Filme nomeado aos Óscares 2026 com estreia marcada no cinema e televisão
Está prestes a estrear nas salas de cinema nacionais um dos últimos grandes filmes nomeados aos Óscares de 2026. Com alguma surpresa, esta obra tem estreia garantida na televisão muito pouco tempo depois da estreia comercial. Falamos do documentário “Mr. Nobody Contra Putin” (2025, David Borenstein e Pavel Talankin).
Nomeado ao Óscar de Melhor Documentário e já vencedor na mesma categoria no passado domingo nos prémios BAFTA, “Mr. Nobody Contra Putin” é um filme que procura expor a máquina de propaganda do presidente russo Vladimir Putin.
Qual a narrativa de Mr. Nobody Contra Putin?

Coprodução entre a Dinamarca, República Checa e Alemanha, “Mr. Nobody Contra Putin” tem sido um dos documentários mais elogiados dos últimos meses. Conta a história do professor russo Pavel ‘Pasha’ Talankin, na cidade mineira de Karabash, a quem lhe incumbem a tarefa de filmar as sessões de “educação patriótica” da sua escola. No entanto, ele decide, corajosamente e clandestinamente, inverter o olhar e documentar a transformação das salas de aula em espaços de doutrinação e recrutamento para a guerra para crianças. O filme dá-nos, assim, um retrato íntimo e verdadeiro sobre a coragem de resistência face a um regime totalitário com potenciais riscos pessoais.
O filme teve a sua estreia mundial em janeiro de 2025 no Festival de Cinema de Sundance onde venceu logo o Prémio Especial do Júri. Depois disso foi selecionado para vários outros festivais internacionais de cinema contando já com cerca de uma dezena de prémios.
Além de ter conseguido arrecadar a nomeação ao Óscar de Melhor Documentário, foi a submissão oficial da Dinamarca para o Óscar de Melhor Filme Internacional.
Antes de “Mr. Nobody Contra Putin”, Pavel Talankin era, efetivamente, professor primário na Rússia. Contudo, após ter corealizado e sido protagonista deste filme, Talankin foi ameaçado pelo regime de Putin e terá encontrado refúgio na Europa desde então. Quanto a David Borenstein é efetivamente um realizador americano de documentários que vive na Dinamarca. O início do projeto remonta a março de 2022, poucos dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia onde um colega russo de David Borenstein o apresentou a Pavel Talankin e, assim, iniciaram a sua parceria.
Quando e onde podes ver este filme?
“Mr. Nobody Contra Putin” chega às salas de cinema nacionais já na próxima quinta-feira 5 de março com a distribuição da Risi Film. Já estão agendadas algumas sessões especiais que podes consultar no site da distribuidora. A saber: logo no dia da estreia, às 21h30, há uma sessão especial em parceria com os canais TVCine no Cinema Fernando Lopes que contará com uma conversa com José Bragança de Miranda, Reitor da Universidade Lusófona.
É também, pois, através dos canais TVCine que o filme terá a sua estreia televisiva e é bastante mais próximo do que imaginas. Assim, “Mr. Nobody Contra Putin” tem estreia marcada no canal TVCine Edition para dia 5 de abril às 22h.
Apontado como o possível vencedor do Óscar de Melhor Documentário é uma reflexão sobre a realidade russa contemporânea e como a guerra ultrapassa a própria figura de Vladimir Putin. Para a revista The New Yorker é “uma obra exemplar do modernismo cinematográfico”.
Por fim, consulta o nosso artigo sobre onde podes ver os filmes nomeados aos Óscares (em constante atualização). De relembrar que poderás ver a cerimónia em direto na noite de 15 para 16 de março na RTP1 e Disney+.

