Comédia romântica nórdica com 91% no Rotten Tomatoes está de regresso à Netflix
O Natal está apenas a poucos dias de distância. E com a época de festas, as comédias românticas temáticas voltam a estar na ordem do dia. É, pois, nesse âmbito que a Netflix recupera uma série nórdica bem apelativa.
Estreia, portanto, já na próxima semana a 3.ª temporada da série norueguesa “Home for Christmas” (2019-, Kristian Andersen, Amir Shaheen e Per-Olav Sørensen). Depois de duas temporadas no Natal de 2019 e no Natal de 2020 é uma surpresa o regresso de novos episódios 5 anos depois para voltar a contar a história de Johanne (interpretada por Ida Elise Broch), uma pessoa que ganha algum ódio pelo Natal devido à constante pergunta da família: “Quando tens um namorado?”
Qual a narrativa de Home for Christmas?

A série da Netflix “Home for Christmas” conta a história da enfermeira Johanne. Face à pressão da família que lhes frisam que ela já tem 30 anos e devia casar, num jantar, ela diz que tem um namorado novo. No entanto, é mentira.
Assim, Johanne vai ter de usar os poucos dias que tem até ao Natal para arranjar um companheiro. Pelo caminho, Johanne vai tentando vários pretendentes. No entanto, há apenas dois com quem ela estabelece uma relação mais forte: com um rapaz mais novo do que ela, Jonas (Felix Sandman, conhecido igualmente pela minissérie “Quicksand”, 2019, Per-Olav Sørensen), de 18 anos mas também com o seu colega de trabalho, o Dr. Henrik (Oddgeir Thune). Com este último é desvendado no início da 2.ª temporada que tem uma relação de vários meses mas terminam porque ele a engana.
No final da 2.ª temporada desta série da Netflix, novamente sem namorado, Johanne chega à conclusão que gosta verdadeiramente de Jonas e reatam a relação num final feliz.
Apesar do final feliz, nesta 3.ª temporada, Johanne está novamente sozinha e volta à procura de um novo namorado. Isto quando também decide fazer o jantar de Natal da sua família em sua casa.
Quando estreia a T3 na Netflix?
A 3.ª temporada de “Home for Christmas” vai chegar à plataforma de streaming Netflix já na próxima sexta-feira 12 de dezembro, trazendo mais oito irresistíveis episódios para te deliciares no Natal.
Para o elenco da 3.ª temporada estão já garantidos os regressos de Ida Elise Broch (Johanne), Dennis Storhøi (Tor, o pai de Johanne), Helga Guren (Maria, irmã de Johanne), Anette Hoff (Jorid, a mãe), Line Verndal (Dra. Eira), Ghita Nørby (Sra. Nergaard), Edward Schulteiss (Nick), Oddgeir Thune (Henrik) e Felix Sandman (Jonas). Do lado dos novos atores temos, por exemplo: Gard Løkke (Bo), Eirik Hallert (Mange), Herman Tømmeraas (Erik) e John Carew (Adrian).
Os remakes de Home for Christmas

Depois do sucesso que foi a primeira série norueguesa da Netflix “Home for Christmas” foram ainda feitos mais dois remakes. Os mesmos seguiram basicamente a mesma linha narrativa com pequenas adaptações.
Assim, em 2022 surgiu a adaptação italiana “Odeio o Natal” (2022-23, Clemente De Muro, Davide Mardegan e Laura Chiossone) que, apesar de tudo, conseguiu manter um bom acolhimento e teve duas temporadas. Depois, ainda em 2023, surgiu igualmente o remake da África do Sul “Yoh! Christmas” (2023, Johnny Barbuzano e Tiffany Barbuzano). Esta última teve menos sucesso e não foi tão bem conseguida mesmo narrativamente e acabou por ter apenas uma única temporada. Isto ainda com a temporada a terminar exatamente com o mesmo ‘cliffhanger’ que na primeira temporada da série norueguesa; algo que a série italiana não fez.
Qual a receção da crítica à série da Netflix?

Apesar de ter tido sucesso junto do público, onde no país de origem esteve 17 semanas no top 10 durante a 1.ª temporada e 15 semanas durante a 2.ª temporada, “Home for Christmas” da Netflix não teve grande apelo a comentários por parte da crítica.
Ainda assim, é de referir a taxa de aprovação de 91% do público para a 1.ª temporada, segundo o site agregador Rotten Tomatoes. A 2.ª temporada não tem qualquer referência no Rotten Tomatoes.
Por fim, é de destacar que o site Collider publicitou “Home for Christmas” como a série que devíamos mesmo fazer binge. Vamos a isso, na Netflix, a partir de 12 de dezembro?

