Curiosidades sobre os FEITIÇOS em Harry Potter que possivelmente não sabes

No dia 26 de junho de 1997 era apresentado ao mundo Harry Potter, o menino orfão dono de um poder que nem ele poderia imaginar. Neste artigo, viajamos pelo mundo mágico à procura de curiosidades que enriquecem a nossa paixão pela obra de J.K. Rowling, começando pelos feitiços!

“Mr. e Mrs. Dursley, que viviam no número quatro de Privet Drive, sempre afirmaram, para quem os quisesse ouvir, ser o mais normal que é possível ser-se, graças a Deus.”

Esta foi a frase que nos introduziu a todos no mundo criado por Joanne Rowling, a nossa J.K. Rowling. Desconhecida do mundo, a autora concebeu Harry Potter enquanto esperava por um comboio atrasado, não sonhando que o seu nome fosse conhecido por todo o mundo e gerasse milhões e milhões de seguidores.

O menino órfão de pais, vive com os seus tios que o maltratam até que um dia um gigante peculiar o visita e profere as palavras que mudam a sua vida para sempre: “Harry, tu és um feiticeiro.”

Muitas aventuras depois, a série termina infelizmente em 2007 mas o certo é que nunca morreu. Entre as adaptações cinematográficas e as peças de teatros, o espírito da obra continua vivo e é sempre bom revisitar Harry Potter para descobrir novos detalhes que nos passam despercebidos. Por exemplo, sabes quais os feitiços mais usados na saga Harry Potter?

17. INCENDIO

harry potter incendio

Como o nome indica, este feitiço serve para criar fogo. Ele é ensinado aos alunos do primeiro ano na disciplina de Herbologia e encontra-se listado no livro “The Standard Book of Spells” (“Livro Padrão de Feitiços”) de Miranda Goshawk. Incendio é mencionado três vezes durante a saga.




16. OBLIVIATE

harry potter obliviate

Mencionado quatro vezes em Harry Potter, Obliviate tem como propósito apagar a memória de uma pessoa. Normalmente é usado para eliminar atos mágicos testemunhados por um Muggle. A sua importância é tal que o Ministério da Magia tem ao seu dispor Obliviators, homens e mulheres cuja função é a de “eliminar” possíveis testemunhas de incidentes mágicos. Contudo, existem pessoas que escapam a este procedimento segundo Blenheim Stalk, autor de “Muggles Who Notice” (“Muggles Que Percebem”). Entre os efeitos deste feitiço o mais comum é a desorientação momentânea.




15. LEGILIMENS & WINGARDIÜM LEVIOSA

harry potter leviosa

Empatados em décimo-quinto lugar com seis menções estão um feitiço que todos conhecemos e outro um pouco mais desconhecido. Wingardiüm Leviosa tem como função levitar objetos e é ensinado durante o primeiro ano em Hogwarts. Difícil de conjurar por alguns (sim Ron, estamos a olhar para ti), o feitiço foi mostrado à comunidade mágica no século XVI quando Hobart convidou vários mágicos para testemunhar o seu feito.

Lê Também:   Monstros Assombrosos do Cinema by MHD | Basilisk

Quanto a Legilimens esta prática é conhecida entre os Muggles como “Leitura da Mente” e consiste na capacidade de navegar pela mente de um individuo e interpretar o que lá se encontra. Para se proteger um feiticeiro pode encantar-se com o Occlumency, que bloqueia o acesso dos Legilimens à sua mente. Curiosamente, alguns animais, como o gato Wampus podem conjurar o Legilimens.




14. DIFFINDO

Com sete menções encontra-se Diffindo, um feitiço que permite ao seu conjurador cortar objetos e, sim, pessoas. Ensinado durante o segundo ano, este é um feitiço que pode causar ferimentos e até matar. Vamos acreditar que quem o aprende o usa para cortar vestidos, como acontece no jogo.




 13. ALOHOMORA

harry potter Alohomora

Quem nunca quis saber o que estava por detrás daquela misteriosa porta em casa? Ora os feiticeiros usariam Alohomora, encontrado na saga nove vezes. Também conhecido como “Thief’s Friend” (“O Amigo do Ladrão”), vá-se-lá saber porquê, este é um feitiço que permite abrir portas e janelas desde que estas não estejam protegidas por magia.

Lê Também:   15 revelações do Pottermore que não estão nos livros

Alohomora ficou conhecido durante o século XVII quando Eldon Elsrickle decidiu usar o feitiço para assaltar casa de Muggles e Feiticeiros, sendo apenas travado quando Blagdon Blay inventou um feitiço anti-alohomora, possivelmente Colloportus.




12. SECTUMSEMPRA

harry potter Sectumsempra

Esta é uma invenção do professor Severus Snape, sendo mencionada dez vezes. Criada com o intuito de ferir os Marauders (Sirius, Lupin, James e Peter), Sectumsempra é como uma “espada invisível” que golpeia a vítima à distância, seguindo os movimentos da varinha do feiticeiro e causando ferimentos graves.




11. PETRIFICUS TOTALUS & REPARO

harry potter reparo

Onze é a posição destes dois feitiços e também o número de vezes que são proferidos em Harry Potter. Petrificus Totalus é usada pela primeira vez contra Neville quando este tenta impedir que os seus amigos embarquem numa jornada onde a morte é quase certa. Este é um feitiço de paralisia corporal (a vítima continua consciente) usada bastante em duelos de jovens e inexperientes feiticeiros. Uma forma mais avançada de Petrificus Totalus é a petrificação, cuja não pode ser revertida facilmente.

Lê Também:   Referências a Harry Potter em filmes e séries (Parte 1)

Reparo é outro feitiço querido dos fãs, usado por Hermione nos óculos de Harry quando se conhecem durante a sua viagem para Hogwarts. Inventado por Orabella Nuttley em 1754, o feitiço pode apenas reparar objetos, causando ferimentos graves se usado em pessoas. Como curiosidade, ainda que seja um feitiço relativamente simples de executar, somente feiticeiros experientes conseguem reparar frascos que contenham liquido (o frasco tende a reparar-se mas sem o líquido).




10. PROTEGO

harry potter protego

Chegamos finalmente ao top 10 sendo o “primeiro”, Protego, mencionado treze vezes. Ele é um escudo que protege o feiticeiro de ataques mágicos mas também físicos, à excepção do Avada Kedrava. É possível que quando conjurado, o escudo consiga enviar o ataque de volta ao inimigo, numa espécie de ricochete. Este é o feitiço que protege Hogwarts no último livro.




9. INCANTO FIDELIUS

Extremamente difícil de conjurar, este feitiço (um dos mais antigos do mundo da magia) tem como função esconder segredos dentro da alma de um indíviduo, o Secret Keeper. A única forma de descobrir o segredo é fazer com que o Secret Keeper o revele. É graças ao Incanto Fidelius que Lily e James se conseguem esconder durante tanto tempo de Voldemort. Quando Filius Flitwick explica o feitiço (presente na saga quinze vezes) ele afirma, parafraseando:

“Desde que o Secret Keeper se recusasse a falar, o Tu Sabes Quem podia procurar por Lili e James pela aldeia inteira durante anos sem nunca os encontrar. Nem mesmo se ele tivesse o nariz pregado à janela da sua sala-de-estar.”




8. RIDDIKULUS

Encontrado dezoito vezes ao longo dos livros, Riddikulus é literalmente um dos feitiços mais divertidos do mundo de Harry Potter, obrigado Neville. Criado para lutar contra os Boggarts, este feitiço transforma a criatura numa figura à escolha do feiticeiro. Os Boggarts são criaturas imortais que se transformam no maior medo da sua vítima, alimentando-se do terror, motivo que os leva a serem “derrotados” pelo riso.




7. LUMOS

lumos harry potter

Era uma bela noite quando Levina Monkstanley perdeu a sua pena, num gabinete do Ministério da Magia em 1772. Para a conseguir recuperar, Levina conjurou Lumos, espantando os seus colegas que imediatamente adotaram o feitiço. Não é de estranhar que este seja um dos mais famosos feitiços, presente na saga 22 vezes. Como dá a entender, o feitiço produz uma pequena luz que sai da varinha do feiticeiro e que pode ser apagada com o seu contra-feitiço, Nox.




6. AVADA KEDRAVA

Bellatrix Lestrange Harry Potter

Uma das três maldições imperdoáveis, Avada Kedrava é um feitiço usado pelos adeptos das Artes Negras. O seu propósito é o de matar a vítima de forma indolor e sem que sejam deixadas quaisquer marcas no corpo. A única forma de um feiticeiro se proteger dela é através de um objeto físico que o cubra, através do feitiço Priori Incantatem, ou por via se um sacrifício por amor como acontece com Lily e Harry.

Lê Também:   15 coisas que possivelmente não sabias sobre Grindelwald

Até 1927, a Avada Kedrava (mencionado 24 vezes) é utilizada como modo de matar criaturas mágicas nos Estados Unidos. Depois disso, e por todo o mundo, o feitiço tornou-se “imperdoável” e o seu uso leva à imediata prisão do conjurador que será condenado a prisão perpétua em Azkaban. Algumas das personagens mortas pelo Avada Kedrava incluem Tom Riddle Sr., James e Lily Potter, Cedric Diggory, Fawkes, Albus Dumbledore, Alastor Moody, Hedwig, Gellert Grindelwald, e o próprio Lord Voldemort.




5. STUPEFICIUM & EXPELLIARMUS

expelliarmus harry potter

Empatadas com 27 menções cada, estes dois feitiços não podiam ficar de fora desta lista! Stupeficium, normalmente usado em duelos, tem o propósito de travar objetos em movimento ou colocar uma pessoa inconsciente. Já Expelliarmus, igualmente muito usado em duelos, permite que um feiticeiro desarme outro. Há quem diga que este último feitiço foi inventado por Merlin, e é a causa da morte de Voldemort quando envia o seu Avada Kedrava em ricochete.




4. ACCIO

harry potter cedric

Em quarto lugar temos outro feitiço antigo, dos mais antigos do mundo mágico, mencionado em Harry Poter 34 vezes. Accio permite ao feiticeiro “chamar” para si um objeto que se encontra a alguma distancia. Ele é usado por Harry para trazer até si o corpo de Cedric antes de voltar a Hogwarts, algo apenas possível pois Cedric estava morto – o uso do feitiço em pessoas vivas é possível mas pode causar ferimentos graves.




 3. CRUCIO

Neville Longbottom harry potter

Seria de esperar que Avada Kedrava fosse a “maldição imperdoável” mais mencionada em Harry Potter mas na realidade Crucio e Imperius são as mais presentes. Crucio aparece na obra 39 vezes, sendo usada como método de tortura na qual é infligida dor intensa e intolerável sem deixar marcas físicas. Duas das vítimas mais conhecidas são Alice e Frank Longbottom, torturados por Bellatrix, Rodolphus, Rabastan Lestrange, e Barty Crouch Jr. Hermione, Harry e Neville foram igualmente algumas das vítimas da Crucio.




2. IMPERIUS

moody harry potter

Em segundo lugar está então Imperius, presente 49 vezes. A terceira das “maldições imperdoáveis” deixa a vítima sob total controlo do feiticeiro sendo apenas resistível por uma pessoa muito forte. Ela é também a menos “grave” das maldições e as consequências para a vítima são fundamentalmente psicológicas devido aos atos que é obrigada a executar. Um dos usos mais comuns da Imperius é contra os Secret Keepers.




1. EXPETO PATRONUM

Patronus harry potter

Ao longo dos sete livros, Expeto Patronum foi usado 140 vezes, mais do dobro que qualquer outro feitiço! Conhecido por ser um dos feitiços de defesa mais fortes do mundo da magia, o Expecto Patronum é extremamente difícil de conjurar e envolve a necessidade do feiticeiro se recordar de uma memória feliz que invoca o Patronus, um guardião que pode tomar a forma de vários animais como Gigantes, Ratos (sendo o mais famoso o de Illyius), Cisnes, Cabras, Fénix, Raposas, Lontras, Veados, Gatos, Lobos, entre muitos outros. O seu propósito é o de afastar os Dementors.

Já agora, sabias que podes descobrir qual o teu Patronus? Basta visitares o Pottermore. Depois diz-nos nos comentários qual o teu!

Estes foram os feitiços mais usados na saga de Harry Potter! Qual o teu feitiço favorito?

Lê Também:   Curiosidades sobre as PERSONAGENS em Harry Potter que possivelmente não sabes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *