© A24 / Central Pictures / IPR.VC

Estreiam 7 filmes esta semana nas salas de cinema, estes são os 3 melhores (22 de janeiro)

A quarta semana de estreias em salas de cinema acontece, novamente, com um bom leque de ofertas para vários gostos.

Assim, esta quinta-feira 22 de janeiro são 7 os novos filmes em sala. A ação e o terror são os géneros com maior destaque mas também há um filme muito aguardado que pode vir a ter nomeações aos Oscars de 2026.

Pub
Lê Também:
Estreiam 7 filmes esta semana nas salas de cinema e estes são os 3 melhores (15 de janeiro)

Marty Supreme – A grande estreia da semana

Timothée Chalamet está de regresso em mais um grande papel. Depois de ter interpretado Bob Dylan no biopic “A Complete Unknown” (2024, James Mangold), o jovem ator volta a interpretar uma personagem inspirada numa pessoa real.

“Marty Supreme” (2025, Josh Safdie) inspira-se na história real do jogador de ténis de mesa Marty Reisman. Neste caso, trata-se mesmo de uma inspiração já que a personagem do filme se chama Marty Mauser. Contudo, tal como em qualquer filme biográfico (ainda que apenas inspirado), esta é uma obra que mistura elementos de ficção com elementos reais.

Pub Ad Banner

Distribuído em Portugal pela Cinemundo, este filme retrata, portanto, a história de um jovem jogador de ténis de mesa muito talentoso e carismático. No entanto, ao crescer em bairros problemáticos de Nova Iorque, a vida não lhe vai ser fácil. Marty vai ter de usar o seu talento como meio de sobrevivência, ascensão social e afirmação pessoal.

Timothée Chalamet venceu há dias o Golden Globe de melhor ator em filme musical ou comédia e muito provavelmente vai arrecadar uma nova nomeação aos Oscars. Será desta que vencerá?

Pub

Apesar deste filme só ter estreado nos Estados Unidos no dia de Natal, já está no lugar 243 dos melhores filmes de sempre no IMDb!

Além de Timothée Chalamet, fazem igualmente parte do elenco do filme nomes como Gwyneth Paltrow, Odessa A’zion, Larry ‘Ratso’ Sloman, Mariann Tepedino, Ralph Colucci, Devorah Shubowitz, entre outros.

Pub
Lê Também:
12 filmes imperdíveis antes da estreia de Marty Supreme (Timothée Chalamet)

Orwell: 2+2=5 – O documentário urgente da semana

Desta vez, também merece destaque, entre as estreias da semana, um documentário extremamente importante para os tempos em que vivemos. Especialmente, em clima de eleições em Portugal.

O novo documentário de Raoul Peck “Orwell: 2+2=5” (2025) é uma importante reflexão sobre os autoritarismos. Como ponto de partida está a obra “1984” de George Orwell e o slogan presente nessa narrativa “2+2=5”.

Pub

O filme, distribuído em Portugal pela Midas Filmes, mergulha na vida do escritor, através de arquivos pessoais e nas adaptações cinematográficas de “1984” e “A Quinta dos Animais” bem como noutros filmes que fazem referência a Orwell. Contudo, o documentário não se fecha neste passado. Reflete sobre a presença dos autoritarismos na atualidade através de figuras como Donald Trump, Vladimir Putin ou Benjamin Netanyahu.

Nós aqui na Magazine.HD já vimos este filme e podes ler a nossa crítica. A saber, destacamos: “‘Orwell: 2+2=5’ é um documentário ‘militante’ no sentido em que pretende fazer o espectador mais distraído refletir sobre o perigo do totalitarismo à sua volta. Por outro lado, é um documentário lúcido e didático que pretende desconstruir o totalitarismo tomando George Orwell como ponto de partida.”

Pub
Lê Também:
Estes 10 filmes da Cinemundo valeram 34 nomeações aos Golden Globes 2026

Mercy: Prova de Culpa – a distopia da semana

A acompanhar a distopia (que já não é assim tanto) de “1984” mas igualmente outros dois filmes que estrearam nas últimas duas semanas – “Greenland: Um Novo Começo” (2026, Ric Roman Waugh) e “28 Anos Depois: O Templo dos Ossos” (2026, Nia DaCosta) – , chega esta semana às salas de cinema “Mercy: Prova de Culpa” (2026, Timur Bekmambetov).

“Mercy: Prova de Culpa” aborda a história de um detetive (interpretado por Chris Pratt) que é levado a tribunal com a acusação de ter matado a sua mulher. A sua prova de inocência será dada perante uma Juíza de I.A. avançada (Rebecca Ferguson) a quem terá de provar a sua inocência. Apesar de não ser assim tão distópico este é, de facto, um filme cuja ação decorre num futuro próximo.

Pub

Com distribuição nacional da Big Picture Films, o filme vai estar disponível nos formatos IMAX 3D, 2D, 4DX e ATMOS.

Restantes estreias da semana

A Cronologia da Água
“A Cronologia da Água” | © Leopardo Filmes

Para além dos três filmes que destacámos, temos ainda mais quatro filmes a estrear esta semana nos cinemas nacionais. São eles:

Pub
  • “A Cronologia da Água” (2025, Kristen Stewart): É a primeira longa-metragem realizada pela atriz Kristen Stewart. Conta a história de uma mulher com um passado marcado pela violência e pelo álcool. No entanto, a literatura pode ser a sua salvação. Maggie Silva viu o filme no LEFFEST 2025 e destaca na sua crítica: “A água, neste ‘The Chronology of Water’ é filmada de forma estrondosa, não apenas como mais um elemento, mas como uma linguagem visual e emocional. Aqui, a água é contextualizada como um elemento essencial, com um papel de caos, de claridade, de renascimento associado.”
  • “Angelo na Floresta Mágica” (2024, Vincent Paronnaud e Alexis Ducord): Esta semana as crianças têm um novo filme de animação para elas. Este filme conta a história de uma criança de 10 anos que sonha tornar-se explorador e zoólogo.
  • “Primata” (2026, Johannes Roberts): Para amantes do género de terror, esta história centra-se num chimpanzé de estimação mordido por um animal raivoso que, face a isso, deixou de ser amigável.
  • “Tornado” (2025, John Maclean): Apesar do título, não é um filme sobre um desastre natural. É uma história ambientada nos anos 1970 e Tornado é uma jovem que se cruza com um gangue problemático durante um espetáculo de marionetas que faz com o seu pai. Ela vai aproveitar esta oportunidade para se vingar.

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *