TV paga em Portugal desce pela primeira vez em 20 anos
A entrada da Digi trouxe uma autêntica revolução no mercado das telecomunicações. Agora, os dados mais recentes, trazem más notícias para as operadoras com Televisão.
O mercado da televisão em Portugal acaba de atingir um marco histórico: segundo os dados divulgados pela ANACOM referentes ao primeiro trimestre de 2025, o número de assinantes registou uma quebra trimestral pela primeira vez desde 2006.
Assim, após quase duas décadas de crescimento contínuo, a tendência inverte-se. Nesse sentido, perante esta ‘novidade, levantam-se dúvidas sobre a saturação do mercado e as estratégias das principais operadoras.
Fibra ótica continua a crescer
No final de março de 2025, existiam 4,7 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição em Portugal. Este número representa uma redução de cerca de 2 mil clientes face ao final de 2024.
A queda concentra-se exclusivamente no segmento residencial, onde foram perdidos 4 mil assinantes em apenas três meses. Apesar desta descida, o saldo anual continua positivo: em comparação com o mesmo período de 2024, há mais 1,1% de assinantes.
A fibra ótica (FTTH/B) mantém-se como a principal tecnologia de acesso à televisão paga, com 3,1 milhões de utilizadores, o que equivale a 67,4% do total de assinantes. No entanto, este crescimento começa a mostrar sinais de abrandamento, registando o ritmo anual mais baixo desde 2007, ano em que a tecnologia foi introduzida no país. Em contrapartida, outras tecnologias — como cabo, satélite e ADSL — continuam em declínio, muitas vezes por migração para a fibra.
Televisão: MEO reforça liderança; NOS perde terreno
A MEO, operadora da Altice Portugal, consolida a sua liderança no mercado de televisão paga, com 41,9% de quota no primeiro trimestre de 2025 — uma subida de 0,3 pontos percentuais face ao ano anterior.
A Vodafone também reforça a sua posição, atingindo 19,4% de quota (+0,2 pp). Já a NOS, apesar de manter o segundo lugar, regista uma quebra de 0,4 pontos percentuais, ficando com 35,9% do mercado. O grupo DIGI / NOWO, em processo de reestruturação e fusão de operações, representa atualmente 2,7% da quota total.
Já no segmento residencial, a batalha entre MEO e NOS é taco a taco. A MEO tem 40,2% e um pouco mais abaixo está a NOS com 37,1%. Já nas empresas (segmento não residencial), a MEO lidera de forma destacada, com 54,9% de quota, evidenciando uma forte presença no setor empresarial.
A esmagadora maioria dos portugueses — 98,2% — subscreve o serviço de televisão por subscrição como parte de um pacote com internet, telefone e/ou telemóvel. A modalidade “single play”, que oferece apenas televisão, é cada vez mais residual, com apenas 1,8% dos acessos.
Qual a operadora que tens? Tens mais do que uma?