© hiroamano via Shutterstock, ID: 2497331533

Este é o alimento mais saudável do mundo de acordo com os nutricionistas

“Saudável” é uma palavra que costuma ser seguida por um riso nervoso, não é? Afinal, estamos sempre à procura da próxima solução mágica que nos faça sentir como se estivéssemos a beber da fonte da juventude. Mas e se a verdadeira solução já estivesse aqui, ao nosso lado, na forma de uma simples folha verde?

Lê Também:
Manchas no vidro do microondas? Este segredo vai fazê-las desaparecer

Qual é o alimento mais saudável do mundo?

Agrião saudável
© Brent Hofacker via Shutterstock, ID: 1658272216

É verdade, o agrião foi proclamado o “alimento mais saudável do mundo”, de acordo com o New York Post. Pode parecer uma surpresa para quem só o vê como um mero acompanhamento de salada, mas há muito mais do que os nossos olhos captam nesta planta aquática.

O agrião tem uma vasta gama de nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Classificado com uma pontuação impressionante de 100/100 pelos nutricionistas do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), ele ultrapassou até outros vegetais famosos pela sua alta densidade nutricional, como o repolho chinês (91,99), a acelga suíça (89,27) e até os espinafres (86,43).

A sua alta concentração de aminoácidos essenciais, que ajudam na digestão e na produção de neurotransmissores, e antioxidantes, tornam-no um alimento indispensável na luta contra os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como o cancro. A ciência por trás desta nomeação é clara: o agrião oferece benefícios que vão desde a recuperação muscular até a redução do risco de doenças cardíacas.

Lê Também:
Especialistas do sono alertam para evitar beber café depois desta hora

O agrião é o segredo para a recuperação muscular?

Mulher a fazer exercício físico.
©Maria Markevich via Shutterstock, ID: 2479838833

De acordo com estudos, o agrião ajuda a reduzir os danos celulares causados pelo exercício intenso. Se consumido cerca de duas horas antes de um exercício exaustivo, ele pode reduzir significativamente os danos nas células, um benefício notável para atletas e entusiastas do fitness.

E se tu achas que este é apenas um truque para os mais atléticos, pense de novo: o agrião pode ser um aliado poderoso no combate à fadiga muscular e à inflamação, duas condições comuns entre qualquer pessoa que pratique atividade física regular.

Além disso, ele não se limita a benefícios só para os músculos. O agrião é também uma fonte impressionante de ferro, cálcio, potássio e magnésio, minerais que são cruciais para o bom funcionamento do corpo. O seu alto teor de vitamina K também é um bom motivo para a sua inclusão na dieta, já que esta vitamina ajuda a prevenir danos celulares no cérebro. Para quem está à procura de uma forma simples e natural de melhorar a saúde geral, o agrião parece ser uma escolha óbvia.

Pub

Como incluir o agrião na tua dieta?

© MatteoPhotoPro2020 via Pixabay

Agora que já sabemos como o agrião pode beneficiar a nossa saúde, a questão é: como incorporar este superalimento na nossa alimentação diária? A boa notícia é que ele é bastante versátil. Podes adicionar agrião a saladas, sumos, sandes, wraps, omeletes, até a pizzas e sopas. Se a tua primeira impressão for de que o agrião tem um sabor demasiado pungente, ficas a saber que muitos chefs utilizam o seu frescor apimentado para equilibrar pratos mais gordurosos.

E se não és fã de saladas, experimente adicionar o agrião a um smoothie verde ou a um wrap nutritivo. Assim, o sabor característico do agrião combina perfeitamente com outros ingredientes frescos e pode até dar uma nova vida à tua refeição.

Contudo, a moderação é essencial. Embora seja considerado um superalimento, o agrião possui óleos que, em excesso, podem irritar a bexiga, os rins e o estômago. O que achas do agrião? Já o incluis na tua alimentação ou vais dar o primeiro passo agora?

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *