CMAT iluminou o NOS Alive 2025: Quem é esta estrela em ascensão?
A artista irlandesa CMAT arrebatou o NOS Alive 2025 com um concerto no palco principal.
CMAT tem passado pelos festivais de verão europeus em 2025, arrebatando os públicos. A sua passagem mais recente foi em Portugal, no NOS Alive, onde atuou no palco principal juntamente com nomes como Muse e Nine Inch Nails.
O seu concerto recebeu largos elogios. No entanto, a artista é ainda pouco conhecida em Portugal. Se és fã de artistas como Chappell Roan e HAIM, de certeza que vais encontrar algo para apreciar sobre esta artista em ascenção vinda da Irlanda!
Quem é CMAT?
CMAT é o nome artístico de Ciara Mary‑Alice Thompson, nascida em fevereiro de 1996 e criada em Dunboyne, County Meath, Irlanda. Desde cedo demonstrou inclinação para a música e estudou na Trinity College em Dublin mas abandonou os estudos para se dedicar à composição e à performance, depois de uma breve estadia num acampamento de songwriting na Dinamarca.
A sua música, muitas vezes autodepreciativa e hilariante, é um caldeirão de influências que vão desde o pop dos anos 80, o indie rock, e o country. Em 2020, o mundo começou a prestar-lhe atenção com o lançamento de uma série de singles que rapidamente se tornaram virais, como “Another Day (KFC)” e “I Wanna Be a Cowboy, Baby!”. Estas músicas mostraram então a sua capacidade de misturar narrativas pessoais com observações sociais peculiares e um groove pop-country irresistível.
O seu álbum de estreia, “If My Wife New I’d Be Dead” (título, de passagem, hilariante), foi um sucesso estrondoso, aclamado pela crítica e pelo público, e rendeu-lhe uma nomeação para o prestigiado Mercury Prize. O disco é uma montra da sua versatilidade, transitando entre baladas agridoce e hinos de empoderamento, tudo embrulhado numa estética camp e na sua honestidade brutal. Em 2023, seguiu-se “Crazymad, for Me“, um trabalho que aprofundou então a sua exploração de temas como o amor e a busca por si mesma, solidificando a sua posição como uma das artistas mais interessantes do pop dos últimos anos. Destacam-se músicas como “Have Fun!” e “Stay for Something”, que se têm tornado comuns nos seus concertos.
Um Fenómeno em Ascenção
O burburinho em torno de CMAT tem-se intensificado este ano ainda mais com a antecipação do seu próximo projeto, o muito aguardado “Euro-Country”, que tem vindo a ser promovido em concertos entusiasmantes e surpreendentes pelos festivais na Europa como no Primavera Sound 2025, em Barcelona (onde ofuscou muitos nomes maiores) e Glastonbury, na Inglaterra.
Já saíram alguns singles para o álbum, que sai em agosto. Em março, a artista irlandesa presenteou-nos com “Running/Planning”, uma faixa aventurosa e “Take A Sexy Picture of Me“, que rapidamente se tornou um sucesso viral, com o seu vídeo a chegar a milhões de visualizações em menos de um mês, mostrando assim a capacidade de CMAT de combinar humor e observações aguçadas e relevantes com melodias cativantes (neste caso, sobre body-shaming e autoimagem).
Completando este trio inicial, “The Jamie Oliver Petrol Station” foi lançado como single promocional em junho e prometem assim que “Euro-Country” será uma celebração da excentricidade de CMAT.
Já ouviram CMAT?