Crédito editorial: Oleg Shvetsov/ Shutterstock.com (1910377381)

Estes 4 eletrodomésticos nunca devem estar ligados a extensões de acordo com os especialistas

Quem nunca se viu à procura de uma tomada para ligar um dos aparelhos da cozinha ou do escritório? A vida moderna, repleta de gadgets e dispositivos, torna-se um jogo de contorcionismo entre os cabos de extensão e as tomadas disponíveis. No entanto, há algo que muitos ignoram, a utilização de extensões e power strips para ligar certos eletrodomésticos pode ser um erro grave, especialmente quando se trata de aparelhos de elevado consumo energético.

Aqui está o que muitos ainda não sabem, a segurança elétrica em casa não é um assunto para ignorar.

Lê Também:
Carregar o telemóvel nesta divisão da casa é um perigo

Por que razão as extensões são perigosas?

Estes 5 eletrodomésticos devem ser desligados antes de saíres de casa
© Animaflora PicStockvia Shutterstock, ID: 1264793308

O que para muitos é uma solução prática, pode acabar por ser um convite para problemas maiores, como incêndios. O alerta vem de um especialista no tema, Paul Martinez, dono da Electrified NYC, em Brooklyn, que reforça: “De maneira nenhuma deve ligar aparelhos com elemento de aquecimento a cabos de extensão ou power strips”. Vários eletrodomésticos são um risco sério quando não os ligas adequadamente a uma tomada dedicada.

Os cabos de extensão podem facilmente sobrecarregar-se, levando a uma falha no circuito e até a incêndios. Mas vamos ser mais específicos, não uses extensões para eletrodomésticos como air fryers, aquecedores, micro-ondas e até frigoríficos. Ao ligá-los a estes dispositivos, aumenta-se o risco de sobrecarga, pois estes aparelhos requerem uma quantidade considerável de energia para funcionar de forma eficaz.

Por exemplo, uma air fryer pode consumir até 2.000 watts, dependendo do modelo. Se a ligares a uma extensão, ela pode aquecer excessivamente e até derreter, criando condições para um incêndio. Da mesma forma, os aquecedores elétricos são infames por serem a causa de incêndios. A CPSC (Consumer Product Safety Commission) estima que entre 2017 e 2019, os aquecedores portáteis estiveram envolvidos em cerca de 1.700 incêndios anuais, alguns deles fatais.

Lê Também:
Se tiveres estas tomadas antigas em tua casa, tens a solução para internet rápida

Air fryers e micro-ondas, o que têm em comum?

Este eletrodoméstico está a aumentar a tua conta da luz mesmo sem usares
Crédito editorial: Maryia_k/ Shutterstock.com (ID: 2144576139)

Todos estes aparelhos possuem algo em comum, exigem uma grande quantidade de energia para operar. A recomendação de especialistas, como Paul Martinez, é clara, sempre que possível, liga estes aparelhos diretamente à tomada. E, no caso de não teres espaço para deixá-los sempre ligados, retira-os da tomada quando não o estiveres a usar.

O micro-ondas, embora em alguns casos seja um eletrodoméstico integrado, também deve ser ligado diretamente a uma tomada própria devido ao seu alto consumo. A falta de espaço não deve ser uma desculpa para ignorar a regra. Além disso, o uso excessivo de cabos de extensão, conhecidos no setor como “daisy chaining” (ligar uma extensão a outra), é uma prática extremamente perigosa. Isto pode levar a sobrecarga e causar sérios danos aos dispositivos e até à tua casa.

O frigorífico é outro eletrodoméstico que, apesar de ter um consumo energético menor em comparação, não deve ser ligado a uma extensão. O problema com os frigoríficos é que eles funcionam 24 horas por dia e, ao estarem ligados a uma extensão, correm o risco de sobrecarregar o circuito ou até de causar falhas no aparelho. Portanto, mesmo que pareça que o frigorífico usa menos energia, o risco de mau funcionamento devido ao uso de uma extensão é constante.

Como garantir a segurança dos eletrodomésticos?

Compreender quais eletrodomésticos podem ou não estar numa extensão é a melhor forma de evitar problemas de sobrecarga e incêndio. Em termos simples, os aparelhos de alto consumo energético nunca devem estar numa extensão. E quando falamos de power strips ou protetores de picos, a regra também se mantém, estes dispositivos devem ser usados exclusivamente com aparelhos eletrónicos, como computadores e televisões.

Por fim, deve-se sempre procurar usar um disjuntor adequado e, se possível, investir em eletrodomésticos com tomadas próprias. Isto não só protege os dispositivos contra falhas elétricas, mas também pode evitar custos elevados em reparações ou até a perda total do aparelho. E, claro, sempre que tiveres dúvidas, consulta um eletricista profissional. Mas diz-me, já tiveste alguma experiência com este tipo de incidentes? O que achas destas recomendações?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *