Tippi Hedren e Sean Connery, © Universal Pictures

Não há nada melhor do que ver um clássico do cinema. Especialmente, se este for transmitido em canal aberto no tão aguardado mês de agosto e, claro, realizado por um dos maiores nomes da indústria cinematográfica, Sir Alfred Hitchcock.

O Canal Cinemundo cumpre assim o desejo de muitos cinéfilos (eu inclusive) ao transmitir um clássico não tão apreciado do realizador. Fica a cargo de cada um assistir o filme e tirar as suas próprias conclusões quanto a esta apreciação. A mim, cabe-vos dizer qual o filme e quando é transmitido.

Pub

O Início do Fim de Alfred Hitchcock

“Marnie” (1964), protagonizado por Sean Connery e Tippi Hedren, conta a história de Marnie (Tippi Hedren), uma ladra com problemas psicológicos, que se casa com Mark (Sean Connery), um rico homem de negócios. Mark está empenhado em ajudá-la com os seus problemas, por isso controla-a sob uma visão apertada. Algo que incomoda Marnie, cujas intenções são dúbias: será que foi só o coração de Mark que Marnie roubou?

Lê Também:
Estes são os 10 melhores filmes de Alfred Hitchcock

Esta produção será transmitida no dia 31 de Agosto às 20h30, no Canal Cinemundo. Este mês será marcado pela transmissão de filmes de Alfred Hitchcock, a Estrela do Mês. “Marnie”, não só é o menos bem recebido desta programação, como representa o último trabalho do realizador com a sua equipa do costume.

Pub

O seu cinematógrafo (Robert Burks), compositor (Bernard Herrmann) e editor (George Tomasini), tiveram aqui o seu último trabalho com o cineasta, por isso afetou claramente a qualidade dos seus filmes futuros.

No entanto, aqui já sentimos uma falta de entusiasmo aliado a um desgaste criativo, resultando num filme aquém de outros trabalhos da sua extensa e rica filmografia. Com isto, quero dizer que o filme tem sim qualidade, apenas se torna difícil de o incluir na coleção de clássicos que é toda a obra do cineasta.

Pub

O próprio, afirmou no trailer que «”Marnie” é um filme muito difícil de classificar. Não é “Psico”, nem temos uma horda de pássaros a bater as asas e a bicar as pessoas voluntariamente». Nem Alfred Hitchcock sabia bem as suas intenções, assim como  a personagem de Marnie.

A Recepção Divisória de The Birds

Marnie (1964), de Alfred Hitchcock
Sean Connery e Tippi Hedren, © Universal Pictures

No Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 78% para os críticos e 73% para a audiência. No Letterboxd, o filme foi visto por 102 mil pessoas, das quais 19 mil o colocaram nos favoritos. Apesar de serem bons números, não espelham a apreciação crítica e popular de outras produções.

Pub

Críticos como Eugene Archer do The New York Times, realçaram o facto dos protagonistas serem atores com pouca experiência, num enredo que exigia atores mais “batidos” como Grace Kelly e Cary Grant.

É importante salientar que, antes de estrear num filme de Alfred Hitchcock com “Dial M for Murder” (1954), Grace Kelly tinha participado em apenas três longas-metragens. Embora uma delas tenha sido o influente “High Noon” (1952), invalida a crítica de Archer.

Pub

O futuro revelaria a verdade que muitos críticos e fãs não estavam a querer enfrentar: o mestre estava a perder o seu toque. As suas produções caracterizavam-se mais pelo seu mau-humor para com a equipa, do que pela qualidade que poucos realizadores da sua geração igualaram, se é que algum…

Alfred Hitchcock rejeitado pelos Oscars

Marnie (1964)
Tippi Hedren, © Universal Pictures

Presença habitual nos Óscares, ao longo de uma década (1954–1964), “Marnie” foi apenas o 4.º dos 11 filmes realizados por Alfred Hitchcock a não receber qualquer nomeação para os Óscares. Os outros três casos foram “Dial M for Murder” (1954), “The Trouble with Harry” (1955) e “The Wrong Man” (1956).

Pub

O filme não ganhou qualquer prémio, conseguindo apenas o 3º lugar no Top 10 da prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma, no ano de 1964. Ficou atrás de “Gertrud” (1964) de Carl Theodore Dreyer e de “Bande à part” (1964) de Jean-Luc Godard, consagrado Melhor Filme.

Alfred Hitchcock só voltaria ao Top 10 com o seu próximo filme, “Torn Curtain” (1966), alcançando o 8º lugar. Filme esse que reúne atores um pouco mais experientes, Paul Newman e Julie Andrews. Conquanto, a recepção foi ainda pior.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *