Esta foi a operadora móvel portuguesa com pior desempenho durante o apagão
Durante o apagão nacional, a Digi foi a operadora mais criticada pelos clientes, com falhas prolongadas e queixas a multiplicarem-se online.
Depois de ficarmos a conhecer a operadora que, segundo um estudo levado a cabo pelo Ookla tendo por base dados do Speedtest Intelligence e do Downdetector, teve o melhor desempenho durante o apagão, há uma que deixou os clientes portugueses muito desiludidos: a Digi.
Muitos clientes relataram estar sem comunicações mesmo após energia elétrica ter sido restaurada. No seu site, às 22h47, a Digi partilhou uma nota em que dava conta de que o “serviço móvel estava normalizado”. Contudo, alertou para possíveis “ocorrências pontuais na estabilidade do serviço”. No entanto, No Portal da Queixa, as reclamações multiplicaram-se e continuam a chegar.
As principais queixas dos clientes sobre a operadora Digi
Há quem garanta que ainda continue sem serviço. “Estou sem internet e televisão desde segunda. Na terça reclamei e o apoio ao cliente disse que estava a resolver a situação. Na quarta voltei a reclamar e informaram-me que, em apenas umas horas, o problema estaria resolvido. Como insisti que resolvessem a situação, agendaram uma assistência técnica para hoje. […] Hoje ninguém apareceu e o meu marido contactou o apoio ao cliente. Para nossa surpresa, informaram-no que o agendamento não era para esta sexta, mas sim para a próxima, ou seja, duas semanas sem acesso”, dá conta uma utilizadora. Mas não é a única.
“Estamos sem dados num dos 4 números, desde 29/04, para além de algumas chamadas caírem e não conseguir fazer outras, inclusive para a própria Digi a chamada cai”, aponta outro cliente.
Além disso, no dia 29 de abril, o dia seguinte ao do apagão, foram partilhadas várias imagens e vídeos nas redes sociais que mostram stands da Digi por todo o país com enormes filas de pessoas para reclamar da falta de serviço.
Quem não ficou (nem poderia ficar) indiferente ao apagão generalizado foi a ANACOM. Pela voz da sua presidente, Sandra Maximiano, deixou críticas aos operadores, nomeadamente pela pouca resiliência que demonstraram. De acordo com o regulador, os sistemas de backup, que existem precisamente para assegurar a continuidade mínima dos serviços em situações de falha elétrica, mostraram-se ineficazes perante uma interrupção de energia tão extensa e prolongada.
Qual a operadora móvel que tens atualmente? Como foi a tua experiência durante o apagão?