Breaking Bad T5E14: “Ozymandias” – Em análise

Fora de Série – episódio 27

Breaking Bad T5E14: “Ozymandias” 

O episódio “Ozymandias”, considerado por muitos o melhor de toda a série, esteve recheado de níveis intensos de drama e violência, que não deixaram ninguém indiferente.

A cena em que Jack mata Hank a sangue frio foi para muitos um choque. A brilhante interpretação de Bryan Cranston fez-nos sentir na pele a angústia de Walt quando vê o cunhado morrer por culpa das suas ações. E como se isso não fosse o suficiente, o tio de Todd leva consigo grande parte do dinheiro que o ex-professor de química angariou, depois de tanto sangue ser derramado no percurso. Cego pela raiva, Heisenberg exige que executem Jesse como anteriormente tinha sido combinado, mas Todd intervém e simula um adiamento da morte de Pinkman para conseguir informações, no entanto, os seus planos eram outros. Afinal, Jesse é a chave para todos os seus problemas, já que é tão capaz quanto Walt de produzir a Blue Meth que Lydia tanto quer.

Ozzy1

Mr White não perde, então, a oportunidade de infligir o máximo de dor possível no ex-aluno, revelando-lhe que assistiu à morte de Jane sem nada fazer para a evitar. Agora sim, mais do que nunca, a relação entre os dois chegou a um ponto sem retorno. Entretanto, Marie vai ao encontro da irmã, segura de que o cunhado foi preso e completamente alheia ao que realmente aconteceu, e obriga Skyler a contar tudo a Walter Jr. A mulher de Heisenberg acaba por fazê-lo e agora toda a família conhece a verdade sobre Walter White. Porém, quando chegam a casa, encontram o patriarca da família a preparar a fuga de todos, e rapidamente se apercebem do que realmente aconteceu a Hank. Skyler envolve-se então numa luta com o marido numa cena de suster a respiração, gravada com a qualidade e brilhantismo a que Breaking Bad sempre nos habituou. Enquanto o filho mais velho chama a polícia, Walt foge com Holly, deixando Skyler desesperada. É de realçar também a excelente interpretação de Anna Gunn neste episódio, onde esteve envolta de cenas bastante intensas. Mas não tardou muito até ele se aperceber que já havia feito demasiados estragos na família e que o lugar da filha é junto da mãe.

Ozzy3

É no final deste episódio que vemos o derradeiro acto de amor de Walt pela família. Depois de levar Holly, ele liga para a Skyler e pergunta se ela está com a polícia. Ela nega, mas o Walter não é ingénuo, sabia que era mentira e presume que o telefone está sob escuta. Aí, ele deixa o Heisenberg dominar por completo a sua personalidade e faz uma confissão dos seus crimes, incluindo a morte de Hank, o que deixa Marie e a restante família devastados. Com esta confissão, iliba Skyler e a família de qualquer envolvimento voluntário nos seus crimes. Em seguida, abandona a filha num quartel de bombeiros, não sem antes garantir que ela era encontrada com brevidade. Vemos, então, Walt no mesmo sítio onde Jesse já tinha estado, à espera do contacto de Saul que lhe vai arranjar uma nova identidade. Ele entra no carro e deixa tudo para trás. Mas nós sabemos que ele vai voltar…

Ozzy2

O título deste episódio, “Ozymandias”, remete-nos para o poema de Percy Bysshe Shelley que contém o mesmo nome e retrata a queda de reis que outrora possuíram grandes impérios, o que se adequa na perfeição a este episódio. Aclamado por todos após a sua exibição, “Ozymandias” foi considerado pelos espetadores uma obra de arte que será tida como referência durante muitos anos dado o brilhantismo do argumento e das interpretações do elenco. Na cena em que Jack mata Hank a sangue frio, foi-nos possível sentir na pele a dor dilacerante que Walt vivenciou naquele momento, onde as consequências dos seus atos culminaram na morte do seu cunhado, ficando ainda sem grande parte do dinheiro, que é roubado pelo tio do Todd e pelos restantes homens. É aqui que o império do Heisenberg se começa a desmoronar e a sua queda é iminente.

Powered by: APS Portugal / Breaking Bad (Portugal)


Também do teu Interesse: