguém que não lhe traz benefícios. Assim, a relação entre o casal principal tem, até, uma dinâmica mais interessante, de tentarem melhorar-se um ao outro e motivarem-se.

Pub

Desenvolvimento lento

Holiday Ever After Livro
© Bertrand Editora

Dentro da positividade do livro e do espírito natalício que transmite, alguns pormenores poderiam ter melhorias. Livros de romance, quando são grandes, têm muitas vezes o problema de se tornarem redundantes.

A certa altura os problemas de Clara e de Jack, os protagonistas do livro, e mesmo de Fraser Falls, já se tornavam sempre os mesmos, o que causa alguma lentidão no desenvolver do livro. “Holiday Ever After” beneficiava em retirar algumas páginas e apressar a trama.

Pub

Contudo, o final pareceu um bocadinho apressado. A relação de Clara com os pais e com a empresa podia ser mais desenvolvida e o futuro da sua carreira podia ser mais explícito, até pela forma como desenvolvem a personagem de Clara, com objetivos e ambições muito claras na sua carreira.

Conclusão

Pub

“Holiday Ever After”, de Hannah Grace, é um romance natalício leve e confortável, inspirado nos clássicos filmes de Natal em pequenas cidades americanas e em séries como Gilmore Girls.

Overall
6/10
6/10
Sending
User Review
0 (0 votes)

About The Author


Leave a Reply