Asus diz adeus aos smartphones Android
Embora a Apple e Samsung dominem no mercado de smartphones, existem diversas outras empresas que procuram deixar a sua marca nesta área. Assim sendo, empresas como a Xiaomi e Asus estabeleceu-se como alternativas aos grandes fabricantes de smartphones.
A informática tem sido o principal foco da Asus ao longo das últimas décadas, produzindo não só computadores de qualidade premium, mas também alguns modelos acessíveis. Além disso, a empresa de origem taiwanesa tem-se ainda estabelecido como uma forte produtora de monitores e acessórios.
No entanto, nos últimos anos, a Asus tem procurando diversificar o seu portfólio, investindo em smartphones Android, através das gamas Zenfone e ROG. Porém, com o constante liderança da Apple e Samsung, várias são as empresas que já começam a reduzir a sua produção de dispositivos móveis.
Quais os planos da Asus para 2026?

Em 2025, a Asus reduziu a sua produções de smartphones, trazendo até ao mercado apenas 2 dispositivos. O Zenfone 12 Ultra e ROG Phone 9 alcançaram as lojas e foram recebidos com bastante interesse por parte dos consumidores. Os dois dispositivos constaram com designs simples e performance de qualidade, perfeitos para aqueles à procura de algo diferente.
No entanto, segundo a Digitimes, a entrada de 2026 promete decepcionar os fãs da marca. A publicação revela que a Asus colocou em pausa o desenvolvimento de novos smartphones, não tendo nenhum dispositivos a caminho das lojas em 2026.
O fim da Asus nos smartpones?

Segundo o relatório divulgado pela empresa, a Asus continua comprometida em desenvolver novas ferramentas de telecomunicação. Embora não possua nenhum dispositivo novo para o próximo ano, a Asus reforça que as “operações na área dos smartphones continuam”. Isto demonstra interesse da marca em regressar ao mercado no futuro.
Por fim, se és um dos utilizadores dos smartphones da marca, a Asus assegura que não ficarás abandonado. A empresa promete que a “manutenção, as atualizações de software e os serviços de garantia para todos os produtos existentes não serão afetados”.

