© Tada Images via Shutterstock, ID 2305366297

ChatGPT disponibiliza finalmente esta funcionalidade gratuita

OpenAI disponibiliza ferramenta de geração de imagens para todos os utilizadores do ChatGPT. Nova funcionalidade deixa várias pessoas preocupadas.

A OpenAI ampliou o acesso ao seu gerador de imagens baseado no ChatGPT-4o, tornando-o gratuito para todos os utilizadores. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Sam Altman, no passado dia 31 de março na plataforma X. “A funcionalidade já está disponível para todos os utilizadores gratuitos!”, escreveu Altman.

A ferramenta, que permite criar imagens a partir de descrições de texto, tem estado em destaque devido à sua capacidade de gerar ilustrações no estilo da animação do Studio Ghibli. A enorme quantidade de acessos levou Altman a comentar que os servidores da OpenAI estavam sob forte pressão.

Apesar da gratuidade, há um limite de três imagens por dia para utilizadores não assinantes. Quem assina o ChatGPT Plus (20 dólares /mês) ou o ChatGPT Pro (200 dólares/ano) não tem essa restrição.

Lê Também:
Google Maps melhora finalmente esta funcionalidade

Impacto e preocupações com a IA generativa

 

A decisão da OpenAI surge num contexto de crescente competição no setor da inteligência artificial. Empresas como Apple, Microsoft, Google e Anthropic estão a desenvolver modelos cada vez mais avançados, como o recente Gemini 2.5, lançado pela Google há apenas uma semana.

Com cerca de 500 milhões de utilizadores semanais, o ChatGPT continua a liderar, mas a concorrência está a ganhar terreno. Além da criação de imagens, os modelos de IA estão a evoluir para produzir conteúdo multimédia, como vídeo. A OpenAI já desenvolveu o Sora, ferramenta de geração de vídeos, mas esta ainda está restrita a utilizadores pagos.

A consultora de IA Serena H. Huang, autora de “The Inclusion Equation”, destacou o impacto da ferramenta. “A geração de imagens por IA pode acelerar a criação de conteúdos e impulsionar o marketing e a comunicação,” afirmou à CNET.

Lê Também:
União Europeia vai criar um sistema operativo para os computadores?

No entanto, a escritora alerta para desafios e problemas da nova era como as questões de direitos autorais, o alto consumo energético da tecnologia e os possíveis efeitos na indústria criativa, incluindo a perda de empregos.

Nesse sentido, o fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, já em 2016, comentou sobre o avanço da IA na criação artística. Num vídeo que está a ficar viral.

O conhecido animador afirmou que ficou “completamente enojado” ao ver uma demonstração de animação com IA, onde mostrava um corpo contorcendo-se de forma grotesca. Da mesma forma afirmou que nunca usaria IA no seu trabalho, considerando-a um insulto à vida humana. Assim sendo, o vídeo termina com Miyazaki a refletir: “Sinto que estamos a chegar ao fim dos tempos. Nós, humanos, estamos a perder a fé em nós próprios”.

Que implicações poderá ter esta funcionalidade no ponto de vista ético da criação e dos direitos de autor?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *