RTP2 apresenta minissérie alemã para o regresso às aulas
Ontem, segunda-feira 8 de setembro, a RTP2 publicou na sua página de Facebook que “Esta semana a RTP2 dedica uma parte da sua programação a celebrar a possibilidade que temos todos, em Portugal, de frequentar a escola.” As séries diárias internacionais não são exceção e o canal público vai estrear “Escola à Beira-Mar” (2022-23, Wolfgang Eissler / Stefan Bühling).
Trata-se de uma minissérie alemã ambientada numa escola profissional. Originalmente, foi exibida no canal público alemão Das Erste (da ARD) como dois telefilmes, um exibido em 2022 e outro em 2023. Contudo, sendo continuações um do outro, a RTP2 decidiu exibi-los como minissérie.
A RTP2 está, portanto, de volta às séries alemãs com “Escola à Beira-Mar”. A série acompanha o dia-a-dia de uma escola profissional com enfoque nos desafios enfrentados pela sua diretora.
Quando estreia Escola à Beira-Mar?
A nova minissérie alemã “Escola à Beira-Mar” é apresentada pela RTP2 numa altura em que o regresso às aulas está eminente.
Composta apenas por dois episódios com cerca de 90 minutos cada, a minissérie vai estrear já na próxima sexta-feira 12 de setembro às 22h. O último episódio acontece na segunda-feira seguinte, 15 de setembro, à mesma hora. Para já, enquanto não chega esta nova história, podes continuar ainda a acompanhar a 4.ª temporada de “Veterinário de Província” (2020-, Ben Vanstone).
“Escola à Beira-Mar” tem realização de Wolfgang Eissler que também realizou 4 episódios da série “Sankt Maik” (2018-21, Vivien Hoppe), série igualmente exibida pela RTP2 em 2021 e 2022.
Fazem parte do elenco desta obra nomes como Anja Kling – de “O Palast” (2021-24, Uli Edel), série parcialmente exibida pela RTP2 – (Katharina Hendriks), Oliver Mommsen (Erik), Carsten Bjørnlund – ator dinamarquês que participou, por exemplo, na série disponível na Netflix “Rita” (2012-20, Christian Torpe) – (Bent Hendriks), Oliver Sauer (Bernd Olsen), Victoria Fleer (Tina), entre outros.
Qual é a narrativa da série?
Inicialmente exibido na Alemanha como dois telefilmes de 89 e 88 minutos cada, a obra vai ser exibida em Portugal como uma minissérie de dois episódios.
No primeiro episódio de “Escola à Beira-Mar”, com o subtítulo “Vento Fresco”, o centro é Katharina (Anja Kling), diretora de uma escola profissional. Apesar de difícil, ela adora o seu trabalho e fá-lo com gosto. Entretanto, o seu irmão Erik (Oliver Mommsen) entra na sua escola como professor convidado. Esta situação vai complicar o trabalho de Katharina. Para complicar ainda mais, o vereador da cidade (Oliver Sauer) ameaça cortar os fundos de apoio.
Erik é um blogger de culinária e nómada digital de grande sucesso mas que, anteriormente, abandonou os seus estudos. A sua chegada vai encantar os alunos do curso de culinária. Erik vai ainda encorajar o seu aluno Jonas (Junis Marlon) a aventurar-se, sem se aperceber dos problemas que ele enfrenta. Em estágio, a chefe da empresa (Johanna Gastdorf) ameaça despedi-lo depois da sua filha Cathleen (Andrea Guo) que namora com Jonas sair de casa.
Erik e Katharina vão ter de trabalhar em equipa para enfrentar este problema familiar que se tornou igualmente profissional.
Já no segundo episódio de “Escola à Beira-Mar”, intitulado “Laços Familiares”, o curso de culinária da escola corre o risco de desaparecer. Com poucos candidatos, Katharina terá de pensar em soluções. Assim, volta a contar com a ajuda do seu irmão Erik que tem a ideia de processar carne de vaca num espetáculo ao vivo. Erik vai acabar por chamar a irmã de ambos, Antje Beringer (Gerit Kling), uma chefe de renome com quem Katharina rompeu laços. Pelo meio, o aluno Sven (Andreas Warmbrunn) quer proteger o bezerro que Erik quer abater para o evento.