Antes de comprar a Warner Bros., a Netflix foi atrás deste gigante do entretenimento
A saga da Warner Bros. Discovery e da luta pela aquisição entre a Netflix e Paramount continua. Só em 2026 o negócio vai conhecer o seu fim. Contudo, a Bloomberg adiantou esta semana que o gigante do streaming já tentou comprar outra gigante do entretenimento.
Como é que uma empresa fundada em 2007 enquanto serviço de streaming e 10 anos antes enquanto empresa de aluguer de DVD’s ganhou o significado que tem hoje e como pretende dominar o mundo do entretenimento? Afinal, o que realmente quer a Netflix?
Que outra gigante quis a Netflix comprar?

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix sempre disse: “A nossa missão sempre foi entreter o mundo.” Ou seja, em suma, a Netflix quer dominar o mundo do entretenimento e parece que, quanto menos concorrência, melhor. Mas significará isso que a Netflix manterá as características das marcas que quer comprar?
Muito sem tem falado nos últimos dias sobre a quase provável aquisição da Warner Bros. Studios e HBO Max por parte da Netflix e sobre o que pode estar em causa neste negócio. Não sabemos se marca HBO se vai manter. Não sabemos como funcionarão os lançamentos dos filmes em cinema. Já se falou numa janela de apenas duas semanas como também já se falou que tudo se manterá igual. Ted Sarandos disse mesmo: “Não comprámos esta empresa para destruir o seu valor. Estamos profundamente empenhados em lançar os filmes exatamente da mesma forma que os lançam hoje. Se tivéssemos fechado este acordo há 24 meses, todos aqueles filmes da Warner Bros. que vimos este ano a terem um desempenho tão bom nas bilheteiras teriam sido lançados da mesma forma nos cinemas (…)”.
Em suma, não sabemos de nada em concreto mas temos, efetivamente, muito receio do futuro da indústria do cinema e televisão.
A Paramount tentou contra-atacar lançando uma oferta maior pela totalidade da Warner Bros. Discovery mas também já se falou que a WBD não vai voltar atrás na decisão pois, caso contrário, teria de pagar uma multa à Netflix por incumprimento.
Mas a grande ‘bomba’ dos últimos dias e que pode não jogar a favor da Netflix é que a Bloomberg veio divulgar que streamer tentou igualmente comprar a Disney!
O que se sabe da tentativa de negócio?

A tentativa de compra da Disney pela Netflix foi divulgada pela Bloomberg como “a administração da Netflix debateu a possibilidade de adquirir praticamente todos os principais ativos colocados à venda, incluindo a Electronic Arts Inc. e a Fox. Chegaram mesmo a ponderar a aquisição da Disney”. Ou seja, antes da Fox ser efetivamente da Disney, a Netflix já andava à espreita para ficar com o negócio e engolir ainda a futura dona da Fox, a Disney.
No entanto, os executivos nunca conseguiram “chegar a um consenso” porque também não queriam prejudicar o preço das suas ações, “ao pagar um valor excessivo por um ativo negociado a um múltiplo muito menor”. Supostamente “temiam o que um acordo sinalizaria aos seus investidores”.
Sobre a proposta hostil da Paramount, Ted Sarandos e Greg Peters já afirmaram: “A jogada de hoje era totalmente esperada. Fechámos o negócio e estamos extremamente satisfeitos com ele.” e acrescentaram “Estamos muito confiantes de que vamos concluir o negócio.”
Pouco depois, a Warner Bros. respondeu que está a analisar a proposta da Paramount em linha do acordo assinado com a Netflix e dará uma resposta forma dentro de dias. Aguardemos novos detalhes desta ‘novela’…

