Extremamente Desagradável, a crítica | O podcast mais ouvido no Spotify Portugal é de Joana Marques
O sarcasmo da Joana Marques é tão subtil com um trator num campo de papoilas, tornando “Extremamente Desagradável” num Podcast a não perder em 2024.
Incluído no programa “As Três da Manhã”, este podcast passa diariamente, de segunda a sexta feira, na Rádio Renascença. O “Extremamente Desagradável”, da autoria de Joana Marques, surgiu em fevereiro de 2019 e conta com a cumplicidade de Inês Lopes Gonçalves e Ana Galvão.
Para escrever o guião do programa, Joana Marques passa horas à procura de conteúdos ridículos na televisão, no youtube, ou em outros podcasts. O seu alvo preferido é toda a figura pública com o ego sobredimensionado e vai, assim, colecionando inimigos. Felizmente o seu grupo de fãs também vai crescendo. Apesar de ter já vários processos em tribunal, Joana segue em frente, indiferente às críticas, é a primeira a fazer troça de si própria. Faz rir um país inteiro, menos as suas vítimas, que já criaram o “Clube dos Lesados pela Joana”.
Joana Marques é amiga de infância de outra humorista/youtuber, Mariana Cabral, a “Bumba na Fofinha“. Conhecem-se desde os tempos em que andavam de bibe no mesmo jardim escola. O humor de ambas foi sendo apurado na adolescência, quando tentavam fugir ao estereótipo de meninas bem comportadas do Restelo. Nomeadas para os prémios Globos de Ouro, na categoria de Personalidade do Ano da Área Digital, perderam ambas para Guilherme Geirinhas.
O podcast “Extremamente Desagradável” de Joana Marques é o mais ouvido no Spotify Portugal
Joana Marques começou a carreira ao lado do namorado Daniel Leitão, no efémero canal de televisão “Canal Q”, com o programa “Altos e Baixos”, uma alusão à diferença de altura entre ambos. Nesse programa comentavam vídeos parvos encontrados na internet. Longe vão esses tempos, quando a falta de à vontade dos dois, em frente à câmara, era constrangedora. Hoje, ao microfone da rádio, a química entre as três apresentadoras parece ser de verdadeira amizade.
No programa de rádio, há alguns elementos recorrentes. Ana Galvão, sempre que pode, atira uma das suas piadas secas. A minha favorita é: para onde vão os “coach” quando não têm trabalho? Vão para o Museu dos “Coaches”! Outra é o “Calma Jovem”, a voz com sotaque brasileiro, gerada por AI, que aparece sempre que é preciso refrear o ego de alguém.
Qual o melhor episódio?
Não consigo escolher qual o melhor episódio. Há personalidades que garantem sempre um bom programa, como é o caso de José Castelo Branco, e a galeria de estrelas é tão grande que dá para todos os gostos.
Onde e quando ouvir o “Extremamente Desagradável”?
A rúbrica pode ser ouvida, em direto, na Rádio Renascença, às 8h15. O programa é repetido na rádio às 16h20, 20h30 e 6h45. Além disso, pode ser visto no youtube e ouvida em podcast. Cada episódio dura cerca de 15 minutos, e quando o tema é sumarento, pode prolongar-se por vários episódios.
Com o sucesso do programa, Joana lançou-se este ano num outro projeto: o espetáculo “Desconfia” inspirado na fértil indústria de “coaching” que prolifera por todo o lado. Segundo a autora, a ideia era fazer uma palestra de desmotivação. Em março, Joana e vários convidados, encheram por duas vezes o Meo Arena. O programa conta ainda com o “jingle” cantado por vozes famosas, este último é de Sara Correia, o anterior foi da autoria de David Fonseca.
Cuidado, este podcast pode ofender quem se leva muito a sério!