© rafapress via ShutterStock (ID: 2065679765)

Último dia para proibir o Facebook e Instagram de usarem os teus dados na Meta IA

No início de abril, a Meta apresentou ao mundo o Meta AI, um assistente virtual incorporado em algumas redes sociais da marca. Assim, o Facebook e o WhatsApp possuem agora um balão que podes usar para encontrar contactos ou outro tipo de informação.

Contudo, a empresa de Mark Zuckerberg revelou ainda que utilizaria os dados dos utilizadores para treinar esta inteligência artificial. Por causa do acordo do RGPD, incorporado na lei dos países da União Europeia e que prevê a salvaguarda da nossa informação pessoal, a Meta está a dar a oportunidade aos utilizadores de recusarem este processo – mas o período termina hoje.

Lê Também:
Esta operadora não dá descanso e responde à Digi com preços muito competitivos

Podes proibir ou autorizar a análise dos dados do Facebook e Instagram até 27 de maio

instagram
© PixieMe via ShutterStock (ID: 2417321981)

Segundo informado pela Meta, os dados dos utilizadores do Facebook e do Instagram servirão de base ao treino da inteligência artificial, Meta AI. Assim, ela irá ler e analisar comentários, mensagens, posts, descrições das imagens e até perguntas ou frases inseridas no assistente virtual para ajudar o programa a funcionar de forma mais eficaz.

Se foste ao Facebook ou Instagram nas últimas semanas, deves ter recebido um alerta pop-up onde tiveste que escolher entre “aceitar” ou “rejeitar” o acesso da Meta AI aos teus dados. No entanto, muitos utilizadores têm por hábito aceitar tudo sem ler devidamente, colocando-os possivelmente em risco.

O que fazes? Primeiro, deves ir ao teu Facebook e Instagram e procurar nas notificações uma mensagem da Meta. Ler cuidadosamente o texto e tomares a tua decisão. Se não encontrares nada, ou se escolhes-te a opção errada por acidente, ainda é possível corrigir.

Como rejeito se aceitei o convite da Meta por acidente?

instagram insta
Crédito editorial: Primakov / Shutterstock.com / ID: 1979698991

Para recusares o acesso da Meta aos teus dados, basta preencheres um formulário diretamente na secção de Ajuda do Facebook. Aqui a empresa reforça o teu direito à privacidade e a rejeitares a ligação com os produtos como o Meta AI.

A página relembra ainda que os dados são fundamentais para melhorar a tua experiência com ferramentas como, por exemplo, o Meta AI. Ela lembra também que os dados públicos serão sempre utilizados para fins de análise e treino da inteligência artificial. De igual modo, se rejeitares mas alguém que aceitou te fizer tag, essa informação poderá ser utilizada.

Ao negares, isso será aplicado a todas as tuas contas incluindo Facebook e Instagram, mas também outras que no futuro sejam adicionadas ao programa. Basta adicionares o e-mail ligado à tua conta Facebook e escreveres a razão, por exemplo, “porque não quero que usem os meus dados”.

Lê Também:
iPhone 16 está com um mega desconto


Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *