© Warner Bros.

Dune 3 de Denis Villeneuve já tem título oficial e é uma desilusão

A terceira parte da saga “Dune” ganhou o título oficial, e deixou muito a desejar. O filme estreia nos cinemas a 18 de dezembro de 2026.

Na passada terça-feira, as redes sociais da produção da saga “Dune” divulgaram uma imagem captada pelo próprio realizador, Denis Villeneuve, assinalando o arranque da nova etapa. A fotografia, tirada ao entardecer no deserto, representa o mítico planeta Arrakis, e confirma a utilização de câmaras IMAX, tal como nos filmes anteriores.

Lê Também:
Denis Villeneuve é o realizador do novo filme de 007
 

Qual é o novo título de Dune 3?

Dune Part 2 Denis Villeneuve Christopher Nolan Star Wars
© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Depois do estrondoso sucesso de “Dune: Parte Dois”, Denis Villeneuve prepara-se para regressar ao deserto de Arrakis com um novo capítulo épico. O terceiro filme da saga já tem título confirmado: “Dune: Parte Três”. Assim, este nome vai contra o que era previsto, já que “Dune Messiah” tinha sido inicialmente falado, para fazer referência ao segundo livro de Frank Herbert. Este, por sua vez, será o principal material de inspiração para a próxima adaptação cinematográfica.

Qual é a minha opinião sobre o novo título de Dune 3?

A verdade é que este novo título deixou muitos fãs desiludidos, incluindo eu. Em primeiro lugar, o nome “Dune Messiah” não só seria fantástico, como também um dos títulos mais belos de todos os tempos, visto que a palavra “Messiah” (Messias em portugês) é bonita, impactante, e transmite uma  grande dose de “aura”. Além disso, tendo em conta que “Dune: Parte Três” vai ser baseado no segundo livro de Frank Herbert, intitulado precisamente “Dune Messiah”, torna-se ainda maior a desilusão.

O único ponto a favor deste título está no facto de seguir a lógica anteriormente usada, e manter a numeração de cada filme. Assim, torna-se mais fácil e menos confuso para todos, visto que a saga está numerada e o acesso fica mais universal. Nesse sentido, a simplicidade torna-se sempre muito mais eficaz.

Mesmo que seja mais percetível, “Dune: Parte Três” deveria ter sido “Dune Messiah”, por vários outros motivos. Acima de tudo, o nome do livro subverte a sua ideia totalmente, já que em vez de glorificar a figura do Messias, Frank Herbert mostra como a veneração cega pode levar à destruição, fanatismo e perda de humanidade.

Desta forma, o título do livro é uma ironia trágica, e lida com questões morais e éticas, em que escolhas têm de ser feitas, e levanta a questão importante: um “messias” realmente tem o poder de mudar o destino ou está aprisionado pelas expetativas dos outros.

O que esperar de Dune: Parte Três?

Há várias razões para criar expectativas elevadas. Para começar, Denis Villeneuve continuará a apostar em imagens visualmente impressionantes, com sequências gravadas em formato IMAX. Contudo, à semelhança dos filmes anteriores, o projeto não será filmado inteiramente neste formato. “Odissey”, o próximo filme de Christopher Nolan será o primeiro filme de sempre a gravar totalmente em IMAX.

Lê Também:
Só precisei de um minuto do novo filme de Christopher Nolan para ficar interessado

Além disso, o elenco de luxo volta em força. Timothée Chalamet (Paul Atreides), Zendaya (Chani), Florence Pugh (Princesa Irulan) e Anya Taylor-Joy (Alia Atreides) estão confirmados para retomar os seus papéis. Desta forma, a química entre os atores e o cuidado com o desenvolvimento das personagens continuarão a ser pontos fortes.

O regresso de Jason Momoa e um novo vilão

Jason Momoa
© Warner Bros.

Uma das grandes surpresas será o retorno de Jason Momoa, que não apareceu na Parte Dois, mas que estará de volta como Duncan Idaho, agora sob a forma de ghola, que é uma réplica humana recriada a partir do ADN de alguém que já morreu. De igual modo, outro nome interessante é o de Nakoa-Wolf Momoa, filho do ator, que interpretará Leto II, um dos gémeos filhos de Paul e Chani.

A expectativa em torno do elenco cresce com a possível entrada de Robert Pattinson, apontado como o principal antagonista deste novo filme. Embora ainda não haja confirmação oficial do papel, tudo indica que dará vida a Scytale, um face dancer dos Bene Tleilax, mestres da manipulação genética e da intriga política. Assim, a sua presença promete abalar os alicerces da história e colocar Paul frente a novos desafios.

Data de estreia já marcada

Este será o décimo segundo filme do realizador canadiano Denis Villeneuve, que já é considerado um dos grandes nomes no mundo do cinema. Começou em 1998, com a obra pouco conhecida “August 32th on Earth”, e, desde aí, tem revolucionado a sétima arte com verdadeiras obras-primas nos mais diversos géneros.

Assim, desde “Arrival”, até filmes como “Prisoners” e “Blade Runner 2049”, Denis Villeneuve tem mostrado a sua habilidade de contar histórias apelativas e, ao mesmo tempo, lindas visualmente. A estreia de “Dune: Parte Três” nos cinemas está marcada para 18 de dezembro de 2026.

Qual é a tua opinião sobre o novo título de “Dune 3”?



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *