Foto de William Hook no © Unsplash

FBI deixa alerta preocupante aos utilizadores de iPhone e Android

O FBI deixa um alerta alarmante aos utilizadores de iPhone e Android. Os especialistas em segurança cibernética recomendam que nunca envies este tipo de mensagens e deixam vários sinais de alerta a que deves estar atento.

Numa altura em que –  mais do que nunca – a segurança digital está constantemente a ser posta em causa, o FBI emitiu um alerta importante: evita enviar mensagens encriptadas com estranhos. Este aviso surge no contexto de golpes românticos que geram prejuízos de milhares de milhões de euros todos os anos. Assim, o FBI destaca três sinais de alerta que deves estar atento:

Lê Também:
Nova ferramenta do Waze já chegou a Portugal
  • Recusa em encontrar-se pessoalmente;
  • Pedidos de dinheiro;
  • Mudança para plataformas encriptadas: Se insistir em passar a vossa conversa para aplicações como WhatsApp, Telegram ou Signal, então este é o momento de colocares um travão.

Afinal, qual o perigo das plataformas encriptadas?

whatsapp
© PixieMe via ShutterStock (ID: 2421673159)

As aplicações de mensagens encriptadas, como WhatsApp e Telegram, não oferecem monitorização ou redes de segurança. Tal significa que, uma vez que a conversa sai de uma plataforma de encontros ou redes sociais, está por tua conta e risco.

O FBI alerta que os criminosos são especialistas em criar ligações rápidas e ganhar a confiança das ‘vítimas’, muitas vezes usando informações das tuas próprias redes sociais para parecerem genuínos.

Nesse sentido, esta agência deixa algumas recomendações para evitares seres burlado. Em primeiro lugar, deves pensar duas vezes antes de partilhar informações pessoais: sejam fotos, localização ou dados financeiros. Além disso, usa apenas plataformas de encontros com boa reputação. Por fim, nunca envies dinheiro ou criptomoedas. Isto porque os burlões frequentemente inventam emergências médicas.

Lê Também:
Gmail termina para todas estas contas já no próximo mês

Além disso, a Immigration and Customs Enforcement (ICE) deixa ainda a recomendação de desconfiar de pessoas que afirmam viver ou trabalhar no estrangeiro, especialmente se demonstrarem erros gramaticais ou se declararem amor de uma forma demasiado rápida.

Porém, há medidas em vigor que certamente irão mitigar estas situações de risco. Se tanto o Signal como o Telegram já permitem o uso de nomes de utilizador em vez de números de telemóvel, o WhatsApp está a desenvolver essa funcionalidade. Esta mudança é absolutamente fundamental para proteger a privacidade dos utilizadores.

Já te viste envolvido em algum esquema de burla? O que fizeste?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *