© 2025 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Óscares 2026: Surpresas e destaques das nomeações

Chegou um dos mais aguardados dias para os fãs de cinema e aficionados das premiações. Já sabemos quais são os nomeados para os Óscares 2026. Ao contrário do que ditavam as restantes cerimónias de prémios, estas nomeações revelaram muitas surpresas.

“Sinners” é o grande vencedor das nomeações, em 16 categorias. Assim, torna-se o filme com mais nomeações de sempre. “Marty Supreme”, “One Battle After Another” e “Hamnet” também estão entre os favoritos em várias categorias. Destacamos, então, as maiores surpresas e roubos das nomeações aos Óscares 2026.

Pub

F1 chega aos Óscares a toda a velocidade

F1 com Brad Pitt
©Apple Studios

Uma boa surpresa foi ver “F1” nomeado na categoria de Melhor Filme. Os Blockbusters são muitas vezes injustiçados pela academia. Contudo, a edição do filme, o incrível trabalho em criar câmaras novas e a atmosfera vibrante do filme também agradaram à crítica.

Assim, depois da sua nomeação por “Top Gun: Maverick”, “Joseph Kosinski” volta a estar nos Óscares. “F1”, com Brad Pitt e Javier Bardem fez mais de seiscentos milhões de dólares no box office mundial.

Pub Ad Banner

Kate Hudson encontra o seu espaço nas nomeações

Song Sung Blue
© Focus Features

Após a sua nomeação para os Golden Globes, Kate Hudson estava na corrida aos Óscares. Contudo, não deixou de ser uma surpresa, ao lado de tão boa concorrência. Esta nomeação pela emocional prestação da atriz em “Song Sung Blue” deixa de fora Jennifer Lawrence, que concorria com uma atuação visceral em “Die My Love”.

Delroy Lindo é a grande surpresa das nomeações aos Óscares

Sinners - Ryan Coogler (2)
© 2025 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Todos pensavam que a categoria de Melhor Ator Secundário já estava mais do que cimentada. Contudo, Delroy Lindo entrou em grande com a sua performance carismática em “Sinners”, oferecendo mais uma categoria ao seu filme.

Pub

Lê Também:
Marty Supreme - Análise

Esta nomeação colocou Paul Mescal fora da corrida. O ator já foi nomeado aos Óscares no passado e a sua nomeação em 2026 era muito provável. Contudo, o seu trabalho em “Hamnet” acabou por não ser suficiente para a nomeação.

Pub

Wicked: For Good é o grande perdedor dos Óscares

Wicked 2 Glinda
© Universal Studios. All Rights Reserved

Desde que estreou, até então, “Wicked: For Good” foi perdendo a sua popularidade. Depois de uma campanha forte em 2025, a sequela deste filme de fantasia não agradou, nem ao público, nem à crítica, como o anterior o fez.

Assim, este filme acabou mesmo por ser o grande perdedor dos Óscares, mesmo em categorias como Melhor Guarda roupa e Melhor Design de Produção. Isto significa que também Ariana Grande ficou de fora das nomeações na categoria de Melhor Atriz Secundária, dando lugar a Wunmi Mosaku com “Sinners”.

Pub

Hamnet perde mais duas categorias

Hamnet com Paul Mescal
© Focus Features

“Hamnet” é um dos filmes mais bonitos do ano em termos visuais. No entanto, acabou por ser roubado nas categorias de Melhor Cinematografia e, ainda, Melhor Edição. Este filme tem uma edição cuidada e pensada para transmitir uma sensação de que o tempo passa sem que as suas personagens saiam do mesmo sítio.

A banda sonora dos anos 80 não marcou a crítica

Marty Supreme com Timothée Chalamet
© A24

Um dos aspetos mais marcantes de “Marty Supreme” é o uso da música. O filme de Timothée Chalamet passa-se nos anos 50 mas utiliza a música dos anos 80 para mostrar que a personagem principal está à frente do seu tempo.

Pub

É uma composição marcante e que acompanha todos os estados do filme, mas acabou mesmo por perder para “Bugónia”. Ainda assim, “Marty Supreme” conseguiu a inesperada nomeação para melhor realizador, com Josh Safdie.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *