© Pedro Pina / RTP

Eurovisão 2025: NAPA atuam hoje na Primeira Semifinal

É agora! Portugal entra finalmente em competição já hoje na Eurovisão 2025. Assim sendo os NAPA atuam com a canção “Deslocado”.

O 69.º Festival Eurovisão da Canção arranca hoje, dia 13 de Maio, em Basileia, na Suíça, com a primeira semifinal, na qual Portugal estará representado pelos NAPA e a canção “Deslocado”. Este ano, 37 países competem pelo troféu europeu, mas apenas 26 marcarão presença na grande final, marcada para sábado, 17 de Maio.

Na primeira semifinal, Portugal compete ao lado de países como Islândia, Polónia, Eslovénia, Estónia, Ucrânia, Suécia, Noruega, Bélgica, Azerbaijão, São Marino, Albânia, Países Baixos, Croácia e Chipre. Apenas dez canções serão apuradas para a final. No entanto, de acordo com o site especializado eurovisionworld, Portugal surgia na sexta-feira passada na 14.ª posição entre os 15 concorrentes desta semifinal, o que coloca em risco a passagem à fase final.

Lê Também:
Eurovisão 2025 | Entrevista aos NAPA, representantes de Portugal na Suíça

A Eurovisão 2025 tem mais uma surpresa para os portugueses

iolanda eurovisão
Performance de Iolanda por © Sarah Louise Bennett / EBU

Da mesma forma, além da atuação dos NAPA, também iolanda, representante portuguesa na edição de 2024, subirá ao palco esta terça-feira, a convite da organização, numa participação especial. No ano passado, com a canção “Grito”, iolanda alcançou o 10.º lugar na final.

Na quinta-feira, terá lugar a segunda semifinal, com mais 16 países a competir por dez vagas. Participam nesta fase Austrália, Montenegro, Irlanda, Letónia, Arménia, Áustria, Grécia, Lituânia, Malta, Geórgia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Israel, Sérvia e Finlândia. À final juntam-se ainda os chamados Big Five (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país anfitrião, Suíça, todos com qualificação direta.

Lê Também:
Qual é a posição de Portugal entre os favoritos na Eurovisão 2025?

Portugal participou pela primeira vez na Eurovisão em 1964, tendo falhado cinco edições: 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016. A única vitória portuguesa aconteceu em 2017, com Salvador Sobral e a canção “Amar pelos dois”, composta por Luísa Sobral.

À semelhança do ano anterior, a edição deste ano deverá ser marcada por tensões políticas, em especial relacionadas com o conflito israelo-palestiniano. Mais de 70 artistas, incluindo Salvador Sobral, António Calvário, Fernando Tordo, Lena D’Água e Paulo de Carvalho, assinaram recentemente um apelo à União Europeia de Radiodifusão (UER) para excluir Israel do concurso. A organização mantém, até ao momento, a participação israelita.

Vais ver em direto? Qual é que é a tua canção favorita?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *