Estes 5 eletrodomésticos devem ser desligados antes de saíres de casa
Há quem diga que a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas. Mas, convenhamos, quando olhamos para os nossos eletrodomésticos, até os mais simples, é difícil não sentir um pequeno arrepio na espinha.
Antes de sairés para a próxima aventura, seja a caminho da praia ou apenas da casa de um amigo, para um segundo e pergunta-te: será que desliguei todos os meus vilões invisíveis? Aqueles eletrodomésticos que consomem energia sem que nos apercebamos, os que podem ser uma ameaça à nossa segurança ou os que, se não forem desligados, podem arruinar a nossa conta de luz sem piedade.
Quais os 5 eletrodomésticos que deves desligar antes de sair?
De acordo com especialistas como Charlie Pugsley, do Corpo de Bombeiros de Londres, o simples gesto de desligar eletrodomésticos na cozinha pode salvar-te a pele, tanto financeiramente como no que diz respeito à segurança da sua casa. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de desligar o botão: é preciso desconectar, fisicamente, os aparelhos da tomada. Vamos então à lista.
1. Aparelhos de bancada da cozinha
Quem diria que aquela torradeira ou o micro-ondas, que usamos diariamente sem pensar, poderiam estar a drenar a nossa conta de luz? A verdade é que muitos destes eletrodomésticos, quando deixados em stand-by, consomem o que os especialistas chamam de “energia vampira”, um termo bastante sugestivo, pois descreve perfeitamente o quanto estes aparelhos podem sugar energia sem que nos apercebamos.
A British Gas, numa pesquisa de 2022, revelou que as famílias britânicas podiam poupar em média £147 por ano apenas ao desligar estes eletrodomésticos quando não os estão a usar. E quem não quer poupar uns euros? Por isso, se estiveres a preparar-te para sair, lembra-te de desligar aparelhos como a máquina de café, a torradeira e o micro-ondas.
2. Grandes eletrodomésticos
É fácil esqueceres-te daqueles grandes eletrodomésticos que, embora integrados na cozinha ou na casa de banho, não são tão óbvios. Falamos de máquinas de lavar, secadores de roupa, e até máquinas de lavar louça. Estes são verdadeiros monstros de consumo energético, pois, para estarem prontos para funcionar, precisam de estar ligados à eletricidade constantemente.
3. Bicicletas e trotinetes elétricas
Num mundo onde a mobilidade elétrica está a crescer a olhos vistos, as bicicletas e trotinetes elétricas podem parecer inofensivas, mas, na verdade, escondem um grande perigo. Em 2023, no Reino Unido, 338 incêndios foram provocados por falhas em baterias de lítio, a tecnologia utilizada nessas trotinetas e bicicletas. A British Safety Council já alertou para o facto de as falhas nas baterias, embora raras, poderem causar incêndios significativos.
De acordo com a especialista Anna Thunstrom, da Saga Insurance, “as trotinetes e outros dispositivos com baterias grandes nunca devem ser carregados sem supervisão.” Se planeias sair por alguns dias, a melhor atitude é garantir que essas bicicletas e trotinetes estão desconectadas da tomada.
4. Mantas elétricas
Ah, as mantas elétricas… um verdadeiro abraço quente nos meses mais frios. Quem resiste a este conforto? No entanto, as mantas elétricas são também uma das maiores fontes de risco de incêndio em casa. Se estiveres a planear sair de casa, especialmente por um período prolongado, não te esqueças de as desligar. E, lembra-te, estas mantas envelhecem e, com o tempo, o risco aumenta. Mais uma razão para garantir que desligas tudo antes de partir.
5. Equipamentos de entretenimento
Este é um daqueles tópicos em que muitos de nós nem pensamos duas vezes. Sim, é tentador deixar a TV no stand-by, mas há um preço a pagar por isso. Estudos revelam que televisores e boxes de TV são, em média, os eletrodomésticos que mais consomem energia no modo stand-by. Além disso, esses aparelhos estão expostos a riscos de sobrecarga de energia, especialmente quando há falhas de eletricidade.
O que deixar ligado?
Embora muitos eletrodomésticos devam ser desconectados para economizar energia e evitar riscos, há alguns aparelhos que precisam ser mantidos ligados para garantir o funcionamento de funções essenciais da tua casa, mesmo quando estás de férias.
1. Router Wi-Fi e box de TV
O router Wi-Fi é um dos poucos eletrodomésticos que vale a pena manter ligado. Afinal, a tua casa provavelmente tem dispositivos conectados à internet, como termostatos inteligentes, câmaras de segurança, e até sistemas de iluminação automatizados. Desligar o router pode interromper esses sistemas e prejudicar a gestão da tua casa.
2. Lâmpadas com temporizador
Se usas lâmpadas conectadas a um temporizador para simular que alguém está em casa, então, não as desconectes. As lâmpadas devem permanecer ligadas para garantir que a tua casa pareça ocupada, desencorajando qualquer potencial intruso. Os temporizadores são uma excelente forma de manter a segurança sem gastar muito em energia.
3. Campainha de vídeo e sistemas de segurança
As campainhas de vídeo são uma excelente forma de monitorizar a entrada da tua casa, especialmente se desejares acompanhar visitas enquanto estás fora. Se a tua campainha está conectada a um sistema de câmaras ou a uma app que permite visualizar quem está à porta, é fundamental mantê-la ligada. Além disso, qualquer sistema de segurança que tenha câmaras ou alarmes também deve continuar a funcionar sem interrupções.
4. Alarme de fumo
Mesmo que a tendência seja desligar a maior parte dos aparelhos antes de sair de casa, este é um dos poucos dispositivos que deve continuar a funcionar. Manter o alarme ligado é um gesto simples, mas que pode salvar a sua vida.
Com estes dispositivos em funcionamento, a tua casa estará mais segura e funcional enquanto aproveitas as tuas férias, garantindo que nada falhe. Lembra-te de que a chave para a tranquilidade está em saber o que deve ser desligado e o que deve ser mantido ligado!
Como poupar sem sacrificar a tua conveniência?
Agora que conheces os 5 eletrodomésticos que deves sempre desligar antes de sair de casa, a pergunta que fica no ar é: vale mesmo a pena desligá-los todos? A resposta é simples: sim, vale. E não só para poupar na conta de luz.
Portanto, a segurança da tua casa deve ser sempre a prioridade, e a melhor forma de evitar riscos desnecessários é com uma simples ação: desligar. Além disso, este gesto simples também ajudará a prolongar a vida útil dos seus eletrodomésticos, evitando danos devido a sobrecargas ou falhas de eletricidade.
Antes de fazer as malas e sair de casa, toma um momento para garantir que tudo está devidamente desligado. Depois de tudo arrumado, a tua casa estará segura, e a tua mente também. Já desligaste todos os teus vilões invisíveis hoje?