Série do criador de Breaking Bad já é das mais vistas em Portugal
Num ano como 2025, em que a ficção científica aparentou estar em crescimento com várias séries de sucesso recente (como “Severance”, “Alien: Earth”e “Andor”), não era esperado que vindo de uma das plataformas de Streaming que mais alimenta este género (Apple TV+) viesse ainda outro grande sucesso. Por consequência, neste caso, o maior sucesso que a plataforma alguma vez teve.
O sucesso de Pluribus, nova série do conhecido autor Vince Gilligan, a brilhante mente por trás dos sucessos “Breaking Bad” e “Better Call Saul” e protagonizada pela sua colaboradora de projetos recentes, Rhea Seehorn, não foi uma surpresa. Sobretudo tendo em conta o currículo de quem estava envolvido.
O que surpreendeu foi o grande número de audiências da série. Pois durante o mês de dezembro, a plataforma detetou um crescimento acima dos 36%, algo que não tinha sido registado por qualquer outro sucesso da plataforma. Nem Brad Pitt com o seu sucesso cinematográfico de 2025 “F1” conseguiu ultrapassar estes números atingidos pela série de Vince Gilligan.
O que é “Pluribus”?

Rhea Seehorn interpreta a protagonista Carol Sturka, uma escritora rabugenta que vive em Albuquerque quando de repente a raça humana começa a mostrar uma estranha mudança. Após um sinal misterioso vindo do espaço desencadear um fenómeno psíquico alienígena, quase toda a gente na Terra passa a fazer parte de uma mente coletiva extremamente “feliz”. Estes são conhecidos como “os Outros” (the Others). Carol é uma das apenas cerca de 13 pessoas no planeta que são imunes a este surto de felicidade. E, tendo em conta a personalidade difícil de Carol, este não parece ser o seu mundo perfeito.
A série mistura temas filosóficos e psicológicos, como o luto e a depressão, discutindo o estado da sociedade nos dias de hoje. Essencialmente com o uso excessivo de redes sociais e inteligência artificial, criticando o otimismo cego da humanidade nestes casos.
O que a crítica acha?
O sucesso da série não se verifica apenas com grandes audiências. Mas também com prémios e nomeações nas recentes cerimónias, como os Golden Globes e os Critics Choice Awards. A série recebeu nomeações para Melhor Série de Drama e Melhor Atriz em Série de Drama. Consequentemente, Rhea Seehorn venceu os dois prémios pela sua atuação na série.
Os críticos selecionam “Pluribus” para várias listas de melhores séries do ano, chamando-lhe “uma sci-fi genuinamente original”. E é cada vez mais claro o sucesso inegável desta nova ideia de Vince Gilligan.

